Promotoria implica presidente da Coreia do Sul em caso de corrupção

koreanet / Flickr

A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-Hye

A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-Hye

Amiga da presidente teria pressionado empresas a doarem dinheiro. Park Geun-hye não se manifestou sobre a suspeita.

A Promotoria da Coreia do Sul informou neste domingo (20) que a presidente do país, Park Geun-hye, está implicada em um grave caso de corrupção e tráfico de influência que atinge uma amiga e assessora, informou a agência “Yonhap”.

A equipe de promotores que investiga o caso anunciou que apresentou acusações contra Choi Soon-sil, a amiga da presidente que está presa desde o final de outubro, por abuso de autoridade ao supostamente ter pressionado empresas para que doassem quantidades milionárias a duas fundações sem fins lucrativos.

O caso conhecido como “Choi Soon-sil Gate” gerou enorme indignação entre os sul-coreanos, que semanalmente desde que o escândalo foi noticiado se manifestaram para pedir a renúncia da presidente.

Rumores de conselheiros secretos, corrupção e nepotismo envolvendo Park Geun-hye, mergulharam o país em uma crise política.

Park Geun-hye, primeira mulher a ocupar o cargo e filha de um ex-ditador, admitiu ter sido aconselhada sobre decisões políticas Choi Soon-sil, que não possui nenhum cargo governamental.

Choi opinava em decisões que variavam da cor das roupas que a presidente usava até discursos e grandes decisões políticas, tendo até acesso a informações confidenciais. Ela teria, inclusive, criado uma espécie de “clã” para auxiliar a presidente, o grupo das “Oito Fadas”.

Choi, que é filha do mentor de Park e líder religioso Choi Tae-min, também estaria envolvida em esquemas de corrupção e nepotismo.

Nesse domingo, Choi e dois antigos assessores foram formalmente acusados pela Promotoria da Coreia do Sul, por suspeitas de interferência com assuntos de Estado e intimidação de empresas públicas para fazerem doações.

A Promotoria disse que a presidente Park teve um “papel considerável no escândalo” de corrupção que envolve o Governo.

“Com base nas provas recolhidas até agora verificámos que a Presidente teve um papel de considerável colaboração em muitas das acusações envolvendo as três pessoas”, disse o promotor Lee Young-Ryeol, que lidera a investigação.

A Promotoria pretende questionar em breve a presidente Park, que apesar de ter imunidade pode ser investigada, disse o promotor.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pnad e Caged: No auge do desemprego, Brasil enfrenta falhas nas estatísticas do mercado de trabalho que confundem e desorientam

Num momento em que o país tem registrado números diários de mortes por covid-19 que ultrapassam 4 mil e diversos Estados e municípios reforçam medidas de distanciamento social, na tentativa de conter a propagação do …

Jovem negro de Minnesota morreu por “disparo acidental”, afirma polícia

Policial teria confundido arma de descarga elétrica com arma de fogo. Incidente em meio a julgamento da morte de George Floyd acirra tensões e agrava protestos. Mineápolis e outras cidades ampliam toque de recolher. A policial …

Bia, assistente de voz do Bradesco, vai responder mensagens de assédio

O Bradesco precisou tomar providências para proteger uma mulher de assédio. No caso, uma mulher que nem existe fisicamente. A mulher que dá voz ao sistema de inteligência artificial do aplicativo, a Bia (sigla para Bradesco …

Covid-19: Médicos pressionam governo francês para aumentar controles de pessoas vindas do Brasil

Especialistas acreditam que medidas do governo francês para frear entrada de variante P1 no país são insuficientes e pressionam para aumento de controles de passageiros provenientes do Brasil nos aeroportos ou pela suspensão dos …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …

Covid: site calcula quando você será vacinado. Resultados não animam

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas …

Rússia inicia desenvolvimento de mais uma vacina contra COVID-19

Sendo o primeiro país a registrar uma vacina contra a COVID-19, a Rússia anunciou o início do desenvolvimento de mais uma vacina contra o coronavírus. A criação do novo medicamento estará a cargo do Instituto Smorodintsev …