Hamilton vence GP do Brasil e ‘cola’ em Rosberg até à última etapa

Andrew Hone / Pirelli

Lewis Hamilton, Mercedes

Lewis Hamilton, Mercedes

Em corrida maluca por conta da chuva, inglês lidera de ponta a ponta, mas alemão precisa apenas um terceiro lugar nos Emirados para ficar com o título. Felipe Massa não completa última prova no País pela Fórmula 1.

A expectativa era de uma briga intensa entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg, que poderia ser campeão, no GP do Brasil.

Mas um piloto que sequer terminou a corrida foi, de certa forma, o maior vencedor deste domingo em Interlagos. Felipe Massa encerrou a sua história na pista que conhece desde menino ao bater a sua Williams na entrada dos boxes, na volta 48.

Desceu do carro, acenou para a torcida e foi saudado como se tivesse conquistado uma vitória. Foi aplaudido pela torcida, pelos integrantes de várias equipes, que se perfilaram na frente dos boxes para bater palmas, abraçado por amigos e familiares. Agradecido, chorou comovido com o reconhecimento.

A corrida, atribulada pela chuva forte, com duas interrupções, cinco bandeiras amarelas que colocaram o safety car por cerca de três dezenas de voltas, teve a vitória de Hamilton, que adiou a definição do título, um segundo lugar discretíssimo de Rosberg e um destaque maior: Max Verstappen, responsável pelos melhores momentos da prova com várias belas ultrapassagens e que fechou o pódio com o terceiro lugar.

Outro destaque foi Felipe Nasr, que superou as limitações da Sauber e com uma estratégia eficiente de corrida fez seus primeiros pontos na temporada ao receber a bandeirada em nono lugar.

A briga pelo título fica para a última etapa, em Abu Dabi, daqui a duas semanas. Um terceiro lugar dará o título a Rosberg, que soma 367 pontos. Hamilton, que venceu pela primeira vez em Interlagos, tem 355, ou seja, 12 atrás.

Confira a classificação completa

  • 1.º – Lewis Hamilton (Mercedes/Grã-Bretanha) – em 3h01min01s335, após 71 voltas
  • 2.º – Nico Rosberg (Mercedes/Alemanha) – a 11s455
  • 3.º – Max Verstappen (Rad/Bull/Holanda) – a 21s481
  • 4.º – Sergio Perez (Force India/México) – a 25s346
  • 5.º – Sebastian Vettel (Ferrari/Alemanha) – a 26s334
  • 6.º – Carlos Sainz Jr. (Toro Rosso/Espanha) – a 29s160
  • 7.º – Nico Hulkenberg (Force India/Alemanha) – a 29s827
  • 8.º – Daniel Ricciardo (Red Bull/Austrália) – a 30s486
  • 9.º – Felipe Nasr (Sauber/Brasil) – a 42s620
  • 10.º – Fernando Alonso (McLaren/Espanha) – a 44s432
  • 11.º – Valtteri Bottas (Williams/Finlândia) – a 45s292
  • 12.º – Esteban Ocon (Manor/França) – a 45s809
  • 13.º – Daniil Kvyat (Toro Rosso/Rússia) – a 51s192
  • 14.º – Kevin Magnussen (Renault/Dinamarca) – a 51s555
  • 15.º – Pascal Wehrlein (Manor/Alemanha) – a 1min00s498
  • 16.º – Jenson Button (McLaren/Grã-Bretanha) – a 1min21s994

Não completaram a corrida:

  • Esteban Gutierrez (Haas/Mexico)
  • Felipe Massa (Williams/Brasil)
  • Jolyon Palmer (Renault/Grã-Bretanha)
  • Kimi Raikkonen (Ferrari/Finlândia)
  • Marcus Ericsson (Sauber/Suécia)
  • Romain Grosjean (Haas/França)
COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Jogos de cartas: o passatempo favorito de muitas pessoas

A sorte, o blefe, a convivência com os amigos e as vitórias inesperadas e saborosas, tornam os jogos de cartas populares em todo o mundo. Nos Estados Unidos, uma pesquisa recente mostra que “quatro em cada …

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …