Promotoria implica presidente da Coreia do Sul em caso de corrupção

koreanet / Flickr

A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-Hye

A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-Hye

Amiga da presidente teria pressionado empresas a doarem dinheiro. Park Geun-hye não se manifestou sobre a suspeita.

A Promotoria da Coreia do Sul informou neste domingo (20) que a presidente do país, Park Geun-hye, está implicada em um grave caso de corrupção e tráfico de influência que atinge uma amiga e assessora, informou a agência “Yonhap”.

A equipe de promotores que investiga o caso anunciou que apresentou acusações contra Choi Soon-sil, a amiga da presidente que está presa desde o final de outubro, por abuso de autoridade ao supostamente ter pressionado empresas para que doassem quantidades milionárias a duas fundações sem fins lucrativos.

O caso conhecido como “Choi Soon-sil Gate” gerou enorme indignação entre os sul-coreanos, que semanalmente desde que o escândalo foi noticiado se manifestaram para pedir a renúncia da presidente.

Rumores de conselheiros secretos, corrupção e nepotismo envolvendo Park Geun-hye, mergulharam o país em uma crise política.

Park Geun-hye, primeira mulher a ocupar o cargo e filha de um ex-ditador, admitiu ter sido aconselhada sobre decisões políticas Choi Soon-sil, que não possui nenhum cargo governamental.

Choi opinava em decisões que variavam da cor das roupas que a presidente usava até discursos e grandes decisões políticas, tendo até acesso a informações confidenciais. Ela teria, inclusive, criado uma espécie de “clã” para auxiliar a presidente, o grupo das “Oito Fadas”.

Choi, que é filha do mentor de Park e líder religioso Choi Tae-min, também estaria envolvida em esquemas de corrupção e nepotismo.

Nesse domingo, Choi e dois antigos assessores foram formalmente acusados pela Promotoria da Coreia do Sul, por suspeitas de interferência com assuntos de Estado e intimidação de empresas públicas para fazerem doações.

A Promotoria disse que a presidente Park teve um “papel considerável no escândalo” de corrupção que envolve o Governo.

“Com base nas provas recolhidas até agora verificámos que a Presidente teve um papel de considerável colaboração em muitas das acusações envolvendo as três pessoas”, disse o promotor Lee Young-Ryeol, que lidera a investigação.

A Promotoria pretende questionar em breve a presidente Park, que apesar de ter imunidade pode ser investigada, disse o promotor.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Variante da Covid-19 no Brasil faz Reino Unido banir viajantes da América Latina e Portugal

O governo britânico proibiu, nesta quinta-feira, as chegadas de todos os países da América do Sul e do Panamá, além de Portugal, em resposta à nova variante da Covid-19, descoberta no Brasil. A decisão …

CEO do Twitter defende banimento de Trump da rede social

Jack Dorsey diz que medida resulta do “fracasso” da plataforma em mediar diálogo saudável e admite que pode abrir “precedente perigoso”. Proibição veio após presidente dos EUA insuflar apoiadores que invadiram Capitólio. O CEO da rede …

O zumbido de fundo do universo pode ter sido ouvido pela primeira vez

Baseado no que sabemos sobre ondas gravitacionais, o Universo deve estar cheio delas. Cada par de buracos negros ou estrelas de nêutrons e colisão, cada supernova com núcleo em colapso — até mesmo o próprio …

Monocultura da soja destruiu mais de 30% do cerrado brasileiro entre 2004 e 2017, alerta WWF

Os 24 principais focos de desmatamento no mundo provocaram a perda de uma superfície equivalente ao tamanho do Paraguai em menos de uma década, aponta um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na …

Coreia do Sul eleva capacidades de combate para conter ameaça norte-coreana

A Coreia do Sul planeja elevar suas capacidades militares para conter as ameaças de mísseis de curto alcance dos norte-coreanos, declarou o Ministério da Defesa sul-coreano. A declaração ocorreu após os norte-coreanos prometerem elevar o arsenal …

Como a vacinação em massa salvou a Escócia em 1950

Em 2021, haverá uma campanha de vacinação em massa como nenhuma outra realizada no mundo. Hoje se trata de parar o covid-19, mas, em meados do século passado, um programa de vacinação se tornou a …

Em provocação a Biden, Kim Jong-un avisa que vai reforçar arsenal nuclear da Coreia do Norte

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, afirmou que vai reforçar o arsenal nuclear de seu país, em discurso de encerramento do congresso do partido no poder, anunciou nesta quarta-feira (13) a imprensa oficial, a uma …

Bolsonaro sabota combate à covid-19, diz relatório da Human Rights Watch

Estudo anual da Human Rights Watch sobre direitos humanos no mundo reserva capítulo com duras críticas ao governo brasileiro e diz que ele agiu deliberadamente para minar políticas contra a pandemia. O presidente Jair Bolsonaro agiu …

Nasa dá detalhes, incluindo data e horário em que asteroide pode atingir Terra

Anote na agenda: 6 de maio de 2022, às 5h12. É sempre bom saber quando um asteroide vai atingir o seu planeta, não é mesmo? As informações são da Nasa (agência espacial americana), que revelou …

Filtro instalado em bicicleta purifica o ar por onde passa

Uma estudante de design teve uma ideia simples e genial. Ela instalou um filtro na bike para purificar o ar ponde passa pedalando. O Rolloe, como é chamado, tem quatro camadas de carvão ativado, HEPA lavável …