Sepultura de piratas é descoberta com os restos do famoso “Robin Hood dos Mares”

(dv) Whydah Pirate Museum

Réplica do navio pirata Whydah Gally no Museu dedicado a ele em Massachusetts, EUA

Foi descoberta “a maior sepultura em massa nos EUA”, com os restos mortais do famoso pirata Samuel “Black Sam” Bellamy e do seu bando de 100 homens, no local onde seu navio naufragou, há mais de 300 anos.

Arqueólogos descobriram vestígios humanos que correspondem a mais de 100 pessoas numa sepultura localizada em uma área isolada de Cape Cod, ao largo da costa de Massachusetts, nos EUA.

Os corpos seriam da tripulação de piratas do famoso Capitão Black Sam Bellamy, que ficou conhecido como o pirata mais rico do mundo. Entre os vestígios estariam também partes do próprio Bellamy.

Os corpos teriam ficado sepultados naquela região após o naufrágio do navio onde viajavam, o Whydah Gally, em 1717, no seguimento de uma violenta tempestade.

Foi no Whydah Gally que Bellamy e seus piratas roubaram mais de 54 navios, ao longo da costa dos EUA e do Caribe. Feitos que levaram Black Sam a se tornar o “pirata mais rico do mundo”, com uma fortuna de 131 milhões de dólares, segundo um estudo de 2008 da Forbes (e o câmbio daquele ano).

Testes de DNA

Os primeiros destroços do Whydah foram descobertos em 1984, pelo explorador Barry Clifford. Mas só em 2016 é que Clifford conseguiu, finalmente, encontrar os primeiros vestígios do tesouro do barco pirata.

Em fevereiro deste ano, os arqueólogos liderados por Casey Sherman, que têm explorado a área do naufrágio do Whydah, encontraram os restos mortais do que seria o corpo do Capitão Black Sam. Entretanto, chegaram à vala comum de piratas, onde seus homens estariam sepultados.

“Acreditamos ter encontrado a maior sepultura em massa nos EUA“, revela Casey Sherman em declarações ao jornal The Telegraph. E entre os vestígios agora detectados, teria também sido encontrado um fêmur que pode pertencer a Black Sam.

O próximo passo é tentar comparar o DNA retirado do esqueleto com um descendente vivo do capitão pirata que reside no Reino Unido. Cientistas forenses da Universidade de New Haven, Connecticut, nos EUA, lideram os testes genéticos.

“A prova de que é [o corpo de] Bellamy é extremamente convincente. Estava imediatamente ao lado de uma pistola que ficou provado ser de Bellamy sem qualquer sombra de dúvidas”, salienta ao Telegraph o professor Timothy Palmbach, da Universidade de New Haven.

“A pistola tinham algumas características únicas e símbolos e foi apresentada a ele envolta em uma fita de seda decorativa. É consistente com a pistola de Bellamy“, acrescenta Palmbach.

Um capitão democrático e justo

Black Sam tinha apenas 28 anos quando morreu ao lado de 140 piratas. Apenas dois sobreviveram, o índio John Julian, que fugiu, e o escocês Thomas Davis, que foi julgado em Boston, nos EUA, relatando muito do que hoje se sabe sobre as aventuras do Whydah, de Bellamy e seus homens.

“Ele era conhecido como o Príncipe dos Piratas devido à sua natureza gentil, mas severa, e era capaz de mitigar situações potencialmente violentas”, destaca Casey Sherman ao Telegraph.

Black Sam teria se tornado pirata por amor, para reunir dinheiro para casar com a mulher da sua vida. Ele era conhecido como um capitão democrático e justo, que distribuía as riquezas, o que valeu a ele o apelido de “Robin Hood dos Mares”, e que ouvia a opinião dos seus parceiros sobre as aventuras que deveriam viver na manhã seguinte.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Astrônomos revelam que 2ª minilua da Terra é do tamanho de carro pequeno

A minilua chamada 2020 CD3 conta com um diâmetro de entre um metro e 1,5 metro e chegou a ficar a 13 mil quilômetros do nosso planeta. A minilua 2020 CD3, que orbita a Terra nos …

Diego Maradona morre aos 60 anos

O ex-jogador argentino Diego Maradona, maior astro da história do futebol do país sul-americano, morreu nesta quarta-feira (25/11) aos 60 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória em sua casa em Tigre, ao norte de Buenos …

Incêndios na Amazônia deixam rastro de destruição por décadas

Entre galhos e folhas esturricados sobre o solo que abrigava uma área de floresta intacta, o cheiro de queimada ainda é forte. Próximo a uma das aldeias da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia, vazios surgiram …

EUA: conheça a região com a maior taxa de mortalidade por Covid-19 no mundo

Mais de 12 milhões de pessoas estão contaminadas pela Covid-19 nos Estados Unidos. Mas o vírus não ataca o país de maneira equitativa. Os estados do centro assistem a uma progressão acelerada da epidemia …

Osmar Terra, negacionista da pandemia, está internado com covid-19 em UTI

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), um dos maiores negacionistas da pandemia e fomentador de fake news sobre o novo coronavírus, está internado com covid-19 em um hospital em Porto Alegre. Segundo comunicado do Hospital São …

Detalhe microscópico revela segredos de retratos egípcios de 1.800 anos

Análise das partículas da tinta revelou novas informações sobre os retratos enterrados ao lado das múmias egípcias há mais de 1.800 anos. A pintura Retrato do Homem Barbudo foi feita entre 170 e 180 d.C. e …

Ação da polícia contra migrantes em Paris gera críticas

Forças de segurança desmontam de forma violenta acampamento improvisado no centro da capital francesa. Ministro do Interior diz que imagens são chocantes. Ação ocorre na véspera de votação de lei que favorece polícia. A ação da …

Pandemia gera escassez de matéria-prima e faz preços subirem no Brasil

Por três vezes ao longo do mês de outubro, Diogo Murrieta, dono da pizzaria La-Nápoles, em Belém do Pará, tentou comprar as embalagens de papelão nas quais suas pizzas são entregues aos clientes e não …

Quando as crianças dominaram o mundo: uma sociedade paralela que parece saída da ficção

Na virada do século XIX para o século XX, os jovens, aqueles que já não mais eram crianças mas ainda não haviam entrado para o mercado de trabalho e se tornado adultos, sequer eram vistos …

Sem reconhecer derrota, Trump autoriza início de transição para administração Biden

Mais de duas semanas após o anúncio da vitória de Joe Biden na eleição presidencial americana, Donald Trump autorizou nessa segunda-feira o início do processo de transição para a administração do democrata, mas não …