Presidente filipino insiste que mulher o beije na boca; e gera revolta

O presidente das Filipinas suscitou uma vaga de críticas depois de sugerir a uma mulher que subisse ao palco e o beijasse nos lábios durante um ato público celebrado em Seul.

Nas imagens do evento, celebrado neste domingo (3) com trabalhadores filipinos no estrangeiro, Rodrigo Duterte chama duas mulheres ao palanque com o pretexto de lhes dar um livro, enquanto pede a uma delas que o beije nos lábios, sendo que ela acaba aceitando.

“Tem que me pagar com um beijo, está preparada para me beijar?“, disse à trabalhadora em troca de um exemplar do livro “O altar dos segredos: sexo, política e dinheiro na Igreja Católica das Filipinas”, do falecido jornalista Aries Rufo.

Enquanto a mulher lhe oferecia a face argumentando que é casada, Duterte repetiu que a pretendia beijar nos lábios e, depois do beijo, deu um abraço entre os aplausos e ovações do público, de acordo com um vídeo do canal filipino PTV4. Pelo contrário, o vídeo oficial divulgado pelo governo filipino não inclui essa parte.

Segundo o Diário de Notícias, as críticas não demoraram, entre as quais as da associação feminista Gabriela, que classificou o ato do presidente como uma “encenação repugnante de um presidente misógino que se sente no direito de rebaixar, humilhar ou desrespeitar as mulheres de acordo com seu capricho”.

A associação acusa ainda o chefe de Estado de usar esses “atos de machismo” como “entretenimento para esconder a realidade da sua queda de popularidade devido a questões como execuções extrajudiciais, a lei da Reforma Tributária e os grandes escândalos de corrupção que agora assolam seu governo”.

Mais tarde, a mulher disse que estava “nervosa, entusiasmada e assustada” com a situação, sobretudo porque o marido dela estava na plateia, mas referiu que o beijo “não teve malícia” e que beijar o presidente era uma experiência única, cita o Público.

Duterte chegou à Coreia do Sul neste domingo para uma visita oficial de três dias, que inclui um encontro com o presidente Moon Jae-in.

Esta não é a primeira vez que Duterte causa polêmica. Em fevereiro, o presidente filipino ordenou as tropas oficiais para “disparar nas vaginas” das mulheres que combatem ao lado dos rebeldes.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fabricante toca música para seus queijos suíços ficarem melhores

O que será que faz com que os queijos suíços sejam tão bons? De acordo com este fabricante, a resposta é a música. Desde setembro, Beat Wampfler coloca grandes sucessos musicais para tocar para seus queijos …

É isso que acontece com seu corpo quando você come muito apenas uma vez

Qual foi a última vez que você comeu tanto, mas comeu muito, a ponto de se empanturrar? No último churrasco de família? Na noite da pizza? No reveillón? No almoço de ontem? Inúmeros estudos investigaram o …

Reino Unido impõe quarentena a viajantes vindos da França. Paris contra-ataca

O Reino Unido impôs uma quarentena obrigatória para os viajantes que entram no território britânico vindos da França, Holanda e Malta, após um aumento dos casos de covid-19 nesses países. Os viajantes terão que ficar isolados …

Israel e Emirados Árabes chegam a acordo de paz histórico

Mediado pelos EUA, pacto visa normalizar relações diplomáticas entre os países. Israel se compromete a suspender anexações de territórios. Emirados Árabes são primeiro Estado do Golfo a estabelecer laços com Tel Aviv. Israel e Emirados Árabes …

Fortnite dá desconto por fora, é banido pela Apple e caso vai parar na justiça

A Epic está processando a Apple pela retirada de Fornite da App Store. Após um embate jurídico entre as duas companhias, o jogo foi bloqueado na loja do iOS, criando reação imediata da desenvolvedora. A história, …

Com 1000 anos, maior cidade pré-colombiana da região dos EUA fica sob a cidade St Louis

Por mais que tenhamos sido ensinados que a história do continente americano começa pela chegada por aqui dos navegadores europeus – e o próprio nome de tal território sublinha essa recorrente doutrinação – o fato …

Asteroide Psyche poderia ser núcleo de planeta que não se formou, dizem cientistas

Cientistas examinaram um asteroide que deve ser visitado por uma missão da NASA em 2022, encontrando provas que suas propriedades atraíram sucessão de outros asteroides. Após realizar diversas simulações em 2D e 3D usando um supercomputador, …

Essa “formiga-diabo” pré-histórica ataca sua presa há 99 milhões de anos

Uma linhagem extinta há tempos, nomeada afetuosamente de “formiga do inferno” ou “formiga-diabo”, foi encontrada presa em âmbar há 99 milhões de anos atrás, com sua mandíbula em formato de foice agarrada firme na presa. No …

Mataram um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros depois de 50 anos de perseguição

Notícia triste para quem luta pela preservação do meio ambiente. Conhecido como Demônio, um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros, que segundo moradores aterrorizava vilarejos na ilhas Bangka Belitung (Indonésia), foi morto na semana …

China diz que encontrou traços de coronavírus em frango brasileiro

Carga de asas de frango que chegou a Shenzhen, no sul do país asiático, foi confiscada. Funcionários da alfândega que entraram em contato com alimentos foram testados, mas exames deram negativo. Traços do novo coronavírus foram …