Promotoria implica presidente da Coreia do Sul em caso de corrupção

koreanet / Flickr

A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-Hye

A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-Hye

Amiga da presidente teria pressionado empresas a doarem dinheiro. Park Geun-hye não se manifestou sobre a suspeita.

A Promotoria da Coreia do Sul informou neste domingo (20) que a presidente do país, Park Geun-hye, está implicada em um grave caso de corrupção e tráfico de influência que atinge uma amiga e assessora, informou a agência “Yonhap”.

A equipe de promotores que investiga o caso anunciou que apresentou acusações contra Choi Soon-sil, a amiga da presidente que está presa desde o final de outubro, por abuso de autoridade ao supostamente ter pressionado empresas para que doassem quantidades milionárias a duas fundações sem fins lucrativos.

O caso conhecido como “Choi Soon-sil Gate” gerou enorme indignação entre os sul-coreanos, que semanalmente desde que o escândalo foi noticiado se manifestaram para pedir a renúncia da presidente.

Rumores de conselheiros secretos, corrupção e nepotismo envolvendo Park Geun-hye, mergulharam o país em uma crise política.

Park Geun-hye, primeira mulher a ocupar o cargo e filha de um ex-ditador, admitiu ter sido aconselhada sobre decisões políticas Choi Soon-sil, que não possui nenhum cargo governamental.

Choi opinava em decisões que variavam da cor das roupas que a presidente usava até discursos e grandes decisões políticas, tendo até acesso a informações confidenciais. Ela teria, inclusive, criado uma espécie de “clã” para auxiliar a presidente, o grupo das “Oito Fadas”.

Choi, que é filha do mentor de Park e líder religioso Choi Tae-min, também estaria envolvida em esquemas de corrupção e nepotismo.

Nesse domingo, Choi e dois antigos assessores foram formalmente acusados pela Promotoria da Coreia do Sul, por suspeitas de interferência com assuntos de Estado e intimidação de empresas públicas para fazerem doações.

A Promotoria disse que a presidente Park teve um “papel considerável no escândalo” de corrupção que envolve o Governo.

“Com base nas provas recolhidas até agora verificámos que a Presidente teve um papel de considerável colaboração em muitas das acusações envolvendo as três pessoas”, disse o promotor Lee Young-Ryeol, que lidera a investigação.

A Promotoria pretende questionar em breve a presidente Park, que apesar de ter imunidade pode ser investigada, disse o promotor.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

OMS considera elevado risco global de coronavírus

A Organização Mundial da Saúde admitiu nesta segunda-feira (27/01) um erro na avaliação de risco global do novo coronavírus, que surgiu na China, e disse que o nível correto é elevado. Anteriormente, ele havia sido …

Quem é Vanessa Nakate, ativista negra cortada de foto com Greta em Davos

O tema era o meio-ambiente, mas o debate sofre o futuro da humanidade ganhou outros vultos quando a jovem ativista climática de Uganda, Vanessa Nakate, descobriu que havia sido cortada pela agência de notícias Associated …

Sobreviventes retornam a Auschwitz nos 75 anos da libertação

Autoridades de 50 países participam da solenidade no antigo campo de concentração na Polônia, em meio a temores pelo aumento do antissemitismo. "Precisamos tomar cuidado para que não volte a acontecer", diz sobrevivente. Mais de 200 …

Por que cientistas querem tanto provar que Einstein e Galileu estavam errados

Ano entra, ano sai, e tanto a lei dos corpos em queda de Galileu Galilei quanto a teoria da relatividade de Albert Einstein são testadas novamente apenas para os pesquisadores confirmarem pela enésima vez que …

Morreu Kobe Bryant, um dos maiores astros da NBA

Neste domingo (26), o astro do basquete norte-americano, Kobe Bryant, faleceu em acidente de helicóptero, na cidade de Los Angeles, nos EUA. Autoridades e testemunhas levantam as primeiras hipóteses sobre a causa da queda. O lendário …

Coronavírus terá impacto no PIB chinês e na economia global

A nova epidemia de coronavírus é um balde de água fria na cabeça do mundo. A começar pelos chineses. Em 2003, o último vírus mortal se propagando pelo mundo inteiro – o SARS – …

Abelhas adoram cannabis e este caso de amor pode ajudar a salvar a espécie

Consideradas os seres vivos mais importantes do planeta, as abelhas são animais insubstituíveis, dos quais dependemos para viver. No entanto, nas últimas décadas, devido ao aquecimento global e o uso execessivo de pesticidas, elas estão …

Cientistas finalmente descobriram como capturar o espectro todo da luz solar para gerar hidrogênio

Pela primeira vez, cientistas da Universidade Estadual de Ohio (EUA) desenvolveram uma molécula que é capaz de coletar a energia de todo o espectro da luz solar. O processo, 50% mais eficiente que as atuais …

Você agora pode ouvir a voz de uma múmia de 3 mil anos

Com uso de tomografia computadorizada, impressão 3D e laringe eletrônica, pesquisadores do Reino Unido reconstruíram o trato vocal de uma múmia egípcia. Para a realização do projeto que teve início em 2013, foi preciso combinar medicina, …

Krakatoa, o inferno de Java: a erupção há 137 anos que foi sentida no planeta inteiro

Em 1883, o mundo presenciou um evento natural tão bombástico e violento que pôde ser notado de alguma forma por praticamente todos os habitantes do planeta. A erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia, lançou detritos a …