Psicopatas podem não ser completamente desprovidos de empatia

Os psicopatas podem não ser completamente desprovidos de empatia. Um estudo recente revela agora que os psicopatas conseguem entender os pensamentos e sentimentos das outras pessoas, mas apenas quando têm um objetivo em mente.

Quando falamos com alguém, somos capazes de interpretar algumas pistas dos ouvintes, como por exemplo um bocejo ou um olhar atento. Esse é um processo de reconhecimento automático da perspectiva dos outros, uma característica que faz parte da cognição humana.

Um estudo recente, publicado nos Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), concluiu que os psicopatas têm uma “diminuição da propensão automática para assumir a perspectiva dos outros”. Os pesquisadores fizeram testes em 106 indivíduos detidos numa prisão de alta segurança no Connecticut, nos Estados Unidos.

“Há muito tempo que os cientistas se intrigam com o fato de os psicopatas conseguirem um desempenho normal em testes clássicos para avaliar a capacidade de ter a perspectiva dos outros”, explica ao Público Arielle Baskin-Sommers, pesquisadora da Universidade de Yale (EUA) e uma das autoras do artigo científico.

Baskin-Sommers destaca o desempenho dos psicopatas por serem comumente caracterizados por terem um comportamento antissocial e “fracas emoções interpessoais”.

No estudo, participaram 106 homens presos, com idades entre 21 e 67 anos. Os testes psicológicos a que foram submetidos desta vez, com tarefas orientadas para a análise da característica cognitiva, revelaram que “psicopatas e não psicopatas são capazes de ter a perspectiva dos outros quando isso é explicitamente solicitado”.

No entanto, os psicopatas “são menos capazes de se envolver automaticamente nesse processo”. Os resultados afirmam a teoria de que esses indivíduos não possuem um aspecto típico da cognição humana, “o que poderia contribuir para o comportamento antissocial implacável”, diz a cientista.

Assim, o artigo nota que o desrespeito crônico e notório pelo bem-estar dos outros, inerente aos psicopatas, tem sido associado a deficit nos processos sociais e afetivos.

Contudo, o estudo prova exatamente o contrário. ”Com esse estudo, mostramos que alguns dos comportamentos psicopáticos podem ser originados em um défice cognitivo, especificamente uma incapacidade de automaticamente reconhecer a perspectiva do outro”, refere Arielle Baskin-Sommers.

Neste estudo em particular, os cientistas quiseram testar o processo de ToM (teoria da mente) automático e entender se os psicopatas mantinham o bom desempenho normal observado em estudos anteriores com o processo controlado e deliberado, escreve o jornal.

“Com os processos de ToM automáticos, um indivíduo representa os pensamentos ou sentimentos de outra pessoa sem pretender fazê-lo, mesmo nos casos em que esse processamento seja irrelevante para a tarefa em questão”, descreve o artigo. Os psicopatas falham nessa ação imediata.

Questionada se os psicopatas, descritos como sendo “almas vazias” e sem escrúpulos, podem ter a perspectiva dos outros (não mostrando deficit nas capacidades de ToM em processos controlados), mas que, simplesmente, não se importam, Baskin-Sommers responde que não considera justo dizer que simplesmente não se importam.

“Não é necessariamente consciente. Quando são convidados a entender explicitamente a perspectiva dos outros, conseguem fazê-lo“, responde a cientista.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …