Os moradores do Golfo de Ob, no noroeste da Sibéria, Rússia, foram surpreendidos com milhares de bolas de neve espalhadas pela praia, tudo graças a um raro fenómeno natural.
Um trecho de aproximadamente 18 quilómetros do litoral amanheceu esse sábado (5) coberto por esferas de gelo de diferentes tamanhos. Algumas chegavam a um metro de circunferência.
Segundo especialistas, trata-se de um raro fenómeno ambiental a partir do qual se formam pequenos pedaços de gelo que são transportados pelo vento e pela água e que se agrupam em bolas de neve gigantes.
Moradores do povoado de Nyda, localizado na Península de Yamal, perto do Ártico, dizem que nunca tinham visto nada parecido.
Em entrevista à TV russa, o porta-voz do Instituto de Pesquisa do Ártico e da Antártida, Sergei Lisenkov, explicou o fenómeno.
“Por definição, em primeiro lugar, há um fenómeno natural – o gelo. A partir daí, temos os efeitos do vento, do leito das águas do mar e das condições de temperatura“, enumera Lisenkov.
“Essa combinação resulta na formação de bolas como estas”, completa o especialista russo.
Segundo o site de notícias russo Ura.ru, situação parecida foi testemunhada no Golfo da Finlândia, em Dezembro de 2014, e no Lago Michigan, nos EUA, em 2015.
// BBC