Quase 50 anos depois, Yoko Ono vira oficialmente coautora de “Imagine”

Nationaal Archief / Wikimedia

John Lennon e Yoko Ono em 1969

John Lennon e Yoko Ono em 1969

A viúva de John Lennon foi considerada pela National Music Publishers Association como parceira da canção pacifista mais famosa de todos os tempos. A resolução, anunciada de surpresa, foi tomada a partir de declarações do próprio Lennon.

Quase 50 anos depois de John Lennon lançar “Imagine”, sua viúva e colaboradora artística, Yoko Ono, aparecerá como coautora da famosa canção.

O anúncio foi feito quando a icônica ode à paz mundial de 1971 foi declarada “canção do século” em uma noite da National Music Publishers Association, na quarta-feira (14), em Nova York.

Enquanto Ono e seu filho, Sean Lennon, se aproximavam para receber um troféu, a associação anunciou inesperadamente que Ono se juntaria a Lennon nos créditos da composição. Após o anúncio, Sean escreveu no Facebook: “É o dia de maior orgulho da minha vida”.

Durante a noite foi exibida uma entrevista da BBC com John Lennon de 1980, pouco antes de ser assassinado, na qual o ex-Beatle disse que “Imagine” foi inspirada em parte no livro de arte conceitual de Ono, “Grapefruit”.

‘Imagine’ deveria ter sido registrada como uma canção de Lennon/Ono. Se tivesse sido alguém mais que minha esposa, teria lhe dado crédito”, disse John Lennon na entrevista.

Yoko Ono, já reconhecida como artista de vanguarda quando conheceu o ex-Beatle, colaborou estreitamente com Lennon e tenta preservar seu legado desde a sua morte. “Imagine”, com seu apelo a um mundo sem divisões, continua sendo uma das canções mais conhecidas da música pop e hino de ativistas pela paz.

É pouco provável que Ono tenha qualquer ganho pessoal no futuro imediato, pois ela já é a herdeira do patrimônio de Lennon.

Mas a mudança poderá ter um efeito prático pois, segundo a lei americana, canções de domínio público, ou seja, que os autores não obtêm mais lucro com elas setenta anos depois de seu lançamento, e a inserção de Ono potencialmente estende o período de “Imagine”.

A própria Ono teve uma comentada briga com outro ex-Beatle, Paul McCartney, pelos créditos da composição. Os Beatles generalmente assinavam suas canções como “Lennon-McCartney”, dividindo o crédito por alguns dos maiores sucessos da história da música.

Depois que o grupo se separou, McCartney começou a mudar a ordem para McCartney-Lennon em canções nas quais disse ter tomado a iniciativa, o que provocou fortes críticas de Yoko Ono.

Imagine não existir posses, me pergunto se você consegue,
Sem necessidade de ganância ou fome,
Uma irmandade de homens, imagine todas as pessoas,
Compartilhando todo o mundo…

Ciberia // Forum

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …