Estudo aponta Brasil como líder global em igualdade de gênero na ciência

Ainda há muito a ser conquistado quando se trata de igualdade de gênero no Brasil, mas avanços consideráveis estão sendo atingidos. De acordo com o estudo sobre Gênero no Cenário Mundial de Pesquisa, realizado pela Elsevier, nenhum país do mundo tem um índice de presença feminina maior que o do Brasil quando se trata de pesquisas científicas.

Segundo a publicação, 49% de todos os artigos científicos produzidos no Brasil entre 2011 e 2015 foram feitos por mulheres. A porcentagem é igual à de Portugal, mas o gigante sul-americano fica em primeiro no ranking por causa dos números absolutos no período (quase 154 mil no Brasil e cerca de 27 mil por lá).

Estados Unidos (40%) e União Europeia (41%) ficam atrás ainda da Austrália (44%) e Canadá (42%). Referência em ciência e tecnologia, o Japão deixa a desejar quando se trata de equidade entre gêneros: apenas 20% das pesquisas feitas no país têm mulheres como autoras.

Outro dado apontado pela Elsevier é o índice de citações.

Segundo a empresa, as brasileiras recebem 0,74 citações por artigo, enquanto os homens recebem 0,81. Em 1996, a edição anterior da pesquisa, as autoras brasileiras eram responsáveis por 38% das publicações, o que indica um crescimento de 11% no período, deixando o país bem próximo da igualdade.

O problema é que pesquisas como essa não podem servir de máscara para outros dados reais, graves e preocupantes. Uma pesquisa recente do Datafolha apontou que na Poli – USP 82% dos alunos são homens e 59% são da classe A.

Ainda de acordo com a Folha de S. Paulo, um levantamento feito por uma aluna do Poligen (Grupo de estudos de gênero da Poli) constatou que ao longo de 121 anos apenas sete mulheres negras se formaram na Poli.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Suprema corte autoriza a divulgação de documentos financeiros de Trump

A Suprema Corte dos Estados Unidos impôs uma grande derrota a Donald Trump, ao decidir que um procurador de Nova York tem direito de acesso a vários documentos financeiros do presidente, incluindo declarações de …

O fenômeno "água morta", observado a mais de cem anos, é finalmente explicado

Finamente uma equipe com especialistas de múltiplas áreas CNRS e da Universidade de Poitiers, ambas na França, decifrou a misteriosa ocorrência pela primeira vez. O estranho é fenômeno que desacelera navios ou faz que eles parem …

Pode mesmo haver vida nas nuvens de Vênus, dizem cientistas

Quem gosta de astronomia não deve saber que Vênus não é o mais habitável dos planetas. Com temperaturas em torno de 470ºC e com uma atmosfera formada por dióxido de carbono e nitrogênio noventa vezes …

Cientistas rebatem decisão da China de coletar DNA de homens e meninos

Um relatório que revelou que a China está coletando DNA de milhões de pessoas para ajudar a solucionar crimes. Essa informação tem levantado preocupações entre os pesquisadores sobre privacidade e consentimento, sob o argumento de que …

China revela análise de substância estranha encontrada na Lua em 2019

Em julho de 2019, a equipe da missão chinesa Chang'e 4 encontrou uma substância estranha na Lua. A descoberta foi anunciada em agosto do mesmo ano, chamando a atenção da comunidade científica, mas nada foi …

Cientistas alertam OMS para transmissão aérea do coronavírus além de dois metros

A transmissão aérea do novo coronavírus interpela os especialistas desde o início da pandemia. Nessa segunda-feira, um grupo de 239 cientistas alertou as autoridades de saúde do mundo inteiro, e em particular a OMS, …

Governo tem que tirar garimpeiros de terras yanomami em 15 dias para começar a enfrentar covid-19 em áreas indígenas

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que o Governo Federal deveria retirar os garimpeiros das terras yanomami de Roraima como medida para conter o avanço do novo coronavírus nos territórios indígenas. A decisão liminar …

Encontrada a origem da vida no universo

Uma estrela morre por segundo no universo. Mas esses objetos estelares não somem totalmente, algo sempre fica para trás. Certas estrelas entram em supernova, que geram um buraco negro ou uma estrela de nêutrons, enquanto a …

Bolsonaro afirma que está com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (07/07) que seu exame para detectar a covid-19 teve resultado positivo. Bolsonaro, de 65 anos, se submeteu ao exame na segunda-feira, após dizer que estava sentindo sintomas leves da …

Caso de peste bubônica é confirmado na China

Enquanto o mundo vem buscando tratamentos para a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antigas doenças e ameças podem ressurgir, como um sinal de alerta para a sociedade. É esse o caso relatado pelas autoridades da saúde …