Sepultura de piratas é descoberta com os restos do famoso “Robin Hood dos Mares”

(dv) Whydah Pirate Museum

Réplica do navio pirata Whydah Gally no Museu dedicado a ele em Massachusetts, EUA

Foi descoberta “a maior sepultura em massa nos EUA”, com os restos mortais do famoso pirata Samuel “Black Sam” Bellamy e do seu bando de 100 homens, no local onde seu navio naufragou, há mais de 300 anos.

Arqueólogos descobriram vestígios humanos que correspondem a mais de 100 pessoas numa sepultura localizada em uma área isolada de Cape Cod, ao largo da costa de Massachusetts, nos EUA.

Os corpos seriam da tripulação de piratas do famoso Capitão Black Sam Bellamy, que ficou conhecido como o pirata mais rico do mundo. Entre os vestígios estariam também partes do próprio Bellamy.

Os corpos teriam ficado sepultados naquela região após o naufrágio do navio onde viajavam, o Whydah Gally, em 1717, no seguimento de uma violenta tempestade.

Foi no Whydah Gally que Bellamy e seus piratas roubaram mais de 54 navios, ao longo da costa dos EUA e do Caribe. Feitos que levaram Black Sam a se tornar o “pirata mais rico do mundo”, com uma fortuna de 131 milhões de dólares, segundo um estudo de 2008 da Forbes (e o câmbio daquele ano).

Testes de DNA

Os primeiros destroços do Whydah foram descobertos em 1984, pelo explorador Barry Clifford. Mas só em 2016 é que Clifford conseguiu, finalmente, encontrar os primeiros vestígios do tesouro do barco pirata.

Em fevereiro deste ano, os arqueólogos liderados por Casey Sherman, que têm explorado a área do naufrágio do Whydah, encontraram os restos mortais do que seria o corpo do Capitão Black Sam. Entretanto, chegaram à vala comum de piratas, onde seus homens estariam sepultados.

“Acreditamos ter encontrado a maior sepultura em massa nos EUA“, revela Casey Sherman em declarações ao jornal The Telegraph. E entre os vestígios agora detectados, teria também sido encontrado um fêmur que pode pertencer a Black Sam.

O próximo passo é tentar comparar o DNA retirado do esqueleto com um descendente vivo do capitão pirata que reside no Reino Unido. Cientistas forenses da Universidade de New Haven, Connecticut, nos EUA, lideram os testes genéticos.

“A prova de que é [o corpo de] Bellamy é extremamente convincente. Estava imediatamente ao lado de uma pistola que ficou provado ser de Bellamy sem qualquer sombra de dúvidas”, salienta ao Telegraph o professor Timothy Palmbach, da Universidade de New Haven.

“A pistola tinham algumas características únicas e símbolos e foi apresentada a ele envolta em uma fita de seda decorativa. É consistente com a pistola de Bellamy“, acrescenta Palmbach.

Um capitão democrático e justo

Black Sam tinha apenas 28 anos quando morreu ao lado de 140 piratas. Apenas dois sobreviveram, o índio John Julian, que fugiu, e o escocês Thomas Davis, que foi julgado em Boston, nos EUA, relatando muito do que hoje se sabe sobre as aventuras do Whydah, de Bellamy e seus homens.

“Ele era conhecido como o Príncipe dos Piratas devido à sua natureza gentil, mas severa, e era capaz de mitigar situações potencialmente violentas”, destaca Casey Sherman ao Telegraph.

Black Sam teria se tornado pirata por amor, para reunir dinheiro para casar com a mulher da sua vida. Ele era conhecido como um capitão democrático e justo, que distribuía as riquezas, o que valeu a ele o apelido de “Robin Hood dos Mares”, e que ouvia a opinião dos seus parceiros sobre as aventuras que deveriam viver na manhã seguinte.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Julho foi mês mais fatal da pandemia de covid-19 no Brasil

Com quase 33 mil vítimas, julho foi o pior mês desde as primeiras infecções com o coronavírus no país. Em São Paulo, estado mais atingido, Instituto Butantan oferece testes grátis da doença respiratória na capital. O …

Ouvidos poderiam esconder coronavírus, descobre estudo

Uma equipe de cientistas da Universidade Johns Hopkins, EUA, encontrou vestígios do novo coronavírus nos ouvidos humanos, alertando que agora as autoridades médicas precisam tomar mais cuidado. Chamado de SARS-CoV-2, o novo coronavírus poderia se esconder …

Quase humano: cérebro artificial ajuda robô a realizar tarefas complexas

Pegar uma lata de refrigerante pode ser uma tarefa simples para os seres humanos, mas isso pode ser muito complexo para um robô. Isso porque ele precisa localizar o objeto, deduzir sua forma, determinar a …

Se você fizer isso, dificilmente terá câncer por toda a vida

A Sociedade Americana de Câncer acaba de atualizar o guia de dieta e atividades físicas com o objetivo de reduzir o risco de se ter câncer ou, possivelmente não ter câncer durante toda a vida. …

Nos hospitais, 70% dos profissionais se sentem despreparados para pandemia

O conhecimento sobre a covid-19 ainda é tão pouco que os médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde estão com medo e se sentindo despreparados. Ao mesmo tempo, por conta da pandemia ainda descontrolada no …

Este chef é um verdadeiro herói no lar de idosos onde trabalha

A admiração conquistada pelo chef Kevin na casa de repouso onde trabalha em Perthshire, na Escócia, não vem apenas do sabor e da beleza de cada prato montado por ele. Cozinheiro profissional desde 1995, Kevin se …

Desafio para Starlink? Rússia prepara sua própria rede de satélites Sfera

A futura rede de conexão de alta velocidade Sfera terá mais de 200 satélites destinados à Internet das Coisas e mais de 250 aparelhos para sondar a Terra, revelou a corporação russa Roscosmos. A rede Sfera …

Mark Zuckerberg comprou Instagram por medo de ele ameaçar o Facebook

“Caso eles cresçam em grande escala, isso pode acabar sendo disruptivo para nós”, afirma Mark Zuckerberg em um e-mail enviado em fevereiro de 2012 ao então diretor financeiro do Facebook, David Eberman. Eles discutiam a compra …

Japão: vítimas da chuva radioativa de Hiroshima são finalmente reconhecidas pela Justiça

Um tribunal de Hiroshima ampliou a definição de sobreviventes de bombas atômicas para incluir na lista novas vítimas do fenômeno que ficou conhecido como "chuva negra" radioativa, que se seguiu ao bombardeio nuclear da …

Brasil reabre fronteiras aéreas para estrangeiros

No dia em que ultrapassou a marca de 90 mil mortes por covid-19, o governo brasileiro decidiu, nesta quarta-feira (29/07), reabrir as fronteiras aéreas para estrangeiros. Está autorizada a entrada de estrangeiros em todos os aeroportos …