I Never Dreamed. É este o nome da primeira música gravada por David Bowie, há 55 anos. A fita acaba de ser descoberta e será leiloada em setembro.
Ainda antes de David Bowie ser conhecido como David Bowie, o jovem David Jones, com apenas 16 anos, gravou sua primeira música em uma fita cassete. I Never Dreamed, primeira música da carreira, acaba de ser encontrada em um cesto de pão e será leiloada em setembro, podendo render quase R$ 50 mil.
Segundo o Observador, a canção nunca chegou a ser gravada, isto porque a gravadora Decca demorou muito tempo para perceber o potencial de Bowie e se recusou a gravá-la. Mas o talento não foi perdido e a canção foi agora descoberta por David Hadfield, baterista e gerente da banda, enquanto mudava de casa.
O The Guardian escreve que a fita foi encontrada em um velho cesto de pão que pertencia ao avô, perdida no meio de fotografias antigas, cartas e outras velharias. Uma descoberta que não se faz todos os dias.
“Tínhamos decidido que faríamos alguns instrumentais de guitarras e uma canção original. Escolhi I Never Dreamed porque era a mais forte, as outras duas eram um pouco fracas. Decidi também que David era a melhor pessoa para cantá-la e dar a interpretação correta”, conta Hadfield. Foi nesse contexto, há 55 anos, que nasceu a primeira gravação de Bowie.
A faixa nasceu de um pedido de Eric Easton, agente dos The Konrads e dos Rolling Stones. De acordo com o jornal, a sessão aconteceu nos estúdios TG Jones, em Morden, e contou com várias músicas escritas por David Bowie. Curiosamente, esse foi o nome escolhido pelo jovem David Jones, que não queria ser confundido com Davy Jones, dos The Monkees.
Dois anos após a morte do músico e 55 anos depois da gravação da música, a fita será leiloada em setembro deste ano. Paul Fairweather, responsável pelo leilão, diz que a gravação “é um objeto único e de grande interesse histórico”, que poderia atingir quase R$ 50 mil.
Ciberia // ZAP