Mianmar: após ser presa, Aung San Suu Kyi pede à população que não aceite golpe

Htoo Tay Zar / Wikimedia

Aung San Suu Kyi

A líder de fato do governo de Mianmar e prêmio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi pediu nesta segunda-feira à população do país que não aceite o golpe de Estado realizado durante a última noite. As forças armadas instauraram um regime ditatorial, disse a líder, em um comunicado divulgado pela manhã, por seu partido.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, condenou o golpe, assim como o governo britânico, que considerou a prisão ilegal. A França pediu que o voto da população “seja respeitado”. A China recomendou que Mianmar “resolva seus diferendos” legalmente.

Ainda há poucas imagens sobre o que aconteceu durante a noite em Mianmar, relatam os correspondente da RFI. A partir das 3h, a rede de telecomunicações passou a funcionar com 75 % de sua capacidade. Pouco depois, um apagão atingiu o país. A rede de telefonia celular também foi parcialmente interrompida, indicando que o levante militar estava começando.

A presença de militares foi constatada nas ruas de Naypydaw e Rangoun. Segundo o porta-voz do partido da líder civil, ela pode ter sido presa em Naypydaw. Além de Aung San Suu Kyi, também foram detidos o governador de Rangoun, artistas, líderes da sociedade civil e inúmeros representantes de minorias éticas. Entre eles, o cineasta Min Htin Ko Ko Gyi, detido em seu domicílio às 8h30, e conhecido pelas suas críticas às forças armadas.

A TV nacional de Mianmar encerrou sua programação às 8h no horário local, antes da transmissão de um comunicado informando que a Tatmadaw, o nome das forças armadas birmanesas, haviam tomado o poder. Os militares defendem a ação e estimam que se trata de um golpe de Estado constitucional.

Segundo as Forças Armadas, a decisão é necessária para preservar a estabilidade do Estado. Eles acusam a comissão eleitoral de não ter reagido às “imensas irregularidades” que, segundo eles, ocorreram durante as eleições legislativas de novembro, vencidas pelo partido de Aung San Suu Kyi.

As prisões e a instauração do estado de emergência ocorreram algumas horas antes de o Parlamento iniciar sua primeira sessão, após as eleições de novembro.

Os militares denunciam há várias semanas fraudes no pleito de novembro, vencido pela LND. Segundo o major Zaw Min Tun, porta-voz dos militares, as eleições não foram justas e livres, e o pretexto usado pelo governo foi a pandemia. Os militares afirmam que há milhões de casos de fraudes, com eleitores centenários e menores de idade registrados para votar.

Tensão entre civil e militares

Nos últimos dias, a tensão cresceu entre os militares e o governo civil, segundo a ex-correspondente da RFI em Rangoun Sarah Bakaloglou. Os militares já tinham avisado sobre um possível golpe de Estado durante uma coletiva de imprensa.

O chefe das forças armadas, Min Aung Hlaing, o homem mais poderoso do país, disse recentemente que a Constituição podia ser revogada em certas circunstâncias. Veículos blindados também começaram a circular em Rangoun, com a justificativa de ser uma operação de rotina.

Washington ameaça reagir

Aung San Suu Kyi, prêmio Nobel da Paz em 1991, é criticado pela gestão da crise dos muçulmanos rohingyas no país. As tensões entre governo civil e os militares sempre existiram, desde que a Liga Nacional pela democracia chegou ao poder. Aung San Suu Kyi lutava para mudar a Constituição, que confere poderes às Forças Armadas e três ministérios importantes (Interior, Defesa e das Fronteiras).

Os militares também têm garantidas 25% das cadeiras no Parlamento. A votação de novembro foi a primeira eleição geral desde 2011, ano da dissolução da junta que reinou durante meio século no país.

A Austrália e os Estados Unidos pediram que o exército mianmarense libere todos os dirigentes presos. O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres condenou a prisão da prêmio Nobel da Paz.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …