Ucrânia e separatistas pró-Rússia trocam prisioneiros

O governo da Ucrânia e separatistas pró-Rússia do leste do país trocaram 200 prisioneiros de guerra neste domingo (29/12), na primeira ação deste tipo desde 2017, resultado da retomada das conversas entre os presidentes da Ucrânia, Volodimir Zelenski, e da Rússia, Vladimir Putin.

Entre os envolvidos na troca, realizada em Horlivka, controlada pelos rebeldes, estão soldados, milicianos, mercenários, policiais e ativistas de alguns grupos. Alguns estavam presos desde o início do conflito, em 2014, em que mais de 13 mil pessoas morreram.

O jornal russo Novaya Gazeta veiculou neste domingo que entre os envolvidos na troca de hoje está o cidadão brasileiro Rafael Lusvarghi, de 31 anos, que em 2019 foi condenado a 13 anos de prisão na Ucrânia por se juntar aos separatistas.

Me capturaram e torturaram para arrancar informação. Mas, não por muito tempo”, disse Alexandr Danilchenko, um dos 25 prisioneiros ucranianos libertados pela autoproclamada República Popular de Lugansk. Depois de dois anos de negociações infrutíferas, esse assunto foi desbloqueado durante a Cúpula de Paris, em que Zelenski e Putin se reuniram pela primeira vez, mais precisamente, no dia 9 de dezembro.

Com a presença do presidente da França, Emmanuel Macron, e da chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, foi acordada a troca de todos os prisioneiros antes do fim desse ano.

Hoje, no entanto, a operação não libertou todos os presos dos dois lados, já que há inúmeros combatentes e ativistas em poder do governo da Ucrânia e também dos separatistas, sem contar os tártaros da Crimeia, detidos pela Rússia após a anexação da península.

De acordo com a presidência ucraniana, a troca de hoje fez com que Kiev recebesse 76 dos presos, sendo 51 de Donetsk e 25 de Lugansk. Em setembro, Zelenski já havia concordado com Putin pela liberação de 35 pessoas, inclusive, os 24 marinheiros detidos no Mar Negro pela Guarda Costeira da Rússia, além do cineasta Oleg Sentsov.

Hoje, os pró-russos receberam 124 pessoas, pois outras 34 pessoas incluídas na lista original se negaram a regressar ao território separatista. No local da troca, estavam representantes da Cruz Vermelha e da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …