Sepultura de piratas é descoberta com os restos do famoso “Robin Hood dos Mares”

(dv) Whydah Pirate Museum

Réplica do navio pirata Whydah Gally no Museu dedicado a ele em Massachusetts, EUA

Foi descoberta “a maior sepultura em massa nos EUA”, com os restos mortais do famoso pirata Samuel “Black Sam” Bellamy e do seu bando de 100 homens, no local onde seu navio naufragou, há mais de 300 anos.

Arqueólogos descobriram vestígios humanos que correspondem a mais de 100 pessoas numa sepultura localizada em uma área isolada de Cape Cod, ao largo da costa de Massachusetts, nos EUA.

Os corpos seriam da tripulação de piratas do famoso Capitão Black Sam Bellamy, que ficou conhecido como o pirata mais rico do mundo. Entre os vestígios estariam também partes do próprio Bellamy.

Os corpos teriam ficado sepultados naquela região após o naufrágio do navio onde viajavam, o Whydah Gally, em 1717, no seguimento de uma violenta tempestade.

Foi no Whydah Gally que Bellamy e seus piratas roubaram mais de 54 navios, ao longo da costa dos EUA e do Caribe. Feitos que levaram Black Sam a se tornar o “pirata mais rico do mundo”, com uma fortuna de 131 milhões de dólares, segundo um estudo de 2008 da Forbes (e o câmbio daquele ano).

Testes de DNA

Os primeiros destroços do Whydah foram descobertos em 1984, pelo explorador Barry Clifford. Mas só em 2016 é que Clifford conseguiu, finalmente, encontrar os primeiros vestígios do tesouro do barco pirata.

Em fevereiro deste ano, os arqueólogos liderados por Casey Sherman, que têm explorado a área do naufrágio do Whydah, encontraram os restos mortais do que seria o corpo do Capitão Black Sam. Entretanto, chegaram à vala comum de piratas, onde seus homens estariam sepultados.

“Acreditamos ter encontrado a maior sepultura em massa nos EUA“, revela Casey Sherman em declarações ao jornal The Telegraph. E entre os vestígios agora detectados, teria também sido encontrado um fêmur que pode pertencer a Black Sam.

O próximo passo é tentar comparar o DNA retirado do esqueleto com um descendente vivo do capitão pirata que reside no Reino Unido. Cientistas forenses da Universidade de New Haven, Connecticut, nos EUA, lideram os testes genéticos.

“A prova de que é [o corpo de] Bellamy é extremamente convincente. Estava imediatamente ao lado de uma pistola que ficou provado ser de Bellamy sem qualquer sombra de dúvidas”, salienta ao Telegraph o professor Timothy Palmbach, da Universidade de New Haven.

“A pistola tinham algumas características únicas e símbolos e foi apresentada a ele envolta em uma fita de seda decorativa. É consistente com a pistola de Bellamy“, acrescenta Palmbach.

Um capitão democrático e justo

Black Sam tinha apenas 28 anos quando morreu ao lado de 140 piratas. Apenas dois sobreviveram, o índio John Julian, que fugiu, e o escocês Thomas Davis, que foi julgado em Boston, nos EUA, relatando muito do que hoje se sabe sobre as aventuras do Whydah, de Bellamy e seus homens.

“Ele era conhecido como o Príncipe dos Piratas devido à sua natureza gentil, mas severa, e era capaz de mitigar situações potencialmente violentas”, destaca Casey Sherman ao Telegraph.

Black Sam teria se tornado pirata por amor, para reunir dinheiro para casar com a mulher da sua vida. Ele era conhecido como um capitão democrático e justo, que distribuía as riquezas, o que valeu a ele o apelido de “Robin Hood dos Mares”, e que ouvia a opinião dos seus parceiros sobre as aventuras que deveriam viver na manhã seguinte.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas criam embriões que são parte humanos, parte macacos

Pela primeira vez, cientistas criaram embriões que são uma mistura de células humanas e macacos. Os embriões, descritos quinta-feira na revista Cell, foram criados em parte para tentar encontrar novas formas de produzir órgãos para pessoas …

Criatura misteriosa em árvore que assustou moradores em cidade da Polônia era croissant

Quando autoridades polonesas receberam o chamado de que um animal incomum estava escondido em uma árvore da cidade de Cracóvia, não sabiam o que esperar. "As pessoas não estão abrindo as janelas porque estão com medo …

"Os Simpsons": Hank Azaria se desculpa por dar voz ao personagem indiano Apu

O ator e dublador Hank Azaria pediu desculpas por sua contribuição ao racismo estrutural contra a população indiana. Azaria, que é branco, foi a voz por trás do personagem Apu Nahasapeemapetilon no desenho animado Os Simpsons …

STF confirma anulação das condenações de Lula na Lava Jato

Plenário do Supremo referenda decisão de Fachin que considerou a 13ª Vara Federal de Curitiba incompetente para julgar ações contra o ex-presidente. Com isso, petista retoma o direito de disputar eleições em 2022. O plenário do …

Biden: EUA estão prontos para mais medidas se Rússia continuar a interferir na nossa democracia

Em discurso nesta quinta-feira (15), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que notificou o presidente russo, Vladimir Putin, de que seu governo poderia ter tomado mais medidas contra a Rússia, mas preferiu ser …

Eurodeputados defendem que Bolsonaro seja responsabilizado por necropolítica

O embaixador brasileiro na União Europeia, Marcos Galvão, pediu nesta quinta-feira "vacinas, vacinas e vacinas" para tirar o Brasil "da situação desastrosa" em que se encontra. Durante audiência com deputados do Parlamento Europeu, em …

Robô em forma de estrela vai estudar o fundo do mar

Cientistas do MIT criaram uma estrela-do-mar robótica, que consegue nadar pela vizinhança sem chamar muita atenção. Um dos principais problemas enfrentados pelos robôs marinhos é que eles não se parecem com peixes ou com alguma outra …

Famosa rajada rápida de rádio revela magnetosfera 'dançante' em estrela de nêutrons, diz estudo

Dois novos estudos holandeses revelam informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. Embora os artigos forneçam detalhes antes desconhecidos, eles também levantam questões inéditas. Duas equipes internacionais de astrônomos publicaram dois artigos científicos com …

Bolsonaro é 'grande responsável' por 'desastre' de covid, diz vice-presidente de delegação do Parlamento Europeu para o Brasil

Na visão da alemã Anna Cavazzini, eurodeputada pelo Partido Verde e vice-presidente da delegação do Parlamento Europeu para assuntos relacionados ao Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem "grande parcela de responsabilidade" pela crise …

Lockdown efetivo e vacinação em massa viabilizam reabertura de pubs no Reino Unido

O Reino Unido está colhendo os frutos de um lockdown efetivo e da vacinação em massa promovida pelo gestão de Boris Johnson para frear o avanço da pandemia de covid-19. O país celebra agora o relaxamento …