Partido Pirata da Islândia legaliza blasfêmia

O Partido Pirata (em islandês, Píratar) celebrou a primeira vitória legislativa – o projeto da lei que torna blasfêmia legal foi aprovado no parlamento da Islândia.

Na quinta-feira (2) 59 de 63 parlamentares apoiaram a iniciativa do Píratar e revogaram a proibição da blasfêmia, que tem vigorado desde 1940. A iniciativa legislativa foi introduzida em janeiro, logo após o atentado que levou 17 vidas da redação do jornal satírico Charlie Hebdo (Paris, França), onde tinham aparecido caricaturas sobre o profeta Maomé.

A lei revogada previa punição pela multa ou três meses de prisão por “ridicularizar ou insultar os dogmas ou a adoração de uma comunidade religiosa que legalmente existe”.

Após o projeto da lei foi aprovado, o Partido Pirata declarou no comunicado que “o parlamento islandês enviou a mensagem importante de que a liberdade não se inclinará diante ataques sanguíneos”.

Cabe mencionar que na sexta-feira passada o premiê da Islândia, Sigmundur David Gunnlaugsson, que encabeça a coalizão parlamentar no poder, declarou que o Partido Pirata ameaça todos os valores caros ao povo da Islândia.

O líder do Píratar no Parlamento, Helgi Hrafn Gunnarsson, respondeu ao premiê que “os valores em que colocamos a maior ênfase são democráticas”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Netflix vai permitir reprodução de filmes e séries parcialmente baixados

Já faz um bom tempo que a Netflix liberou a função de baixar filmes e séries para ver offline e, agora, parece que a empresa trabalha em uma maneira de liberar a reprodução antes mesmo …

China revela 1ª apresentadora virtual desenvolvida por inteligência artificial e tecnologia 3D

Apresentada recentemente pela agência estatal chinesa Xinhua, a primeira apresentadora digital, feita com tecnologia 3D e inteligência artificial do mundo já está trabalhando. Batizada de Xin Xiaowei, a âncora humanoide replica à perfeição a aparência, feições, …

Esta massiva galáxia antiga não deveria existir, de acordo com astrônomos

Uma galáxia massiva similar à Via Láctea desafia a compreensão da formação de galáxias por astrofísicos. Estudo publicado na Nature revela que o sistema surgiu 1,5 bilhões de anos após o Big Bang, sendo o …

Pela 1ª vez, Twitter alerta para fake news em posts de Trump

Rede social marcou dois tuítes do presidente americano com sugestão para que usuários chequem os fatos, apontando que alegações "não têm fundamento". Em reação, Trump acusou plataforma de interferir em eleições. A rede social Twitter colocou, …

Arqueólogos creem ter solucionado mistério de pinturas rupestres aborígenes

Equipe de arqueólogos australianos descobriu raros exemplares de arte rupestre detalhada e em pequena escala com recurso a estênceis, em um abrigo rochoso do povo aborígene Marra. O achado teve lugar em uma caverna que servia …

Costa Rica realiza primeiro casamento homoafetivo da América Central e celebra avanço social

Duas mulheres se casaram na manhã desta terça-feira na Costa Rica, que se tornou o primeiro país da América Central a legalizar o casamento entre pessoas homoafetivas. A pandemia de coronavírus restringiu as comemorações. …

Novo coronavírus não se propaga facilmente pelo contato com superfícies e objetos

Nós sabíamos que o novo coronavírus poderia sobreviver em superfícies por determinados períodos de tempo, e que há detergentes especiais para o manterem longe, mas essa não era a principal forma de transmissão. Agora o Centro …

Sistema do Twitter falha em rotular mensagens falsas

Com o propósito de ajudar seus usuários a não serem vítimas da desinformação sobre a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), o Twitter investiu em mecanismos com base na inteligência artificial para rotular postagens falsas e …

EUA antecipam veto a entrada de estrangeiros que passaram pelo Brasil

Restrição passa a valer às 23h59 desta terça-feira, dois dias antes do anteriormente anunciado. Medida atinge cidadãos não americanos que estiveram em território brasileiro nos últimos 14 dias, salvo algumas exceções. O governo dos Estados Unidos …

Coronavírus: por precaução, OMS suspende ensaios clínicos com hidroxicloroquina

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, nesta segunda-feira, que suspendeu "temporariamente" os ensaios clínicos com hidroxicloroquina que realiza com parceiros em diversos países, por medida de precaução. A decisão segue a publicação na sexta-feira …