Herdeiro da Samsung é preso por escândalo político na Coreia do Sul

samsungtomorrow / Flickr

O herdeiro da Samsung, Lee Jae-Yong

O herdeiro da Samsung, Lee Jae-Yong

Uma corte sul-coreana ordenou a prisão do herdeiro da Samsung acusado de corrupção ativa e outros delitos no escândalo político que resultou no afastamento da presidente Park Geun-hye.

O Tribunal do Distrito Central de Seul deu aval à detenção de Lee Jae-yong, vice-presidente da gigante tecnológica, e poderá mantê-lo preso por 20 dias antes de formalmente indiciá-lo. Lee foi preso durante a manhã, horário local.

“Reconhecemos a causa e a necessidade da prisão”, disse o juiz responsável pela definição sobre o pedido contra Lee.

O procurador especial buscou uma ordem de prisão contra Lee, o acusando de subornar Choi Soon-sil, uma amiga próxima de Park, para obter o apoio do Serviço Nacional de Pensões da Coreia do Sul para uma polêmica fusão de duas filiais da Samsung em 2015.

Os valores totais estimados da propina giram em torno de US$ 37 milhões. A fusão ajudou a cimentar seu controle sobre o império de negócios que inclui desde smartphones até biofarmacêuticos.

Em janeiro, o tribunal rejeitara o pedido de prisão preventiva contra o herdeiro e vice-presidente da Samsung, em meio ao escândalo de subornos que levou ao julgamento político contra Park.

A decisão adotada pelo tribunal de permitir que Lee volte para sua casa foi um enorme alívio para a Samsung, que o executivo de 48 anos lidera desde maio de 2014, quando seu pai e patriarca da família, Lee Kun-hee, ficou incapacitado devido a um ataque cardíaco.

Lee, que foi interrogado durante 22 horas em janeiro e ficou retido enquanto o tribunal tomava uma decisão, ainda enfrenta uma investigação por subornos, desfalque e falso testemunho.

A Samsung Eletronics é o maior fabricante mundial de smartphones, televisores de tela plana e processadores de memória.

Relembre

Os investigadores haviam indicado anteriormente que Lee era considerado suspeito na história. O caso cresceu após o indiciamento no ano passado de Choi Soon-Sil, confidente da presidente que teria sido beneficiada com informações sobre o governo.
A chamada “Rasputina sul-coreana” está sendo julgada atualmente por ter utilizado seu relacionamento com a presidente Park para embolsar enormes somas de dinheiro de grandes conglomerado sul-coreanos, que pagaram milhões de dólares a fundações privadas criadas por ela.

A Samsung, que é o maior grupo industrial do país, já doou 20 bilhões de wons (US$ 17 milhões) às fundações de Choi.

Em dezembro, o Parlamento da Coreia do Sul aprovou o processo de impeachment de Park, suspendendo assim seus poderes. O impeachment foi aprovado por 234 votos a favor e 56 contrários.

Logo após a votação, ela pediu desculpa ao país por “negligência” e disse esperar que a confusão em torno da crise política no país seja resolvida, acrescentando que ela se prepararia para uma revisão judicial do processo de afastamento.

A Corte Constitucional passou a partir de então a decidir se confirmaria o impeachment de Park ou se rejeita o pedido do Parlamento, controlado pela oposição. O primeiro-ministro do país, Hwang Kyo-ahn, assumiu o posto de Park interinamente, durante o período de julgamento no tribunal, que poderia levar, no total, até 180 dias.

A presidente, de 64 anos, pediu desculpas ao povo em uma reunião com seus ministros e os exortou a trabalhar com o premier para evitar qualquer vácuo nas questões de segurança nacional e da economia.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …