Cientistas desenvolvem pulseira que evita ataques de tubarão

Uma empresa da Carolina do Sul, nos EUA, disponibilizou no mercado uma pulseira que impede que uma pessoa seja mordida por um tubarão.

Depois de perder um amigo que teve um trágico encontro com um tubarão, Nathan Garrison e o seu pai David Garrison começaram a investigar os efeitos das ondas eletromagnéticas e a idealizar um aparelho que pudesse proteger os surfistas e banhistas de possíveis ataques destes predadores.

“O ser humano nem sente a presença do tubarão, mas para o animal a situação é pouco agradável”, garantiu David Garrison, co-fundador da Sharkbanz.

A pulseira foi disponibilizada no mercado em 2015 e nos últimos dois anos foram vendidas mais de 45 mil unidades, principalmente nos EUA e na Austrália. No ano passado, o produto chegou também ao Brasil, Japão e alguns países da Europa.

Segundo explicou o diretor de Desenvolvimento de Produto da empresa, Davis Mersereau, as pulseiras são um “aparelho de segurança” que, através de um forte íman, dissuadem a “curiosidade do tubarão” com o som mais forte que o animal já ouviu.

A pulseira não machuca as pessoas nem os animais”, acrescentou Mersereau, destacando que o produto é adequado para pessoas que passam muito tempo na água, como surfistas e mergulhadores, mas também banhistas ocasionais.

Nos últimos anos, os ataques destes predadores têm se multiplicado. Segundo o Arquivo Internacional de Ataques de Tubarões (ISAF), os ataques não provocados de tubarões atingiram um número recorde em 2015. Entre 98 ataques, seis foram fatais.

Nesse mesmo ano, o surfista Mick Fanning foi atacado por um tubarão na África do Sul, a final do J-Bay Open, a sexta prova do circuito mundial de surf, na África do Sul.

“À medida que a população mundial continua aumentando e se interessando mais pelo lazer aquático, devemos esperar um aumento no número de ataques com tubarões e outras lesões relacionadas”, advertiu o ISAF.

Em 2016, foram analisados 164 incidentes, sendo que 81 foram “não provocados” – ou seja, ocorreram no habitat natural dos tubarões e sem que houvesse provocação por parte da pessoa atacada.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Um traumatizado veterano SEAL da Marinha dos EUA disse que uma viagem "mágica" de cogumelo pôs fim à sua depressão

Antes de sua primeira viagem guiada de cogumelos “mágicos”, Chad Kuske era prisioneiro de sua própria raiva no trânsito. Se um carro parasse na frente dele, ele ficava consumido pela raiva, ultrapassando todos os veículos em …

Esta espécie rara de uva é maior que um ovo de galinha

Não, as fotos de uvas gigantes (do tamanho de ovos de galinha) não são falsas. Se você passa um tempo considerável na internet, deve ter visto imagens dessas frutas atípicas por aqui. Para a surpresa …

Reino Unido anuncia novas restrições após fim do lockdown para tentar conter segunda onda de covid-19

O Reino Unido sai na próxima semana de um novo lockdown, mas, diante do aumento de casos de covid-19 no país, não entra em um período de flexibilização das medidas de distanciamento social. Nesta quinta-feira (26/11), …

Neandertais podem ter usado as mãos de maneira diferente à dos humanos modernos

Os neandertais podem ter feito um uso diferente das mãos em comparação à forma como os humanos modernos as usam, para eles seria difícil repetir muitos gestos normais para nós hoje em dia. Os dedos do …

Catarro? Som da tosse? Conheça métodos alternativos para detectar a covid-19

Desde o início da pandemia, a realização de testes para detectar a covid-19 fez-se extremamente necessária. No entanto, com o passar dos meses, instituições e empresas privadas ao redor do mundo deram início ao desenvolvimento …

Ativistas preparam protesto global contra a Amazon

Um grupo internacional de ativistas climáticos, aliados a trabalhadores de armazéns da Amazon, lançou uma campanha online global, cujo objetivo é pressionar a gigante do e-commerce a oferecer melhores condições de trabalho para seus funcionários …

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …

Cientistas explicam por que não se consegue parar a pandemia

Cientistas turcos descobriram que a quantidade de vírus SARS-CoV-2 no organismo de pacientes assintomáticos é mais alta do que nos que apresentam sintomas, o que diferencia radicalmente o novo coronavírus de outros patógenos e explica …

Al-Ahly venceu Liga dos Campeões da CAF

A equipa egípcia do Al-Ahly arrecadou o troféu da Liga dos Campeões da Confederação Africana de futebol pela nona vez ao derrotar o outro clube egípcio, o Zamalek, por 1-2. A final 100% egípcia decorreu no …