Cientistas desenvolvem pulseira que evita ataques de tubarão

Uma empresa da Carolina do Sul, nos EUA, disponibilizou no mercado uma pulseira que impede que uma pessoa seja mordida por um tubarão.

Depois de perder um amigo que teve um trágico encontro com um tubarão, Nathan Garrison e o seu pai David Garrison começaram a investigar os efeitos das ondas eletromagnéticas e a idealizar um aparelho que pudesse proteger os surfistas e banhistas de possíveis ataques destes predadores.

“O ser humano nem sente a presença do tubarão, mas para o animal a situação é pouco agradável”, garantiu David Garrison, co-fundador da Sharkbanz.

A pulseira foi disponibilizada no mercado em 2015 e nos últimos dois anos foram vendidas mais de 45 mil unidades, principalmente nos EUA e na Austrália. No ano passado, o produto chegou também ao Brasil, Japão e alguns países da Europa.

Segundo explicou o diretor de Desenvolvimento de Produto da empresa, Davis Mersereau, as pulseiras são um “aparelho de segurança” que, através de um forte íman, dissuadem a “curiosidade do tubarão” com o som mais forte que o animal já ouviu.

A pulseira não machuca as pessoas nem os animais”, acrescentou Mersereau, destacando que o produto é adequado para pessoas que passam muito tempo na água, como surfistas e mergulhadores, mas também banhistas ocasionais.

Nos últimos anos, os ataques destes predadores têm se multiplicado. Segundo o Arquivo Internacional de Ataques de Tubarões (ISAF), os ataques não provocados de tubarões atingiram um número recorde em 2015. Entre 98 ataques, seis foram fatais.

Nesse mesmo ano, o surfista Mick Fanning foi atacado por um tubarão na África do Sul, a final do J-Bay Open, a sexta prova do circuito mundial de surf, na África do Sul.

“À medida que a população mundial continua aumentando e se interessando mais pelo lazer aquático, devemos esperar um aumento no número de ataques com tubarões e outras lesões relacionadas”, advertiu o ISAF.

Em 2016, foram analisados 164 incidentes, sendo que 81 foram “não provocados” – ou seja, ocorreram no habitat natural dos tubarões e sem que houvesse provocação por parte da pessoa atacada.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Angola fecha mais quatro templos da Igreja Universal no país

A Justiça de Angola fechou no fim de semana passado mais quatro templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) no país, no âmbito de investigações por associação criminosa, lavagem de dinheiro e fraude fiscal. "Por despacho …

Estão são as atividades mais e menos arriscadas para espalhar Covid-19

Quando falamos em pegar Covid-19 cada atividade traz um risco diferente. É o que nos mostra esse admirável infográfico (que traduzimos a seguir) recentemente compartilhando pelo Twitter do Information is Beautiful (Informação é linda, em …

Android gerou receitas equivalentes a 2% do PIB brasileiro em 2019, diz estudo

Um levantamento feito pela consultoria Bain & Company apontou que o Android gerou receitas estimadas em R$ 136 bilhões ao mercado brasileiro. Isso aconteceu a partir de empresas diretamente envolvidas no ecossistema do sistema operacional móvel …

Eleições regionais na Itália são um teste para governo diante de avanço da Liga de Salvini

Apesar do novo avanço de contaminações de Covid-19, a Itália organiza neste domingo e segunda-feira eleições municipais e regionais. Os eleitores também são convocados para se pronunciar em um referendo nacional sobre a redução …

Documentos secretos dos EUA expõem grandes bancos

Arquivos do Departamento do Tesouro americano revelam que algumas das maiores instituições financeiras do mundo facilitaram por anos lavagem de dinheiro. Valor suspeito movimentado chega a 2 trilhões de dólares. Milhares de documentos secretos do governo …

Estudo confirma que animais e humanos podem transmitir SARS-CoV-2 entre si

Cientistas neerlandeses examinaram grupos de animais e humanos de 16 fazendas de martas nos Países Baixos, descobrindo que houve infeção entre eles. Um estudo realizado em 16 fazendas de martas nos Países Baixos confirma que o …

Uma imensidão de novos mundos podem conter vida após essa nova descoberta

Pesquisadores observaram um planeta gigante orbitando sua estrela, uma anã branca, pela primeira vez. É a mais forte evidência até o momento de que planetas conseguem sim sobreviver a morte violenta de suas estrelas-mãe. A estrela …

Covid-19 vira “oportunidade" para golpistas na internet

Incertezas sobre os sintomas, alta contagiosidade, milhares de mortes no mundo. Ao atingir em cheio o medo das pessoas, o coronavírus se tornou uma “oportunidade" para golpistas na internet, que se aproveitam da ansiedade …

Trump ofereceu perdão a Assange em troca de fonte de e-mails vazados, diz advogada

Advogada de Assange afirmou que administração Trump ofereceu liberdade para o fundador do WikiLeaks caso ele revelasse a fonte por trás dos vazamentos de e-mails do Partido Democrata dos EUA. A oferta teria sido feita através …

Estudo mostra material especial que pode ser usado em construções em Marte

A NASA planeja levar humanos novamente à Lua com o programa Artemis a partir de 2024, que irá contribuir para a realização de futuras visitas a Marte. E Elon Musk é um entusiasta da ideia …