Ratos-toupeira-pelados têm mais um “superpoder” (igualmente invejável)

Smithsonian's National Zoo / Flickr

Heterocephalus glaber, também conhecido por rato-toupeira-nu

Eles podem até parecer um saco de peles completamente arruinado, mas têm superpoderes completamente bizarros (e que nós invejamos), como imunidade completa ao câncer.

Além de sobrevivem quase 20 minutos sem oxigênio e resistentes ao câncer e à dor, os cientistas descobriram que estes feios animais também não envelhecem. Ou, por outras palavras, sua probabilidade de morte não aumenta com o passar dos anos. O estudo com as revelações foi publicado na semana passada no jornal eLife.

Pelo contrário em qualquer outra espécie de mamífero, o risco de morte aumenta com o passar do tempo. No entanto, isso não acontece com os ratos-toupeira-pelados – ou Heterocephalus glaber, seu nome científico –, uma espécie de roedor que vive por baixo dos desertos da África Ocidental.

A mortalidade nestes ratos, geralmente, segue a lei da mortalidade Gompertz-Makeham, uma equação matemática que descreve o aumento da taxa de mortalidade junto com o aumento da idade após se tornarem adultos.

Nos humanos, o risco quase dobra a cada ano a partir dos 30. Mas para estes roedores enrugados, isto funciona de forma totalmente diferente.

“Para mim, esses são os dados mais empolgantes que já tive acesso“, disse Rochelle Buffenstein da Calico, uma companhia independente de biotecnologia de combate ao envelhecimento e doenças associadas da Google. “Vai contra tudo o que sabemos em termos de biologia de mamíferos”.

Buffenstein tem estudado esse tipo de rato por mais de 30 anos e documentou, cuidadosamente, cada morte dos ratos que esteve aos seus cuidados.

Depois de estudar os registros de 3.229 ratos-toupeira-pelados, a pesquisadora descobriu que o risco de mortalidade permaneceu em cerca de um em cada 10 mil para o resto das vidas dos ratos.

Os ratos-toupeira-pelados atingem a maturidade sexual aos seis meses de idade. Com base no seu tamanho, sua expectativa média de vida em laboratório é de seis anos. Mas alguns vivem para além dos 30.

“Nossa pesquisa demonstra que esses ratos não envelhecem da mesma forma que outros mamíferos, e, na verdade, mostram entre poucos a nenhum sinal de envelhecimento. Além disso, seu risco de envelhecimento não chega a aumentar 25% passado o seu tempo para a maturidade reprodutiva”, disse Buffenstein.

“As descobertas reforçam nossa crença de que os ratos-toupeira-pelados são animais excepcionais para estudar, para compreendermos melhor os mecanismos biológicos da longevidade”, afirma a cientista.

Não se sabe, por enquanto, como esses roedores são tão bons “em viver”. Um estudo de 2009 propôs, no entanto, várias causas – proteínas estáveis se desdobram menos do que em modelos de ratos e têm menos oxidação do que a observada em outros mamíferos.

Serão necessárias mais pesquisas em animais com mais idade para verificar se a tendência se mantém após os 30 anos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Tiroteio deixa morto e vários feridos em Washington

Uma pessoa morreu e várias outras ficaram feridas em um tiroteio ocorrido na noite desta quinta-feira nas ruas de Washington, D.C., conforme relatou a imprensa local. Até o momento, são poucas as informações disponíveis sobre o …

Nada de ETs: escurecimento da estrela mais estranha da galáxia poderia ter outra explicação

Astrofísicos teriam desvendado misterioso escurecimento da estrela de Tabby após levantarem hipótese de ação alienígena e de cometas. Trata-se da estrela mais estranha da Via Láctea. Desde o fim do século XIX, a estrela de Tabby …

Ex-ditador da Tunísia Ben Ali morre aos 83 anos na Arábia Saudita

O ex-presidente da Tunísia Zine Ben Ali, 83 anos, morreu nesta quinta-feira. Ben Ali sofria de câncer e estava hospitalizado há uma semana, informou seu advogado Mounir Ben Salha. O ex-ditador tunisiano vivia exilado em Jeddah …

A luta pela vida de bebê com doença rara que recebeu doações de quase 1 em cada 10 belgas

Quase um em cada dez belgas colaborou com a campanha de um casal para arrecadar 1,9 milhão de euros (cerca de R$ 8,6 milhões) e salvar a vida de seu bebê. Pia, de nove meses, tem …

Fukushima: absolvidos três ex-dirigentes da empresa Tepco

Três ex-dirigentes da empresa Tepco foram absolvidos nesta quinta-feira (19), por um tribunal de Tóquio, que determinou que não podem ser considerados culpados pelas consequências da catástrofe nuclear ocorrida em Fukushima em 2011, após um …

Israel vive impasse político após eleição sem vencedor claro

Resultado oficial confirma que nenhum partido conseguiu obter maioria e indica cenário complicado para a formação de coalizões estáveis. Proposta de governo de unidade nacional levanta dúvidas sobre futuro de Netanyahu. Um dia após as eleições …

Rússia e China criarão frota de satélites que darão Internet rápida à Terra

Em projeto conjunto, Rússia e China irão desenvolver uma frota de satélites que deverá fornecer Internet rápida ao nosso planeta. A notícia foi dada pelo vice-premiê russo, Maksim Akimov, durante fala a jornalistas. De acordo com …

Vídeos de OVNIs são reais, afirma Marinha dos EUA

Os três vídeos feitos pelos militares dos EUA, que mostram imagens de “fenômeno aéreo não identificado”, são verdadeiros, de acordo com declarações da Marinha do país obtidas pelo The Black Vault, um site dedicado a …

DNA preservado em museu ajuda a identificar maior anfíbio do mundo

Um anfíbio recém-identificado é possivelmente o maior do planeta. Pesquisadores chegaram a essa conclusão com o auxílio do DNA coletado em um espécime que está preservado em um museu. Atingindo quase dois metros de comprimento, a …

Primeira relação sexual de uma a cada 16 americanas é sem consentimento

Um estudo publicado pela Associação Americana de Medicina mostrou que uma a cada 16 jovens do país teve a primeira relação sexual sem consentimento. A pesquisa também mostra os efeitos negativos a longo prazo deste …