Vídeo de agressão a estudante assediada choca a França e gera onda de solidariedade

Marie Laguerre foi agredida violentamente por um indivíduo em Paris que não gostou da resposta da estudante a uma série de insultos. As imagens da agressão se tornaram virais e chocam todo o mundo.

Marie Laguerre caminhava em uma rua de Paris quando foi assediada por um indivíduo. A estudante, desagradada com a atitude do homem, mandou-o se calar, mas ele voltou para trás e lhe deu uma violenta bofetada.

A cena foi captada por uma câmera de vigilância, e o vídeo, que se tornou viral, acabou por denunciar aquele que é “um problema de todas as mulheres”.

A agressão aconteceu na terça-feira passada, por volta das 18h30 em Paris, no 19º bairro da capital francesa e foi testemunhada por dezenas de pessoas que estavam sentadas em um café. Mas, para além dos vários olhos que assistiram incrédulos à agressão, a câmera de vigilância captou cada movimento.

Nas inúmeras entrevistas que a jovem estudante francesa deu durante esta semana, Laguerre contou que, na terça, voltava do trabalho para casa quando um indivíduo, com cerca de 30 anos, começou a lhe dirigir comentários obscenos, emitindo “sons com conotações sexuais”.

Segundo a rádio portuguesa Renascença, a jovem desabafa que não foi a primeira vez que aquela situação lhe aconteceu, mas destacou que, “naquele dia, ou naquele mês, já estava cansada”, pelo que ficou “zangada” e disse ao homem que se calasse.

“Achei que ele não tinha me ouvido, mas ouviu.” Foi nesse momento que o indivíduo se tornou agressivo, tendo atirado um cinzeiro que quase atingiu a jovem de 22 anos.

Depois de trocarem insultos, o homem avançou sobre a jovem e a esbofeteou, uma atitude que fez com que muitas pessoas que estavam sentadas na esplanada saíssem em defesa da jovem.

Marie Laguerre / Facebook

Marie Laguerre foi agredida num café em Paris

Depois da agressão, Marie retoma o caminho para casa, mas regressa ao café, onde várias pessoas se oferecem para testemunhar se apresentar queixa na polícia e o dono lhe oferece a gravação da câmera de segurança. A jovem acabou por publicar o vídeo da agressão nas redes sociais, que chamou a atenção de milhares de pessoas.

O vídeo se tornou viral em todo o mundo e conta já com mais de 3 milhões de visualizações, em uma altura em que o Parlamento francês se prepara para aprovar medidas que penalizam quem assediar sexualmente transeuntes na rua, informa a Renascença.

Ao Le Parisien, a secretária de Estado para a Igualdade de Gênero, Marlène Schiappa, adianta que “as primeiras multas deverão começar a ser aplicadas este ano”, e condena a agressão de que Laguerre foi vítima. No entanto, o vídeo vem “abrir os olhos” dos franceses para o assédio sexual que as mulheres enfrentam diariamente não só no país como no mundo inteiro.

O pacote de medidas prevê multas que podem ir de 90 a 750 euros para quem for declarado culpado de assediar sexualmente pessoas na rua, e deverá ser formalmente aprovado no final desta semana.

Em entrevista ao Le Parisien, a jovem francesa afirmou que, “enquanto as mentalidades não mudarem, nunca falaremos o suficiente do problema“.

“A questão passa pela lei, pela cultura popular, pelas mensagens que circulam na mídia, nos filmes, na música, por todo o lado, mesmo na escola. Não devemos tolerar os comentários. Esse fenômeno sistemático do assédio leva a que as mulheres não se sintam em segurança na rua. Enfrentei com orgulho a agressão, o mais direita e digna que consegui”, confessa.

Marie Laguerre, estudante do Instituto Superior de Ciências Aplicadas, em Rennes, apresentou denúncia na polícia, indicou testemunhas e acrescentou um relatório médico que confirma o efeito da agressão.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …