Rato farejador de minas recebe medalha pelo seu trabalho que salva muitas vidas

Um rato farejador de minas terrestres, cujo trabalho no Camboja transformou a vida dos cidadãos do país, foi premiado com a medalha de ouro de uma instituição de caridade do Reino Unido por sua bravura que salva vidas e devoção ao dever.

Magawa é um rato gigante africano, treinado para farejar minas terrestres pela ONG APOPO. Ele já eliminou 39 minas terrestres e 28 munições explosivas não detonadas até o momento. É o rato-herói de maior sucesso da instituição sem fins lucrativos.

Para um dos ratos da instituição receber o título de rato detector ele precisa detectar 100% de minas em um campo de teste de 800 metros quadrados. Ratos são muito leves e não chegam a detonar os explosivos. Até o momento a ONG nunca teve qualquer acidente com um rato.

Durante sua carreira, ele ajudou liberar mais de 141 mil metros quadrados de área, tornando aquela região segura para a população local novamente.

Magawa foi formalmente presenteado com sua medalha de ouro em miniatura da instituição de caridade veterinária O Dispensário do Povo para Animais Doentes (PDSA, na sigla em inglês) por meio de um streaming ao vivo entre o Camboja e a Grã-Bretanha na semana passada.

Ele é o primeiro rato nos 77 anos da instituição de caridade homenageando animais, juntando-se a uma linhagem de corajosos cães, cavalos, pombos e um gato.

O Diretor Geral do PDSA, Jan McLoughlin, fez uma declaração sobre o motivo pelo qual Magawa ganhou o prêmio: “[Seu] trabalho salva e muda diretamente a vida de homens, mulheres e crianças que são afetados por essas minas terrestres. Cada descoberta que ele faz reduz o risco de ferimentos ou morte para a população local.”

Magawa foi treinado na Tanzânia pela APOPO para detectar componentes químicos em explosivos e alertar seus cuidadores sobre sua presença.

Mas como ratos como Magawa são treinados para fazer um trabalho tão importante? Da mesma forma que você treina um cachorro: usando um clicker com estímulo de reforço positivo. Christophe Cox, CEO da APOPO, explicou: “Durante o treinamento [os ratos] ouvem um ‘clique’ e recebem uma recompensa de comida saborosa por encontrar o cheiro-alvo correto.”

Após a varredura diária de Megawa muitas vezes seus humanos jogam futebol no mesmo campo que ele vasculhou para confirmar que é seguro andar pelo local.

Como Magawa ignora completamente qualquer sucata por aí, ele é muito mais rápido em encontrar minas terrestres do que o método convencional de usar um detector de metal.

Magawa pode vasculhar a área de 200 metros quadrados em trinta minutos, algo que um humano com um detector de metais levaria até quatro dias. Sua eficácia é impressionante.

Parabéns a Magawa, e seus treinadores, pelo reconhecimento que estão recebendo por seu trabalho vital.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …