Estudo aponta Brasil como líder global em igualdade de gênero na ciência

Ainda há muito a ser conquistado quando se trata de igualdade de gênero no Brasil, mas avanços consideráveis estão sendo atingidos. De acordo com o estudo sobre Gênero no Cenário Mundial de Pesquisa, realizado pela Elsevier, nenhum país do mundo tem um índice de presença feminina maior que o do Brasil quando se trata de pesquisas científicas.

Segundo a publicação, 49% de todos os artigos científicos produzidos no Brasil entre 2011 e 2015 foram feitos por mulheres. A porcentagem é igual à de Portugal, mas o gigante sul-americano fica em primeiro no ranking por causa dos números absolutos no período (quase 154 mil no Brasil e cerca de 27 mil por lá).

Estados Unidos (40%) e União Europeia (41%) ficam atrás ainda da Austrália (44%) e Canadá (42%). Referência em ciência e tecnologia, o Japão deixa a desejar quando se trata de equidade entre gêneros: apenas 20% das pesquisas feitas no país têm mulheres como autoras.

Outro dado apontado pela Elsevier é o índice de citações.

Segundo a empresa, as brasileiras recebem 0,74 citações por artigo, enquanto os homens recebem 0,81. Em 1996, a edição anterior da pesquisa, as autoras brasileiras eram responsáveis por 38% das publicações, o que indica um crescimento de 11% no período, deixando o país bem próximo da igualdade.

O problema é que pesquisas como essa não podem servir de máscara para outros dados reais, graves e preocupantes. Uma pesquisa recente do Datafolha apontou que na Poli – USP 82% dos alunos são homens e 59% são da classe A.

Ainda de acordo com a Folha de S. Paulo, um levantamento feito por uma aluna do Poligen (Grupo de estudos de gênero da Poli) constatou que ao longo de 121 anos apenas sete mulheres negras se formaram na Poli.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

IA sincronizada com música cria rostos falsos, o resultado pode se aterrorizante

As pessoas ainda aprendem a melhor forma de empregar as redes neurais artificiais, aprendizado de máquina e avanços em inteligência artificial. Entre as pesquisas práticas há a busca por empregar essas técnicas de forma a …

Coronavírus: 92% das mães nas favelas dizem que faltará comida após um mês de isolamento

"Muitas pessoas entraram na linha de pobreza da noite para o dia. O casal que trabalhava no shopping na semana retrasada, que recebia por semana, fez a compra da semana passada e nesta semana já …

Dois anos após mortes de Marielle e Anderson, Anistia Internacional cobra identificação de mandantes

Dois anos após os assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018, o crime permanece sem solução e ilustra a impunidade no combate à violência …

Coronavírus poderia ser a 1ª de muitas outras pandemias futuras, adverte cientista

Apesar do registro de mais de um milhão de infectados à escala mundial, a doença poderia ser suplantada por patologias bem mais perigosas. Comparando com as doenças que poderiam reaparecer como resultado do aquecimento global, o …

Pesquisadores portugueses revelam que os neandertais foram pioneiros na exploração de recursos marinhos

Um novo estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Lisboa (Portugal) descobriu que a familiaridade dos hominídeos com o mar e os seus recursos é muito mais antiga do que se pensava – ao que …

Filipinas: presidente Duterte diz que polícia deve matar quem perturbar confinamento

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, disse que as forças de ordem podem abater qualquer pessoa que provoque “transtornos” nas regiões onde o confinamento da população foi decretado. As autoridades do país tentaram minimizar as declarações …

Evangélicos fazem coro com Bolsonaro e negam riscos do coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro gosta de copiar o seu ídolo americano, Donald Trump – da suposta inofensividade do coronavírus até os poderes de cura de medicamentos como cloroquina e hidroxicloroquina, passando pela teoria da conspiração …

'Estamos em guerra': França confiscou 1 milhão de máscaras destinadas à Espanha e Itália

Os dois países se envolveram em uma disputa diplomática depois que parte das máscaras com destino a outros países vindas da China foram retidas em cidades francesas. As autoridades francesas apreenderam milhões de máscaras que uma …

Sobrevivente da 2ª Guerra e Gripe Espanhola se cura do coronavírus ao 104 anos

Depois da Segunda Guerra Mundial e da pandemia de gripe espanhola, a nova inimiga do soldado aposentado William ‘Bill’ Lapschies, nascido em Salem em 1916, foi a Covid-19 – e ele venceu a batalha! Aos 104 …