Quase 50 anos depois, Yoko Ono vira oficialmente coautora de “Imagine”

Nationaal Archief / Wikimedia

John Lennon e Yoko Ono em 1969

John Lennon e Yoko Ono em 1969

A viúva de John Lennon foi considerada pela National Music Publishers Association como parceira da canção pacifista mais famosa de todos os tempos. A resolução, anunciada de surpresa, foi tomada a partir de declarações do próprio Lennon.

Quase 50 anos depois de John Lennon lançar “Imagine”, sua viúva e colaboradora artística, Yoko Ono, aparecerá como coautora da famosa canção.

O anúncio foi feito quando a icônica ode à paz mundial de 1971 foi declarada “canção do século” em uma noite da National Music Publishers Association, na quarta-feira (14), em Nova York.

Enquanto Ono e seu filho, Sean Lennon, se aproximavam para receber um troféu, a associação anunciou inesperadamente que Ono se juntaria a Lennon nos créditos da composição. Após o anúncio, Sean escreveu no Facebook: “É o dia de maior orgulho da minha vida”.

Durante a noite foi exibida uma entrevista da BBC com John Lennon de 1980, pouco antes de ser assassinado, na qual o ex-Beatle disse que “Imagine” foi inspirada em parte no livro de arte conceitual de Ono, “Grapefruit”.

‘Imagine’ deveria ter sido registrada como uma canção de Lennon/Ono. Se tivesse sido alguém mais que minha esposa, teria lhe dado crédito”, disse John Lennon na entrevista.

Yoko Ono, já reconhecida como artista de vanguarda quando conheceu o ex-Beatle, colaborou estreitamente com Lennon e tenta preservar seu legado desde a sua morte. “Imagine”, com seu apelo a um mundo sem divisões, continua sendo uma das canções mais conhecidas da música pop e hino de ativistas pela paz.

É pouco provável que Ono tenha qualquer ganho pessoal no futuro imediato, pois ela já é a herdeira do patrimônio de Lennon.

Mas a mudança poderá ter um efeito prático pois, segundo a lei americana, canções de domínio público, ou seja, que os autores não obtêm mais lucro com elas setenta anos depois de seu lançamento, e a inserção de Ono potencialmente estende o período de “Imagine”.

A própria Ono teve uma comentada briga com outro ex-Beatle, Paul McCartney, pelos créditos da composição. Os Beatles generalmente assinavam suas canções como “Lennon-McCartney”, dividindo o crédito por alguns dos maiores sucessos da história da música.

Depois que o grupo se separou, McCartney começou a mudar a ordem para McCartney-Lennon em canções nas quais disse ter tomado a iniciativa, o que provocou fortes críticas de Yoko Ono.

Imagine não existir posses, me pergunto se você consegue,
Sem necessidade de ganância ou fome,
Uma irmandade de homens, imagine todas as pessoas,
Compartilhando todo o mundo…

Ciberia // Forum

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …