Roteiro da 1ª radionovela brasileira ganha certificação da Unesco

Tania Rego / ABr

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) é uma das dez instituições que tiveram aprovada a inscrição de um bem arquivístico no Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco (MoW).

A empresa concorreu ao Edital 2018 do MoW com o conjunto de roteiros da primeira radionovela produzida no país, Em busca da felicidade, transmitida pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro entre os anos de 1941 e 1943.

A reunião para aprovação das candidaturas ocorreu nesta semana, no Arquivo Nacional, no Rio. A EBC concorreu com outras 28 instituições. O resultado foi anunciado nesta sexta-feira (19).

Na avaliação da gerente de Acervo da EBC, Maria Carnavale, a inclusão no Programa MoW da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) é inédita para o acervo da empresa e reforça seu potencial, porque “agora, o acervo está com um certificado que garante sua preservação, porque é um bem para o mundo”.

“Saiu das paredes da EBC e foi para o mundo. A certificação revela isso”, afirmou a gerente, em entrevista à Agência Brasil.

Memória cultural e social

No edital do MoW são eleitos arquivos que devem ser preservados porque são importantes para a construção de uma memória cultural e social. O Programa MoW da Unesco foi iniciado na década de 1990.

“É a nossa primeira certificação. A gente está superfeliz. É um marco, e nos inspira para que possamos trabalhar e conquistar novas certificações, explorando mais e mais o nosso acervo”, conta a gerente.

A pesquisa para seleção do arquivo que iria concorrer em julho passado ao Edital 2018 do Mow foi feita por Thiago Monteiro de Barros Guimarães e Indiara Góes, da Gerência de Rádio e TV da EBC, auxiliados pela arquivista Mirian dos Santos da Conceição. Juntos, eles construíram a defesa justificativa do projeto, destacou Maria Carnevale.

Foi o primeiro passo. É nossa primeira tentativa e logo de cara conseguimos a certificação. Então, é uma felicidade só”, disse.

As imagens dos roteiros originais que foram apresentadas no edital da Unesco foram registradas pela repórter fotográfica da Agência Brasil, Tania Rego.

A gerente de Acervo da EBC disse que o próximo passo é começar a trabalhar para escolha de um novo arquivo para participar do Edital 2019 do MoW. “Agora, vai virar uma prática. Este ano foi a nossa estreia, com um resultado fantástico. Agora, vamos dar continuidade a esse trabalho”, concluiu Maria Carnevale.

Ciberia // Agência Brasil

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China faz história: pela primeira vez, nasce uma semente de algodão na Lua

A missão espacial chinesa conseguiu fazer brotar uma semente de algodão na Lua, informou nesta terça-feira (15) a imprensa estatal, em um feito inédito, alcançado pelo Chang'e 4, a primeira sonda a pousar no lado …

Submarinos russos serão equipados com “torpedos do Juízo Final”

Os submarinos das frotas do Norte e do Pacífico da Marinha russa deverão brevemente contar com 32 drones nucleares Poseidon, conhecidos como “torpedos do Juízo Final”, capazes de destruir completamente cidades costeiras. Segundo revela o portal Russkoe …

Universidade egípcia expulsa aluna por abraçar o noivo (fora do campus)

A aluna abraçou o noivo quando o rapaz a pediu em casamento, mas o gesto, que não aconteceu no interior do campus, foi o suficiente para a jovem ser expulsa pela universidade. A universidade egípcia de Al …

Escultura “McJesus” provoca protestos em Israel

Uma escultura representando a figura de Ronald McDonald (da cadeia de fast food McDonald’s) crucificado, em uma exposição de arte em Israel, está provocando protestos da minoria cristã árabe no país. Centenas de cristãos árabes pediram …

Há uma espiral misteriosa na atmosfera de Vênus

A nave espacial não tripulada Akatsuki, do Japão, encontrou gigantescas estruturas espirais na atmosfera de Vênus, formadas por ventos polares e pela rápida rotação do planeta. A atmosfera de Vênus ganha atenção de astrônomos há quase …

Tem “barriga de cerveja”? Seu cérebro pode estar encolhendo

Uma equipe de pesquisadores britânicos concluiu que quem acumula mais gordura na zona do abdômen apresenta uma maior probabilidade de redução do cérebro e de aparecimento de demência. Com a linha da cintura em expansão, surgem …

Até os antigos egípcios faziam tarefa de casa

Uma tarefa de casa, escrita por uma criança do Antigo Egito, ficou preservada desde o segundo século a.C. – e as palavras podem parecer familiares até nos dias de hoje. Uma lição antiga preservada em uma …

Dinamarca avança com plano ambicioso de criar 9 ilhas na costa de Copenhague

O governo dinamarquês e a prefeitura de Copenhague, em conjunto com um gabinete de arquitectura e planejamento urbano, vão avançar com um ambicioso plano de criar nove ilhas na costa da capital do país. Um grandioso …

(cv) Euronews

Submarino alemão da Primeira Guerra Mundial aparece na costa da França

Os destroços de um submarino alemão da Primeira Guerra Mundial emergiram em uma praia de Wissant, no norte da França. Há décadas enterrada na areia, a carcaça enferrujada da embarcação naufragada em 1917 agora pode …

Não somos só o que comemos, “somos o que vemos” no dia a dia

No que diz respeito à saúde física, somos o que comemos. Mas e quanto à saúde mental? Segundo o médico David Fryburg, endocrinologista, somos o que vemos. Conforme aponta Fryburg, a comida é uma mistura complicada de fontes …