Professora morre durante reunião tensa sobre redistribuição de aulas

robynhub / Flickr

-

A professora Maria de Fátima Girelli, que dava aulas de História no colégio Brasílio Vicente de Castro, localizado no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC), sofreu um infarto e morreu durante uma reunião para discutir a redistribuição de aulas imposta pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).

A um ano da aposentadoria, Maria de Fátima Girelli estava farta dos desmandos promovidos pelo governo estadual e dividia com os colegas de trabalho sua angústia e nervosismo.

Injeções de adrenalina, choques e massagens cardíacas. Apesar do esforço dos colegas e dos profissionais de saúde, quando a professora chegou ao hospital Vitória, o quadro era irreversível.

Segundo o médico e pesquisador Guilherme Cavalcanti Albuquerque, que tem estudos na área de saúde do trabalhador, “não dá para afirmar a relação causal sem uma investigação específica do caso, mas é muito provável que a tensão da reunião tenha contribuído”.

Para a professora Maria de Fátima, que tinha histórico de pressão alta, o novo modelo de redistribuição de aulas era apenas uma das medidas arbitrárias do governo Beto Richa (PSDB) que afetava a rotina dos professores do estado.

Funcionária da escola e amiga pessoal da professora há quatro anos, Jacira Jacinto atendeu a reportagem do Brasil de Fato após o velório, nesta quinta (2).

“Foi uma perda irreparável. Uma pessoa dedicada, atenciosa. Ajudava todo mundo, até financeiramente, e não fazia distinção”, relata. Jacira confirma a hipótese de que a reunião alterou o estado de humor da professora de História.

“De manhã, ela estava alegre, tomou café na escola, conversou. Mas a gente sabia que era um momento tenso, por causa dessa reunião. Ela e outros professores sempre se queixavam sobre as coisas que o governo estava fazendo, com essa mudança das aulas, e isso vinha deixando ela muito preocupada, nervosa”.

“Sempre no nosso mês de férias, o governo anuncia medidas que prejudicam a categoria”, critica Luiz Fernando Rodrigues, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato).

“Faz duas semanas que nós estamos denunciando o problema da redistribuição de aulas, que neste ano retira direitos dos professores e pune aqueles que ficaram doentes. E agora tivemos a primeira vítima fatal dessas maldades e crueldades promovidas pelo Estado”.

Desde o início de janeiro, professores protestam contra os cortes de direitos promovidos pelo governo do Paraná. Entre eles, a punição de professores que ficaram doentes em sala de aula, a diminuição da hora-atividade e o aumento das horas em sala de aula, e o impedimento de professores do Processo Seletivo Simplificado (PSS) de assumir aulas na rede estadual.

O governo Beto Richa também suspendeu a data-base do funcionalismo público por tempo indeterminado, o que atrasa o pagamento dos reajustes de salário dos profissionais da educação.

Maria de Fátima Girelli deixa uma filha e uma neta. O corpo foi velado na manhã desta quinta-feira (2) na capela São Leopoldo, na Cidade Industrial de Curitiba, próximo à escola.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …