Morre homem que impediu os nazistas de desenvolver bomba atômica

Joachim Ronneberg, o norueguês que liderou a missão de sabotagem que impediu o desenvolvimento de armas nucleares pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, morreu nesta segunda-feira (22), aos 99 anos.

Nascido em 1919, na cidade de Aalesund, Ronneberg fugiu da Noruega após a invasão nazista em 1940. O então jovem de 21 anos escapou na companhia de 8 amigos em um barco para a Escócia, mas pretendia voltar para lutar.

A Alemanha, na época, precisava de água deuterada, com uma partícula atômica extra no seu núcleo de hidrogênio, para a produção de uma bomba atômica. Na época, grandes quantidades de água pesada eram apenas produzidas na cidade norueguesa de Telemark.

Era o ano de 1943 quando Joachim Ronneberg juntou uma equipe de cinco comandos em uma operação com o nome código de “Gunnerside”. “Éramos um grupo de amigos trabalhando juntos”, contou o norueguês à BBC no 70ª aniversário da missão.

O grupo saltou de paraquedas para um planalto, atravessaram o país, desceram um barranco e atravessaram um rio antes de usar a linha férrea para entrar e colocar explosivos na usina onde era produzida a água desejada pelos nazistas. “Pensamos várias vezes que seria uma viagem sem volta”, admitiu.

Após a explosão, os homens escaparam para a Suécia, esquiando 320 quilômetros, enquanto eram perseguidos por 3 mil soldados alemães. Ronnerberg, com um sorriso, descreveu a experiência como “o melhor fim de semana de esqui” que já teve.

A operação fez com que os nazistas abandonassem seus planos nucleares e foi mais tarde descrita como a missão de sabotagem melhor sucedida da Segunda Guerra Mundial.

Joachim Ronneberg casou em 1949 com Liv Foldal, uma professora de artesanato, com quem teve três filhos. Depois da guerra, ingressou na rede pública de radiodifusão da NRK na Noruega e se tornou jornalista e diretor de programas, tendo se aposentado em 1988.

Inicialmente, o norueguês estava hesitante em falar sobre sua experiência até a década de 70, quando começou a sensibilizar os jovens sobre os perigos da guerra. “Aqueles que crescem hoje precisam entender que devemos estar sempre prontos para lutar pela paz e pela liberdade”, rematou.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sobreviventes retornam a Auschwitz nos 75 anos da libertação

Autoridades de 50 países participam da solenidade no antigo campo de concentração na Polônia, em meio a temores pelo aumento do antissemitismo. "Precisamos tomar cuidado para que não volte a acontecer", diz sobrevivente. Mais de 200 …

Por que cientistas querem tanto provar que Einstein e Galileu estavam errados

Ano entra, ano sai, e tanto a lei dos corpos em queda de Galileu Galilei quanto a teoria da relatividade de Albert Einstein são testadas novamente apenas para os pesquisadores confirmarem pela enésima vez que …

Morreu Kobe Bryant, um dos maiores astros da NBA

Neste domingo (26), o astro do basquete norte-americano, Kobe Bryant, faleceu em acidente de helicóptero, na cidade de Los Angeles, nos EUA. Autoridades e testemunhas levantam as primeiras hipóteses sobre a causa da queda. O lendário …

Coronavírus terá impacto no PIB chinês e na economia global

A nova epidemia de coronavírus é um balde de água fria na cabeça do mundo. A começar pelos chineses. Em 2003, o último vírus mortal se propagando pelo mundo inteiro – o SARS – …

Abelhas adoram cannabis e este caso de amor pode ajudar a salvar a espécie

Consideradas os seres vivos mais importantes do planeta, as abelhas são animais insubstituíveis, dos quais dependemos para viver. No entanto, nas últimas décadas, devido ao aquecimento global e o uso execessivo de pesticidas, elas estão …

Cientistas finalmente descobriram como capturar o espectro todo da luz solar para gerar hidrogênio

Pela primeira vez, cientistas da Universidade Estadual de Ohio (EUA) desenvolveram uma molécula que é capaz de coletar a energia de todo o espectro da luz solar. O processo, 50% mais eficiente que as atuais …

Você agora pode ouvir a voz de uma múmia de 3 mil anos

Com uso de tomografia computadorizada, impressão 3D e laringe eletrônica, pesquisadores do Reino Unido reconstruíram o trato vocal de uma múmia egípcia. Para a realização do projeto que teve início em 2013, foi preciso combinar medicina, …

Krakatoa, o inferno de Java: a erupção há 137 anos que foi sentida no planeta inteiro

Em 1883, o mundo presenciou um evento natural tão bombástico e violento que pôde ser notado de alguma forma por praticamente todos os habitantes do planeta. A erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia, lançou detritos a …

Educação e confiança fazem da Dinamarca país menos corrupto do mundo

Imagine poder almoçar tranquilamente num restaurante ou fazer compras enquanto deixa o seu bebê no carrinho, estacionado do lado de fora na calçada. Essa cena, que faz parte do cotidiano dos dinamarqueses, só é …

Brasil adianta ponteiros do Relógio do Juízo Final

O Relógio do Juízo Final teve seus ponteiros ajustados nesta quinta-feira (23/01) para a marca de apenas 100 segundos para a meia-noite, simbolizando o maior perigo para a humanidade registrado desde criação do dispositivo em …