Cientistas descobrem o ingrediente secreto do inquebrável cimento dos antigos romanos

James Cocks / Wikimedia

Ruínas de banhos romanos resistiram ao tempo graças ao cimento único e altamente resistente

Ruínas de banhos romanos resistiram ao tempo graças ao cimento único e altamente resistente

A extraordinária longevidade de algumas construções dos antigos romanos, erguidas próximo ao mar, surpreendeu durante séculos geólogos e engenheiros. Até que, finalmente, ficamos sabendo o ingrediente secreto que explica a incrível resistência do cimento dos romanos .

Uma equipe de pesquisadores norte-americanos acredita ter descoberto o que explica o segredo desse cimento que resistiu, em alguns casos, mais de 2 mil anos, enquanto algumas construções modernas, com paredes de cimento incrustadas de aço desmoronam em somente algumas décadas, fruto da contínua agressão das ondas do mar.

Os romanos usavam cal viva e materiais vulcânicos para fazer esse cimento altamente resistente. E o que lhe concedia a alta durabilidade era, precisamente, o contato com o sal do mar que levava ao crescimento de bloqueios minerais que tornavam o cimento praticamente impenetrável.

A reação do cimento atual com a água do mar faz com que comece a se deteriorar.

Por isso, o sistema “é contrário a tudo o que se desejaria no concreto à base de cimento” e que “prospera nas trocas químicas abertas com a água do mar”, explica a professora Marie Jackson, pesquisadora de geologia e geofísica da Universidade do Utah, que liderou a pesquisa, em declarações ao The Telegraph.

No estudo, publicado na revista American Mineralogist, Jackson e sua equipe explicam que recorreram a tecnologias avançadas para analisar a composição da estrutura de dois portos romanos construídos entre o século I a.C. e o século I d.C.

Assim, concluíram que os romanos misturavam cinzas vulcânicas com cal viva e água do mar para fazer uma argamassa. Depois, juntavam pedaços de rochas vulcânicas. A combinação produzia uma reação química que desencadeava a formação de cristais nos buracos da mistura, o que tornava o cimento mais resistente e menos vulnerável a rachaduras.

Os cientistas notam que este tipo de reação ocorre na natureza, em zonas vulcânicas, e destacam que teria sido aí que os romanos se inspiraram.

A descoberta pode ajudar os engenheiros modernos a desenvolverem um novo tipo de cimento mais durável e mais amigo do ambiente, levando a uma redução significativa dos níveis do aquecimento global.

Isto porque o cimento atual é fabricado com calcários e argilas aquecidas a mais de 1.500 graus centígrados, o que contrasta com o processo a frio usado pelos romanos. Mas, até agora, todas as tentativas de recriação do cimento romano falharam.

“Os romanos tiveram sorte no tipo de rocha que tinham para trabalhar”, explica Jackson ao jornal britânico, informando ainda que, hoje em dia, não existem as mesmas rochas em muitos locais do mundo e que, provavelmente, é preciso fazer “substituições” nos ingredientes para chegar à fórmula perfeita.

// ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ou os Romanos eram mais inteligentes que os cientistas e engenheiros e arquitetos modernos????????????????????????????????????????????

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …