Morre homem que impediu os nazistas de desenvolver bomba atômica

Joachim Ronneberg, o norueguês que liderou a missão de sabotagem que impediu o desenvolvimento de armas nucleares pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, morreu nesta segunda-feira (22), aos 99 anos.

Nascido em 1919, na cidade de Aalesund, Ronneberg fugiu da Noruega após a invasão nazista em 1940. O então jovem de 21 anos escapou na companhia de 8 amigos em um barco para a Escócia, mas pretendia voltar para lutar.

A Alemanha, na época, precisava de água deuterada, com uma partícula atômica extra no seu núcleo de hidrogênio, para a produção de uma bomba atômica. Na época, grandes quantidades de água pesada eram apenas produzidas na cidade norueguesa de Telemark.

Era o ano de 1943 quando Joachim Ronneberg juntou uma equipe de cinco comandos em uma operação com o nome código de “Gunnerside”. “Éramos um grupo de amigos trabalhando juntos”, contou o norueguês à BBC no 70ª aniversário da missão.

O grupo saltou de paraquedas para um planalto, atravessaram o país, desceram um barranco e atravessaram um rio antes de usar a linha férrea para entrar e colocar explosivos na usina onde era produzida a água desejada pelos nazistas. “Pensamos várias vezes que seria uma viagem sem volta”, admitiu.

Após a explosão, os homens escaparam para a Suécia, esquiando 320 quilômetros, enquanto eram perseguidos por 3 mil soldados alemães. Ronnerberg, com um sorriso, descreveu a experiência como “o melhor fim de semana de esqui” que já teve.

A operação fez com que os nazistas abandonassem seus planos nucleares e foi mais tarde descrita como a missão de sabotagem melhor sucedida da Segunda Guerra Mundial.

Joachim Ronneberg casou em 1949 com Liv Foldal, uma professora de artesanato, com quem teve três filhos. Depois da guerra, ingressou na rede pública de radiodifusão da NRK na Noruega e se tornou jornalista e diretor de programas, tendo se aposentado em 1988.

Inicialmente, o norueguês estava hesitante em falar sobre sua experiência até a década de 70, quando começou a sensibilizar os jovens sobre os perigos da guerra. “Aqueles que crescem hoje precisam entender que devemos estar sempre prontos para lutar pela paz e pela liberdade”, rematou.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …

Pássaros sacrificados como oferenda aos deuses são encontrados no Egito

Milhões de aves, que teriam sido utilizadas como oferenda aos deuses Hórus, Rá ou Thoth foram encontradas por uma equipe de arqueólogos no Egito. Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de …

Navalny deixa hospital em Berlim

Oposicionista russo recebe alta após um mês de tratamento para curar envenenamento por agente neurotóxico do tipo Novitchok. Médicos dizem que recuperação total é possível, mas não sabem estimar efeitos de longo prazo. O oposicionista russo …

Governo pede suspensão de filme da Netflix após acusações de pedofilia

Após diversas acusações de pedofilia nas redes sociais ao filme Lindinhas, que estreou com exclusividade na Netflix, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pediu a suspensão e investigação sobre sua distribuição …

Mais de 13 milhões de britânicos enfrentam novo lockdown diante do aumento de casos de Covid-19

Um quinto da população do Reino Unido acordou sob um novo lockdown nesta terça-feira (22). Essas pessoas estão sobretudo no norte da Inglaterra e no País de Gales, as regiões mais afetadas pela Covid-19 …

Pinguim é encontrado morto no litoral de SP com máscara no estômago

Um pinguim foi encontrado morto no último dia 9 de setembro na praia de Juquehy, em São Sebastião, litoral de São Paulo – e, depois de realizada a necropsia, a causa da morte foi determinada: …