Inteligência Artificial pode ser usada para gerar “fake news” mais convincentes

Como se a preocupação que temos com a propagação de desinformação online não fosse o suficiente, o instituto de pesquisas relacionadas à Inteligência Artificial OpenAI nos alerta que a tecnologia pode ser usada para gerar fake news cada vez mais convincentes, de forma totalmente automatizada.

O perigo está no fato de que o progresso na inteligência artificial está gradualmente ajudando as máquinas a entender melhor a linguagem natural.

O algoritmo desenvolvido pelo OpenAI foi treinado para ser capaz de traduzir textos e responder perguntas com a linguagem mais natural possível, com o objetivo de resumir textos ou melhorar as habilidades de conversação dos chatbots — tornando-os quase humanos.

Mas logo os pesquisadores ficaram preocupados com o potencial de abuso. “Começamos a testá-lo e descobrimos rapidamente que é possível gerar conteúdo malicioso com bastante facilidade”, afirma Jack Clark, diretor de políticas da OpenAI.

Em um teste, o MIT Technology Review produziu um longo texto sobre uma suposta declaração de guerra da Rússia aos Estados Unidos, só alimentando o algoritmo com as palavras “A Rússia declarou guerra aos Estados Unidos depois de Donald Trump acidentalmente …”.

O programa fez o resto da história por conta própria. E pode criar notícias de aparência realista sobre qualquer assunto que você der”, explica o texto. O software do OpenAI é alimentado com 45 milhões de páginas da web, escolhidas através do Reddit, e a partir de então aprende a reconhecer padrões nas frases e parágrafos, de modo a criar um texto convincente.

A preocupação do instituto é que esse algoritmo, e outros semelhantes, possam ser usados para automatizar a geração de notícias falsas convincentes, postagens em mídias sociais ou outros conteúdos de texto. O programa pode ainda gerar fake news otimizadas para atingir grupos demográficos específicos durante uma eleição, por exemplo.

“É muito claro que, se essa tecnologia amadurecer — e eu daria um ou dois anos —, ela poderia ser usada para desinformação ou propaganda”, disse Clark à MIT Technology Review. Ele conta que até usou a ferramenta para gerar passagens em pequenas histórias de ficção científica com sucesso surpreendente.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Um acelerador de partículas cósmico, muito mais poderoso do que o LHC foi descoberto no espaço

Cientistas rastrearam uma partícula fantasma para uma estrela despedaçada e descobriram um gigantesco acelerador de partículas cósmico. A partícula subatômica, chamada de neutrino, foi lançada em direção à Terra depois que a estrela condenada chegou muito …

Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín "El Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa. Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto …

Gana é o primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, da OMS

Gana recebeu nesta quarta-feira o primeiro lote mundial de vacinas financiadas pelo programa Covax, que proporciona aos países de renda baixa e média as primeiras doses de fármacos antiCovid. Os imunizantes foram enviados de …

Variante da Califórnia parece ser mais contagiosa e resistente a vacinas, aponta estudo

Um novo estudo confirma que a mutação do SARS-CoV-2 na Califórnia, EUA, é mais contagiosa e mais resistente a vacinas, embora a escala de sua ameaça ainda não esteja clara. Uma variante descoberta pela primeira vez …

Cheirinho de carro novo? Estudo alerta para risco de câncer em odor favorito de muitos

Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade da California Riverside mostrou que o cheiro de carro novo, tão amado por todo mundo que acaba de comprar o seu veículo, pode ser um risco para saúde. Mas …

STJ anula quebra do sigilo de Flávio Bolsonaro no caso das "rachadinhas"

Ministros apontaram falta de fundamentação do juiz de 1ª instância. Decisões da próxima semana determinarão chance de o processo contra o senador ir adiante ou voltar ao início. A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça …

Troca de comando na Petrobras: Bolsonaro repete interferência de Dilma na estatal?

As ações da Petrobras derreteram depois que o presidente Jair Bolsonaro decidiu mudar o comando da empresa. Na noite de sexta-feira (19/02), Bolsonaro anunciou o general da reserva Joaquim Silva e Luna para substituir o …

Uruguai, último país da América do Sul a receber vacinas, começa imunização em março

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, informou nesta segunda-feira (22) que as primeiras vacinas contra a Covid-19 chegarão nesta quinta-feira ao país, o único na América do Sul que ainda não possui doses …

Cada ponto brilhante neste novo mapa cósmico é um buraco negro supermassivo

A equipe internacional sinterizou um conjunto tão impressionante quanto inédito de sinais de rádio emitidos por buracos negros supermassivos. Se tivéssemos um telescópio capaz de mostrar quaisquer objetos do universo, independentemente de quão distantes eles estão, …

Desvendado enigma de inscrição na obra "O Grito" de Edvard Munch

Uma frase escrita sobre uma das obras de arte mais conhecidas do mundo foi, durante um século, motivo de conjeturas e controvérsias entre os especialistas de arte em todo o mundo. Uma análise com escâner infravermelho, …