Cientistas desenvolvem pulseira que evita ataques de tubarão

Uma empresa da Carolina do Sul, nos EUA, disponibilizou no mercado uma pulseira que impede que uma pessoa seja mordida por um tubarão.

Depois de perder um amigo que teve um trágico encontro com um tubarão, Nathan Garrison e o seu pai David Garrison começaram a investigar os efeitos das ondas eletromagnéticas e a idealizar um aparelho que pudesse proteger os surfistas e banhistas de possíveis ataques destes predadores.

“O ser humano nem sente a presença do tubarão, mas para o animal a situação é pouco agradável”, garantiu David Garrison, co-fundador da Sharkbanz.

A pulseira foi disponibilizada no mercado em 2015 e nos últimos dois anos foram vendidas mais de 45 mil unidades, principalmente nos EUA e na Austrália. No ano passado, o produto chegou também ao Brasil, Japão e alguns países da Europa.

Segundo explicou o diretor de Desenvolvimento de Produto da empresa, Davis Mersereau, as pulseiras são um “aparelho de segurança” que, através de um forte íman, dissuadem a “curiosidade do tubarão” com o som mais forte que o animal já ouviu.

A pulseira não machuca as pessoas nem os animais”, acrescentou Mersereau, destacando que o produto é adequado para pessoas que passam muito tempo na água, como surfistas e mergulhadores, mas também banhistas ocasionais.

Nos últimos anos, os ataques destes predadores têm se multiplicado. Segundo o Arquivo Internacional de Ataques de Tubarões (ISAF), os ataques não provocados de tubarões atingiram um número recorde em 2015. Entre 98 ataques, seis foram fatais.

Nesse mesmo ano, o surfista Mick Fanning foi atacado por um tubarão na África do Sul, a final do J-Bay Open, a sexta prova do circuito mundial de surf, na África do Sul.

“À medida que a população mundial continua aumentando e se interessando mais pelo lazer aquático, devemos esperar um aumento no número de ataques com tubarões e outras lesões relacionadas”, advertiu o ISAF.

Em 2016, foram analisados 164 incidentes, sendo que 81 foram “não provocados” – ou seja, ocorreram no habitat natural dos tubarões e sem que houvesse provocação por parte da pessoa atacada.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"Bicho vai pegar", diz Bolsonaro após autorizar uso do Exército e Força Nacional no Ceará

Presidente Jair Bolsonaro assina decreto que viabiliza uso do Exército e da Força Nacional para conter protestos de policiais militares no Ceará. Após diversos dias de protestos serem promovidos por policiais militares do estado do Ceará, …

Disney anuncia início de vendas do boneco do Baby Yoda

Depois de causar verdadeiro furor entre os fãs de ‘Star Wars’ e em gente que nunca ouviu falar da série de filmes, o boneco do Baby Yoda já tem data para chegar às lojas. O …

Arqueólogos encontram o que seria o túmulo de Rômulo, fundador de Roma

A descoberta é considerada "excepcional" pelos arqueólogos. O que poderia ser o túmulo de Rômulo (Romulus), o rei fundador de Roma, foi apresentado ao público pela primeira vez nesta sexta-feira (21), trazendo à tona uma …

Venezuela pede investigação do aeroporto de Lisboa em caso de tráfico de drogas

Polícia prendeu duas pessoas em Caracas, envolvidas em envio quinzenal de drogas para Portugal. Segundo autoridades venezuelanas, o transporte era feito em voos da TAP e o aeroporto de Lisboa foi acusado de cumplicidade. O Ministério …

Alemanha reforça medidas de segurança contra extrema direita após atentado

Após o choque do ataque racista em Hanau e pressionado por todos os lados a reagir, o governo alemão anunciou nesta sexta-feira (21) um fortalecimento da vigilância policial, especialmente em torno das mesquitas, diante de …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta nos arredores de Berlim

O Tribunal Administrativo Superior de Berlim-Brandemburgo, na Alemanha, autorizou nesta quinta-feira (20/02) a fabricante americana de carros elétricos Tesla a continuar derrubando uma floresta nos arredores de Berlim para a construção de sua primeira fábrica …

McDonald’s lança vela perfumada com ingredientes de hambúrguer

Quando você pensa que o McDonald’s já esgotou a sua cota de criatividade, eis que o marketing da franquia de restaurantes surge com as velas perfumadas com ingredientes de hambúrguer. Criadas para comemorar os 50 anos …

Câmara oculta no túmulo de Tutancâmon poderia abrigar rainha Nefertiti, revelam cientistas

Uma equipe de arqueólogos afirma ter encontrado evidências da existência de uma câmara oculta por atrás das paredes da famosa tumba de Tutancâmon, no Vale dos Reis, Egito. Essa câmara, segundo cientistas, poderia ser a …

Donald Trump critica Oscar por ter escolhido Parasita como Melhor Filme

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não ficou nada satisfeito com a escolha de Parasita, longa sul-coreano, como vencedor do Oscar de Melhor Filme. O político disparou contra a Academia, que escolheu a produção de …

Vídeo viral de menino que sofre bullying gera onda de comoção e apoio global

Pessoas de todo o mundo se uniram em apoio a um menino australiano de nove anos depois que um vídeo mostrando sua profunda angústia por ter sofrido bullying viralizou nas redes sociais. Yarraka Bayle postou o …