Vídeo de agressão a estudante assediada choca a França e gera onda de solidariedade

Marie Laguerre foi agredida violentamente por um indivíduo em Paris que não gostou da resposta da estudante a uma série de insultos. As imagens da agressão se tornaram virais e chocam todo o mundo.

Marie Laguerre caminhava em uma rua de Paris quando foi assediada por um indivíduo. A estudante, desagradada com a atitude do homem, mandou-o se calar, mas ele voltou para trás e lhe deu uma violenta bofetada.

A cena foi captada por uma câmera de vigilância, e o vídeo, que se tornou viral, acabou por denunciar aquele que é “um problema de todas as mulheres”.

A agressão aconteceu na terça-feira passada, por volta das 18h30 em Paris, no 19º bairro da capital francesa e foi testemunhada por dezenas de pessoas que estavam sentadas em um café. Mas, para além dos vários olhos que assistiram incrédulos à agressão, a câmera de vigilância captou cada movimento.

Nas inúmeras entrevistas que a jovem estudante francesa deu durante esta semana, Laguerre contou que, na terça, voltava do trabalho para casa quando um indivíduo, com cerca de 30 anos, começou a lhe dirigir comentários obscenos, emitindo “sons com conotações sexuais”.

Segundo a rádio portuguesa Renascença, a jovem desabafa que não foi a primeira vez que aquela situação lhe aconteceu, mas destacou que, “naquele dia, ou naquele mês, já estava cansada”, pelo que ficou “zangada” e disse ao homem que se calasse.

“Achei que ele não tinha me ouvido, mas ouviu.” Foi nesse momento que o indivíduo se tornou agressivo, tendo atirado um cinzeiro que quase atingiu a jovem de 22 anos.

Depois de trocarem insultos, o homem avançou sobre a jovem e a esbofeteou, uma atitude que fez com que muitas pessoas que estavam sentadas na esplanada saíssem em defesa da jovem.

Marie Laguerre / Facebook

Marie Laguerre foi agredida num café em Paris

Depois da agressão, Marie retoma o caminho para casa, mas regressa ao café, onde várias pessoas se oferecem para testemunhar se apresentar queixa na polícia e o dono lhe oferece a gravação da câmera de segurança. A jovem acabou por publicar o vídeo da agressão nas redes sociais, que chamou a atenção de milhares de pessoas.

O vídeo se tornou viral em todo o mundo e conta já com mais de 3 milhões de visualizações, em uma altura em que o Parlamento francês se prepara para aprovar medidas que penalizam quem assediar sexualmente transeuntes na rua, informa a Renascença.

Ao Le Parisien, a secretária de Estado para a Igualdade de Gênero, Marlène Schiappa, adianta que “as primeiras multas deverão começar a ser aplicadas este ano”, e condena a agressão de que Laguerre foi vítima. No entanto, o vídeo vem “abrir os olhos” dos franceses para o assédio sexual que as mulheres enfrentam diariamente não só no país como no mundo inteiro.

O pacote de medidas prevê multas que podem ir de 90 a 750 euros para quem for declarado culpado de assediar sexualmente pessoas na rua, e deverá ser formalmente aprovado no final desta semana.

Em entrevista ao Le Parisien, a jovem francesa afirmou que, “enquanto as mentalidades não mudarem, nunca falaremos o suficiente do problema“.

“A questão passa pela lei, pela cultura popular, pelas mensagens que circulam na mídia, nos filmes, na música, por todo o lado, mesmo na escola. Não devemos tolerar os comentários. Esse fenômeno sistemático do assédio leva a que as mulheres não se sintam em segurança na rua. Enfrentei com orgulho a agressão, o mais direita e digna que consegui”, confessa.

Marie Laguerre, estudante do Instituto Superior de Ciências Aplicadas, em Rennes, apresentou denúncia na polícia, indicou testemunhas e acrescentou um relatório médico que confirma o efeito da agressão.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …