Estudo descobre quantas pessoas foram mortas por fake news do Covid-19

Narendra Shrestha / EPA

Uma praga está se espalhando entre as pessoas pelo mundo e que está fazendo muitas vítimas e não é o Covid-19, é uma infodemia de fake news.

Uma “infodemia”, como foi chamada pelos cientistas, são boatos, fake news e teorias conspiratórias; uma enxurrada de informações que está literalmente matando pessoas que compartilham péssimos conselhos e mentiras entre amigos, familiares ou estranhos.

Infodemias podem ser sobre qualquer assunto, mas desta vez é sobre o coronavírus que acaba agravando os perigos da pandemia de Covid-19.

Na pesquisa recente, cientistas de doenças infecciosas pelo mundo todo colaboraram para varrer sites de notícias e mídias sociais atentos para as desinformações sobre o coronavírus na internet.

Foram identificados 2,3 mil fake news, boatos, teorias conspiratórias e estigma sobre o Covid-19 em 87 países e 25 idiomas distintos.

Nenhuma informação reportada tinha qualquer utilidade, mesmo que essa fosse a proposta, e muitas podiam causar prejuízo. Algumas delas poderiam levar a morte, danos desnecessários em grande escala.

“Por exemplo, um mito popular de que o consumo de álcool altamente concentrado poderia desinfetar o corpo e matar o vírus estava circulando em diferentes partes do mundo”, afirmaram os autores.

“Após essa desinformação, cerca de 800 pessoas morreram, enquanto 5876 foram hospitalizadas e 60 desenvolveram cegueira completa após beber metanol como uma cura para o coronavírus”, que ocorreu principalmente no Irã. Notícias falsas semelhantes mataram 30 na Turquia, dois no Catar e 12 na Índia (5 eram crianças).

Naturalmente nem todos os casos de desinformação que acabam em danos chegam a virar notícia, portanto os números muito possivelmente são maiores.

As “dicas” perigosas para matar o coronavírus encontradas pelos pesquisadores também incluíam beber urina, água sanitária, ingerir esterco de vaga, borrifar cloro em todo o corpo, beber solução de prata, beber álcool feito com sementes tóxicas…

Mesmo as mentiras aparentemente inócuas podem causar dano no meio da torrente de desinformação quando estão nas mãos erradas.

“Uma igreja na Coreia do Sul, onde um borrifador foi usado para borrifar água salgada entre os participantes da igreja, resultou em mais de cem infecções entre os participantes por causa da borrifação de água contaminada”, afirma a pesquisa.

A infodemia também faz afirmações falaciosas sobre como ocorre a transmissão, a origens do coronavírus e mentiras raciais sobre seu surgimento como:

  • Tecnologia 5G/celulares podem transmitir o vírus;
  • É uma arma biológica;
  • Foi criado para a venda de vacinas;
  • Foi criado por Bill Gates, CIA, Trump, China, etc.;
  • Tem o objetivo de reduzir a população mundial, controlar a população;
  • É uma espécie de raiva;
  • etc.

Os próprios cientistas indicaram as limitações da pesquisa já que não foi possível rastrear as fake news sobre o Covid-19 encontradas na internet ou determinar quantas pessoas acreditavam nestas mentiras.

Mas o maior problema é que estas mentiras circulavam sem impedimentos em mídia social e sites por todo mundo, com fácil acessibilidade a todos, um problema que deve ser diretamente enfrentado.

“A desinformação alimentada por rumores, estigma e teorias da conspiração pode ter implicações potencialmente sérias no indivíduo e na comunidade se priorizada em vez de diretrizes baseadas em evidências”, afirmam os cientistas.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Quem disse e prova que o COVID-19 não é uma arma biológica?
    Quais são os nomes dos “cientistas” ligados a esta reportagem?
    Informações reais misturadas com ativismo ideológico geram confusão, desinformação.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …