Nova proteína é capaz de recuperar a memória e a capacidade de aprender

Foi descoberta uma proteína capaz de recuperar a memória e a capacidade de aprendizagem. Essa poderia ser a base de um medicamento contra o Alzheimer e outros problemas cognitivos em humanos.

As descobertas da pesquisa norte-americana foram publicadas em março na revista Science. A droga testada – o inibidor de resposta ao stress integrado (ISRIB) – foi descoberta em 2013, após uma extensa triagem de substâncias capazes de alterar a resposta ao estresse no corpo humano, evitando, dessa forma, o aparecimento de problemas cognitivos.

“O ISRIB foi isolado num rastreamento de uma biblioteca de cerca de 100 mil compostos. Foi uma das 28 moléculas com potencial selecionadas pela nossa equipe”, conta Peter Walter, bioquímico da Universidade da Califórnia e principal autor do estudo ao Correio Braziliense.

Nos testes, o ISRIB não se dissolveu bem em soluções aquosas, o que fez com que os cientistas acreditassem que não seria um medicamento viável. Porém, após observações minuciosas, a equipe percebeu que a molécula teve uma ação mil vezes mais potente do que muitas das outras opções testadas.

Durante análises laboratoriais in vitro, mesmo a pequena quantidade de ISRIB que conseguiu penetrar nas células foi suficiente para provocar uma resposta ao estresse.

Memória e aprendizagem

Os cientistas partiram então para testes em animais. Nas experiências realizadas, observaram que o ISRIB melhorou a capacidade de aprendizagem e a memória em cobaias e, através de uma técnica avançada de análise, a microscopia crioeletrônica, conseguiram perceber em detalhes como ocorreram esses benefícios.

Segundo os cientistas, uma ligação do ISRIB a oito componentes da proteína eIF2B foi a responsável pela otimização cognitiva dos ratos. A molécula, que tem a forma de uma hélice, se posiciona dentro da eIF2B e atua como um agrafo, unindo sub-complexos idênticos da proteína.

“Vemos que o ISRIB mantém o complexo eIF2B unido, e isso pode ser suficiente para estabilizar a proteína e aumentar sua atividade”, explica Walter.

Em resumo, os cientistas mostram que o ISRIB previne a resposta ao estresse celular ao estabilizar a eIF2B. “Podemos ver com uma resolução quase atômica onde a droga se liga à proteína. É realmente incrível ver uma pequena molécula sob um microscópio”, ressalta Walter.

Para a equipe de cientistas, a ação desencadeada por ISRIB nas cobaias mostra o quanto a molécula tem potencial para se tornar um medicamento contra a neurodegeneração em humanos.

“Como o ISRIB aumenta a cognição na aprendizagem espacial, espera-se que este inibidor, ou algum derivado de atuação semelhante, seja útil para aliviar ou retardar algumas das disfunções cognitivas em pacientes com Alzheimer e em pacientes com outros distúrbios neurodegenerativos. Eu acredito que o ISRIB poderia ser uma terapia para muitos distúrbios cognitivos”, explica Walter.

Humanos

A partir da molécula, os cientistas norte-americanos trabalham no desenvolvimento de um medicamento que tem se mostrado promissor para a estimulação cerebral. Análises feitas em cobaias renderam resultados positivos, e os pesquisadores também conseguiram observar minuciosamente a ação da molécula no órgão das cobaias.

Segundo a equipe, as informações obtidas poderiam ajudar na criação de um composto que servirá de base para uma droga a ser usada em humanos contra o Alzheimer e outras doença do gênero.

Ciberia // Só Notícia Boa / ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. TEXTO:…”Wesley Goldstein em “Todos os serviços públicos no Brasil deveriam ser privatizados”, diz pré-candidato à presidência pelo Novo.
    COMENTÁRIO: E, com certeza, todas as comissões destinadas ao empenho na privatização deveriam ser embolsadas pelo propositor da ideia privatista.
    Vai ficar querendo e obrigando-se a pesquisar e estudar muito para entender o porque da resistência à privatização.
    Para iniciar o entendimento seria bom que desde já aprendesse que quando a empresa é publica os lucros obtidos pela empresa pública – dependendo da área a qual pertence a empresa (Federal, Estadual, Municipal) – vão para as Caixas dos Tesouros, Federal ou Estadual ou Municipal – que são as que fazem a distribuição de rendas entre os diversos setores carentes (Saúde, Educação, Infraestrutura e etcs.) no país.
    E quando a empresa é privada os lucros obtidos pela empresa privada – vai para o Caixa da referida empresa, para ser distribuído entre os sócios e outros, etcs..
    Deste entendimento resulta a força e o empenho que fazem para privatizar a empresa pública, construída com recursos públicos do Brasil, mantida com dinheiro público dos brasileiros – que no momento esteja produzindo lucros.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …