Crianças sírias têm aulas no subsolo para fugir a bombardeamentos

O novo ano letivo já começou na Síria, mas como a cidade de Aleppo tem sido continuamente atacada pelas forças aéreas sírias e russas as crianças estão incapazes de ir à escola e são obrigadas a ter aulas em salas subterrâneas.

Agências humanitárias estimam que existam pelo menos 100 mil crianças presas em áreas mantidas pela oposição de Aleppo, na Síria.

“Elas estão presas e não têm como escapar. Esse é o motivo pelo qual existem números tão elevados de mortes entre crianças”, disse Alun McDonald, porta-voz da organização não governamental Save the Children, citado pelo New York Times.

De acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos, 49 crianças foram mortas devido aos ataques de rebeldes apenas no mês de julho.

Numa tentativa de sobreviver na cidade que é o epicentro da guerra civil da Síria, onde milhares de escolas foram destruídas, alguns alunos, tal como Nidal al-Aboud, de 13 anos, estão agora tendo aulas no subsolo.

As aulas são realizadas numa sala apertada e mal iluminada, e os alunos não saem para a rua para brincar na hora do recreio porque os ataques aéreos são cada vez mais frequentes em Aleppo.

No entanto, de acordo com McDonald, ultimamente “os bombardeamentos se tornaram tão intensos, com bombas tão potentes, que até os abrigos subterrâneos deixaram de ser seguros.”

“Estou com medo por causa dos aviões que nos atingem com os ataques aéreos. Um amigo meu foi morto no meu bairro, costumávamos brincar juntos. Um helicóptero largou uma bomba barril na casa dele e ele morreu”, descreve Nidal à Al Jazeera.

O pai de Nidal, Abdulkareem Aboud, destaca que seu maior medo é que, um dia, o filho não volte para casa.

“Como pai, fico feliz quando vejo as crianças irem para a escola, mas devido aos bombardeamentos sinto que eu estou enviando meu filho para a morte“, afirmou.

Segundo o New York Times, as crianças de Aleppo também têm enfrentado uma grande escassez de comida e remédios, e as cirurgias e as transfusões de sangue necessárias para tratar ferimentos de bombas são praticamente impossíveis.

A representante da UNICEF na Síria, Hanaa Singer, destacou que ainda não há números exatos de mortes de crianças no leste de Aleppo, mas esta é, definitivamente, “a pior situação que já vimos para as crianças”.

BZR, ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …