Rússia prende e acusa ministro da Economia por corrupção

(dr) kremlin.ru

Alexey Ulyukayev, ministro russo da Economia e um dos membros mais proeminentes do governo

Alexey Ulyukayev, ministro russo da Economia

Alexey Ulyukayev, ministro russo da Economia e um dos membros mais proeminentes do governo, foi acusado nesta terça-feira de “cobrar subornos”, depois de ter sido preso, na véspera, pelo serviço secreto.

Alexey Ulyukayev foi detido no âmbito da investigação conduzida pelo Serviço Federal de Segurança russo (FSB, sucessor da extinta KGB) por um esquema de corrupção de largas proporções.

O ministro de 60 anos, “exigiu da direção da companhia Rosneft”, o gigante russo da indústria petrolífera, um suborno de dois milhões de dólares para autorizar a compra da empresa Bachneft, propriedade do Estado, indicou o Comitê de Investigação da Rússia (SK).

Trata-se do mais alto funcionário russo a ser preso desde a chegado ao poder, em 2000, de Vladimir Putin, que, de acordo com seu porta-voz, Dmitri Peskov, estava ciente da investigação desde o início.

A imprensa e observadores tentavam determinar se a prisão e acusação do ministro era de fato um caso de corrupção ou de um acerto de contas entre clãs do Kremlin.

O ministro teria recebido na segunda-feira dois milhões de dólares para autorizar a companhia petrolífera semi-estatal Rosneft comprar uma participação majoritária na estatal energética Bashneft em outubro, segundo o SK.

Ele também teria “ameaçado usar de seus poderes ligados ao seu cargo para criar obstáculos para as atividades da companhia”, de acordo com a mesma fonte.

Se for considerado culpado, o ministro, membro-chave do governo, pode enfrentar uma pena entre 8 e 15 anos de prisão.

A porta-voz do Comitê de Investigação do Ministério Público russo, Svetlana Petrenko, disse à agência de notícias russa RIA Novosti que, contra o ministro, há suspeitas de que ele tenha cometido extorsão para pedir suborno a executivos da companhia Rosneft, além de fazer ameaças.

Ulyukayev foi flagrado com a mão na massa”, completou. No entanto, Petrenko disse que a compra das ações da Bashneft foi realizada em conformidade com a lei e não é questionada pela investigação.

A venda de 50,07% dos ativos da sexta maior empresa de petróleo da Rússia, com sede na república de Bashkortostan, na região dos Urais, provocou um grande debate na Rússia. A absorção de uma companhia petrolífera estatal por outra enfrentava a oposição de parte do governo russo, mas Ulyukayev validou o processo.

Uma acusação muito grave

A companhia Rosneft é dirigida por Igor Setchine, um homem discreto e influente muito próximo do presidente Putin e considerado um dos líderes dos “siloviki”, nome dado ao grupo de autoridades que emergiram do serviço secreto, das forças armadas ou da polícia.

A política russa tem sido marcada nos últimos 15 anos por disputas internas entre os “siloviki” e os “liberais”, arbitradas por Vladimir Putin.

Ulyukayev é partidário de reformas de liberalização e havia advertido recentemente para a “estagnação” da economia russa. Como parte do governo, ele se opunha num primeiro momento à venda de capital da Bachneft a Rosneft.

Mas após uma virada do Kremlin, deu início, em outubro, à transação de cerca de 5 bilhões de dólares, o que foi interpretado como uma vitória de Setchine.

Um porta-voz da Rosneft declarou à agência de notícias oficial TASS que a empresa não comenta sobre processos judiciais em curso. No entanto, o funcionário argumentou que a aquisição das ações da Bashneft foi realizada “de acordo com a lei russa, com base na melhor oferta comercial feita ao banco operador”.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou à agência Interfax que “esta é uma acusação muito séria, que exige provas concretas”. “Em todo caso, só um tribunal pode decidir” sobre a questão, disse ele.

O vice-presidente do banco central russo, Sergei Shvetsov, mostrou-se surpreso com a prisão do ministro. Ulyukayev é “a última pessoa de quem se poderia suspeitar de algo. O que está sendo publicado na imprensa parece absurdo. Por enquanto nada está claro”, disse à agência RIA Novosti.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …