Richard Browning é um inventor do Reino Unido que acha que voar em uma mochila a jato não é louco o suficiente – é muito melhor usar seis jatos alimentados a querosene em seus braços para isso.
Ele criou um equipamento chamado “Dédalo”, que o transformou em uma espécie de Homem de Ferro da vida real, permitindo-o sair do chão no que parece ser a forma mais perigosa de fazer isso em todo o mundo.
O dispositivo custou cerca de £ 40.000 (ou R$ 50.000, no câmbio atual), mas parte desse valor foi compensado graças a investidores e parceiros como a Red Bull. Cada jato produz aproximadamente 22 quilos de força, por isso seis são capazes de levar o britânico aos ares.
Será que podemos dizer “com segurança”?
Browning afirmou ao portal Techcrunch que uma mountain bike é mais perigosa que seu equipamento. A julgar pela filmagem de seus primeiros testes, no entanto, o Dédalo parece insano em vários níveis.
Segundo o inventor, no entanto, o risco é mínimo, pois os jatos são projetados para voar baixo (não mais de 6 a 10 metros acima do solo), a uma velocidade baixa, comparada com o caminhar.
Quanto ao querosene, não é realmente explosivo ou inflamável nas quantidades relativamente pequenas nas quais é utilizado. Há também pelo menos duas pessoas com extintores de incêndio à mão durante cada voo-teste e Browning veste um traje à prova de fogo.
Desvantagens
Browning era da marinha britânica, de forma que é bastante apto fisicamente. O equipamento é pesado, porém, de forma que provavelmente iria cansar rapidamente os braços da maioria das pessoas.
Como você deve ter reparado na filmagem, em comparação com outros voos com trajes parecidos, a experiência de Browning é um pouco decepcionante.
Seu objetivo final é, eventualmente, construir um dispositivo que poderia ser usado por pessoal de resgate ou militar. Por enquanto, o inventor está aperfeiçoando seu “brinquedo”.
Browning está construindo um modelo em miniatura para seus filhos, também. Sendo assim, ele deveria repensar o nome do equipamento, visto que Dédalo é o mítico pai grego do famoso homem voador e vítima do acidente com uma terrível queimadura solar, Ícaro.
// HypeScience