Rússia abandona Tribunal Penal Internacional

United Nations / Flickr

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov

A Rússia decidiu abandonar o Tribunal Penal Internacional por considerar que o organismo não se conseguiu tornar uma entidade “independente e prestigiada”.

Num decreto assinado pelo Presidente Vladimir Putin, a Rússia oficializou essa quarta-feira (16) a decisão de renunciar ao Tribunal Penal Internacional (TPI).

O Estatuto de Roma, que entrou em vigor em 2002, é a base da atividade do tribunal sediado em Haia que julga crimes graves e de guerra.

A Rússia assinou o tratado em 2000, mas não o ratificou até o momento. Assim, a jurisdição do TPI não se estende à Rússia, nem aos EUA, China, Ucrânia e a vários outros países.

Putin ordenou ao Ministério das Relações Exteriores que encaminhe a decisão ao secretário-geral da ONU.

O país decidiu abandonar este organismo por considerar que “não se conseguiu tornar uma entidade independente e prestigiada” e não conseguiu também “justificar as esperanças” nele depositadas.

Em outubro, a África do Sul também anunciou que vai abandonar o TPI, a par do Burundi. Países como a Namíbia e o Quénia já levantaram a mesma possibilidade.

Presidente filipino ameaça imitar Rússia

O presidente filipino Rodrigo Duterte anunciou que, após a Rússia, o seu país também poderá abandonar o Tribunal Penal Internacional.

Segundo a Reuters, comentando sua próxima visita a Lima, no Peru, para participar da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), o líder filipino frisou que as Filipinas poderão seguir o exemplo da Rússia e abandonar o TPI.

De acordo com Duterte, a razão para isso são as críticas por parte dos países ocidentais em relação à campanha de combate às drogas realizada no país, que provocou a morte de mais de dois mil traficantes. Além disso, Duterte, citado pelo portal GMA News, destacou na quinta-feira (17) que, caso a Rússia e a China decidam criar “uma nova ordem”, as Filipinas serão o primeiro país a apoiar essa iniciativa.

Antes, Duterte tinha pedido uma reunião com o presidente russo Vladimir Putin na próxima cúpula da APEC no Peru, esperando que as Filipinas e a Rússia se tornem “os melhores amigos”. No dia 16 de novembro Putin assinou o decreto segundo o qual a Rússia abandona o Estatuto de Roma do TPI.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Com asilo a Evo Morales, diplomacia mexicana dá passo à esquerda

México assume liderança esquerdista na América Latina ao receber o ex-presidente boliviano. Para analistas, medida desvia atenção de problemas internos, mas é jogo perigoso diante da dependência econômica dos EUA. A viagem de Evo Morales ao …

Incêndios florestais matam quatro pessoas e centenas de cangurus na Austrália

O número de vítimas pelos incêndios no leste da Austrália, onde 140 focos ainda continuam ativos, subiu para quatro nesta quinta-feira (14), com a descoberta de um cadáver perto da cidade de Kempsey, em Nova …

Holanda reduzirá limite de velocidade para combater poluição

O governo da Holanda reduzirá o limite máximo de velocidade nas rodovias do país como parte de uma série de medidas para combater as emissões de óxido de nitrogênio, geradas em grande parte por veículos …

A polêmica sobre campos de extermínio nazistas que opôs a Polônia ao Netflix

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, enviou uma carta ao Netflix insistindo em mudanças no documentário The Devil Next Door (o diabo ao lado), sobre campos de extermínio nazistas. Na carta enviada no domingo, 10, e …

O único problema de ser filho único é o estigma

Filhos únicos possuem uma péssima reputação. Quantas vezes você não observou algum pai ser criticado por escolher ter apenas um pimpolho? “Ele vai ficar mimado, muito sozinho, egoísta, etc. etc. etc”. É um senso comum. Parece, …

Epidemia mundial: Pneumonia mata uma criança de menos de 5 anos a cada 39 segundos

O Dia Mundial da Pneumonia é comemorado em 12 de novembro. A data foi proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, …

Senadora se declara presidente da Bolívia

A parlamentar oposicionista e segunda vice-presidente do Senado Jeanine Áñez declarou-se presidente da Bolívia nesta terça-feira (12). Ela também afirmou que o país terá novas eleições após a formação de uma nova comissão eleitoral. "De acordo …

Bolsonaro anuncia saída do PSL

Em meio à crise por disputa de poder na legenda, presidente afirma que pretende criar novo partido. Cerca de 30 parlamentares aliados de Bolsonaro devem seguir exemplo e deixar o PSL. O presidente Jair Bolsonaro anunciou …

Israel mata comandante da Jihad Islâmica em ataque aéreo

Forças israelense bombardeiam casa de líder extremista na Faixa de Gaza. Militantes palestinos reagem disparando dezenas de mísseis contra Israel. Autoridades pedem que população fique em casa. Um importante comandante militar do grupo extremista palestino Jihad …

Cão aprende a falar usando máquina de escrever e já sabe 29 palavras

Stella tem 18 meses e, apesar de ser um cachorro, já sabe “falar” mais do que muitos humanos da sua idade. Através de uma máquina criada por sua tutora, o animal consegue se comunicar usando …