O futuro chegou! Quando você iria imaginar que uma casa pudesse ser construída em apenas seis dias e com a ajuda de apenas quatro pessoas? Pois isso é possível e o projeto é brasileiro! Definida como padrão europeu, a casa é 25% mais barata que uma casa comum e a construção é 100% baseada na nanotecnologia, isto é, sem desperdício nenhum.
Essa casa do futuro foi construída em Campo Grande (MS) em parceria entre um espanhol, Eugen Fudulu, e um brasileiro, Kleber Karru, junto com um laboratório europeu, chamado Open MS.
As paredes possuem isolamento térmico e acústico, com espuma e fios de vidro por dentro e por fora, mantendo uma temperatura agradável dentro da casa tanto no frio quanto no calor. O material é resistente a fogo, água e cupim e a estrutura pode ter acabamento de acordo com a preferência do morador.
A casa ainda vem com um purificador instalado que é capaz de filtrar a água antes que ela chegue na torneira da residência, além de estrutura para teto solar e aparelho de ar, que retira todas as bactérias do ambiente.
Mas as novidades não param por aí, já que ela é capaz de resistir a tremores de 9 graus na escala Richter e a ventos de até 300 km/h.
Segundo o RPA, agora, o desafio é firmar uma parceria com o governo estadual para que o projeto chegue às áreas pouco favorecidas e à população de baixa renda. Além de resolver um problema de moradia, ainda geraria empregos, pois quanto mais funcionários, mais rápido será a construção.
Ciberia // Eco Guia / Razões para Acreditar