Sensores implantados na pele irão avisar sobre problemas de saúde

Sensores colocados na pele irão avisar sobre problemas de saúde, sugerir o melhor exercício físico ou ajudar soldados em situação de guerra.

Os sensores implantáveis foram apresentados esta semana no 255º Encontro Nacional e Exposição da Sociedade Americana de Química (ACS, na sigla original), a maior sociedade científica do mundo.

Os sensores serão colocados na pele e poderão avisar sobre problemas de saúde, além de sugerir o melhor exercício físico ou até ajudar soldados em situação de guerra. Estes verdadeiros aliados já estão sendo comercializados na Europa e os pesquisadores procuram agora comercializar também nos Estados Unidos.

“Outros sensores implantáveis atualmente no mercado têm uma significativa desvantagem”, disse Natalie Wisniewski, que faz parte da equipe de pesquisa.

Segundo a especialista, outros implantes, ao serem colocados, provocam uma resposta imune do organismo ao corpo estranho, o que faz com que deixe de detectar com precisão alterações químicas e que pare de funcionar ao fim de semanas ou meses.

Desta forma, Wisniewski e o restante da equipe desenvolveram um sensor menor do que um grão de arroz, sem superfícies planas, em hidrogel tão sensível como uma lente de contato, e que o corpo não reconhece como estranho. Os primeiros sensores implantados em voluntários humanos funcionam há mais de quatro anos.

Os cientistas colocaram moléculas com corantes que respondem à concentração de um analito no sangue. O tipo de molécula anexada ao hidrogel determina o analito. Um analito é o componente de uma amostra que é alvo de análise, por exemplo a glicose, ou o oxigênio, que podem ser reconhecidos pelo sensor.

Um pequeno detector mantido contra a pele, através de luz infravermelha, não visível para o olho humano, mostra se as moléculas com corantes têm mais ou menos fluorescência, dependendo da concentração do analito. O detector envia depois os dados para um computador ou para um celular.

O primeiro produto a ser comercializado na Europa serve para mostrar os níveis de oxigênio em pessoas com doença arterial periférica. A doença reduz o fluxo de sangue oxigenado nos braços e pernas e pode levar à amputação, e o implante ajuda a prevenir essas amputações, informando os médicos sobre a falta de oxigênio nos membros.

Atualmente são feitos ensaios para usar o dispositivo para monitorar os níveis de oxigênio em pacientes com feridas crônicas nos pés. Além disso, os pesquisadores desenvolvem sensores para outros analitos, como a glicose, e estudam a possibilidade de adicionar analitos por norma avaliados através dos exames comuns de sangue.

Os analitos iriam fornecer um registro contínuo, o que permitiria detectar um problema antes dos sintomas físicos e assim agir rapidamente.

Os militares são um grupo interessado no implante, já que pode ajudar a avaliar a saúde dos soldados ou indicar quais feridos devem ser tratados primeiro. Além disso, monitorar os níveis de oxigênio em torno de um músculo também pode mostrar o nível de aptidão de uma pessoa, uma informação que pode ser importante para militares.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …