Restos de criança revelam ritual funerário dos neandertais

O esqueleto do pequeno hominídeo estava enterrado debaixo de uma camada de terra mais antiga do que ele próprio.

Uma equipe de cientistas determinou, após nova análise de um sítio arqueológico no sudoeste da França, que os neandertais já enterravam seus mortos.

O interesse dos especialistas estava focado especialmente no esqueleto de um garoto neandertal, de dois anos de idade.

O desenterro de seus restos, em um estado muito fragmentado, foi realizado junto à cova de La Ferrassie (departamento de Dordonha, na França) em 1973. Desde então, os materiais permaneceram armazenados durante quase meio século no arquivo de um museu sem serem estudados, segundo o comunicado.

Recentemente, os dados sobre estes restos infantis, identificados como La Ferrassie 8, puderam ser datados com precisão.

Os especialistas do Museu Nacional de História Natural da França e da Universidade do País Vasco (Espanha) realizaram um trabalho de campo adicional. Segundo os pesquisadores, o garoto viveu entre 41.700 e 40.800 anos atrás. Tanto seus ossos como o solo que o cobria são remontados a uma época mais tardia que as camadas adjacentes da terra e sedimentos, na qual também foram realizadas diversas outras descobertas.

De acordo com os cientistas, os restos do garoto foram encontrados em melhor estado de conservação do que os ossos de bisontee e de outros herbívoros que foram encontrados no mesmo estrato, o que confirmaria a ideia de que tenha sido submetido a um enterro rápido após a morte.

Uma equipe de cientistas explica em um estudo, publicado pela revista Scientific Reports, que as práticas funerárias potencializaram importantes implicações no desenvolvimento das capacidades cognitivas e no comportamento moderno dos hominídeos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …

Forças Armadas da Noruega assinam contrato bilionário de mísseis para caças F-35

Noruega tem sido um parceiro ativo no programa de caças dos EUA F-35, tendo em conta que 18 empresas deste país nórdico são parceiros diretos. Subsequentemente, a Noruega decidiu adquirir 52 caças F-35 para substituir …

Brasil fez lobby para mudar relatório climático, diz Greenpeace

Vários países, entre eles o Brasil, tentaram fazer mudanças em um crucial relatório da ONU sobre como combater o aquecimento global, afirmou o Greenpeace nesta quinta-feira (21/10), citando um grande vazamento de documentos. Os documentos aos …

Site da Coreia do Sul é usado para hospedar vírus e distribuí-lo via torrents

Uma campanha de distribuição de malwares na Coreia do Sul está disfarçando cavalos de troia de acesso remoto como um jogo para o público adulto, compartilhado via serviço de hospedagem de arquivos, como o WebHard, …

América Latina pode levar ‘muitos anos’ para superar impacto da pandemia, alerta FMI

Os efeitos negativos da pandemia de Covid-19 em termos de produtividade, emprego e capital humano na América Latina e Caribe podem "demorar muitos anos para serem revertidos". O alerta foi feito nesta quinta-feira (21) pelo …

Dinossauro “garça do inferno com cara de crocodilo” é descoberto

Dois dinossauros carnívoros de dentes pontiagudos com crânios de crocodilo apareceram uma vez nas margens do rio na Ilha de Wight, na Inglaterra, revelam novos fósseis. Os cientistas deram às criaturas nomes científicos que se traduzem …

As 9 acusações contra Bolsonaro no relatório da CPI - e a manobra governista para tentar blindá-lo

Após o relatório da CPI da Covid no Senado acusar o presidente Jair Bolsonaro de nove crimes durante a pandemia, um senador da bancada governista tentou uma manobra para "blindar" o chefe do Executivo e …