Facebook terá serviço de paquera como o Tinder

Já pensou encontrar a cara-metade no Facebook? Mark Zuckerberg anunciou que a rede social vai apostar em um novo serviço de paquera, algo semelhante ao Tinder.

O anúncio aconteceu, na terça-feira (1º), pela boca de Mark Zuckerberg na F8, a conferência anual do Facebook que ocorreu na Califórnia. De acordo com o CEO, a ideia é conectar milhões de pessoas solteiras na maior rede social online do mundo.

200 milhões de pessoas no Facebook se classificam como solteiras, logo, há claramente algo a ser feito”, explicou o presidente-executivo da gigante tecnológica.

O serviço, batizado de “Facebook Dating”, será lançado em breve e poderá ajudar a rede social a reconstruir sua popularidade entre os mais jovens e fazer com que os utilizadores visitem o site com mais frequência, dois dos maiores desafios atuais da empresa.

Ao mesmo tempo, Zuckerberg prometeu proteger a privacidade dos utilizadores, sua prioridade depois do escândalo de roubo de dados da Cambridge Analytica. O Facebook admitiu que os dados de até 87 milhões de utilizadores podem ter sido roubados.

Como vai funcionar

Os utilizadores poderão criar um perfil de “namoro” separado, que não será visível para a rede de amigos. A partir daí, o Facebook recomenda possíveis correspondências com base nas preferências de namoro, assim como interesses e preferências em comum.

O serviço será gratuito e poderá se tornar um verdadeiro problema para concorrentes como o Match Group Inc, dono de aplicativos populares como o Tinder e o OkCupid!. Depois do anúncio do Facebook, as ações da empresa caíram cerca de 20% na bolsa.

Assim como outros serviços do gênero, haverá botões como “passar” e “interessado”. No entanto, haverá também um recurso opcional para encontrar relacionamentos de longo prazo e não apenas “encontros casuais”, explicou Zuckerberg.

Além disso, por motivos de segurança não especificados, as conversas serão apenas de texto. Recorde-se que as fotografias de nudez explícita não solicitadas são uma preocupação recorrente dos serviços online de encontros.

Os responsáveis do Facebook também foram rápidos em destacar outros recursos de segurança e privacidade, observando que a atividade do namoro não poderia aparecer na linha do tempo da rede social.

A questão da segurança

As preocupações sobre a privacidade no Facebook cresceram desde o escândalo da Cambridge Analytica, que trabalhou na campanha de Donald Trump em 2016.

Na mesma conferência, Zuckerberg, que já depôs no Congresso norte-americano, também anunciou que estão desenvolvendo um botão para excluir o histórico de navegação do utilizador fora da plataforma da rede social.

O recurso, chamado de “Limpar Histórico”, será algo semelhante à opção de “limpar cookies” em determinado navegador.

“Quando lançarmos a atualização, será possível ver informação sobre aplicativos e sites com os quais o utilizador interagiu, e apagar essa informação da conta. Também haverá a opção de desligar a recolha de informação”, avançou Zuckerberg.

O fundador da maior rede social do mundo destacou a dificuldade desse “problema da segurança”, mas afirmou que a empresa irá trabalhar para ficar à frente dos adversários, sempre.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Funcionário de funerária é demitido após tirar selfie com corpo de Maradona

Foi demitido o funcionário da funerária responsável pelo velório do ex-jogador Diego Armando Maradona que tirou uma foto ao lado do caixão com o corpo do astro, enterrado nesta quinta-feira, dia 26, na Grande Buenos …

Museu de Londres reunirá relatos de sonhos de britânicos na pandemia

Projeto visa documentar mudanças no sono causadas pelo confinamento e pela crise gerada com a covid-19, além de coletar narrativas sobre o período para gerações futuras. Mudanças no sono aparentemente têm sido comuns durante a pandemia …

'O Gambito da Rainha': série da Netflix ignora sexismo no xadrez, diz ex-campeã

Existem várias cenas comoventes em O Gambito da Rainha, a série da Netflix que conta a história fictícia de Beth Harman, uma jovem prodígio do xadrez da década de 1960. Em uma delas, um jogador experiente …

Detectada "partícula fantasma" no Sol que confirma teoria da década de 1930

Uma equipe internacional de cientistas conseguiu, pela primeira vez, detectar diretamente a presença do ciclo carbono-nitrogênio-oxigênio (CNO) na fusão nuclear do Sol. Este ciclo representa uma das reações de fusão pelas quais as estrelas convertem hidrogênio …

Musk acertou? Tesla se aproxima dos US$ 500 bilhões de valor de mercado

Nesta segunda-feira (23), a Tesla atingiu o valor de mercado de US$ 498 bilhões. E isso em um momento em que não se sabe se a empresa vai conseguir atingir a sua meta de entregar …

Papai Noel é considerado 'trabalhador essencial' na Irlanda

Na mesma semana em que novas restrições de viagem foram colocadas em prática no Reino Unido e na Irlanda diante dos estragos causados pela segunda onda da pandemia de covid-19 na Europa, a Irlanda fez …

Especialistas da ONU advertem sobre viés racista em algoritmos

Os países devem fazer mais para combater o racismo, principalmente nos algoritmos de inteligência artificial utilizados para reconhecimento facial e controles policiais. Essas ferramentas podem reforçar discriminações, alertam especialistas da ONU. Segundo a especialista jamaicana …

Estudo de dentes de megalodonte revela segredos do tubarão de 18 metros

Especialistas em tubarões revelaram mais informações sobre um dos maiores predadores dos mares – o megalodonte. Nova pesquisa de dentes fossilizados da espécie Odotus megalodons, chamada também de megalodonte, sugere que os tubarões fêmeas desta espécie …

Escritor é alvo de censura e terá conta no Twitter suspensa por críticas contra Igreja Universal

O escritor J. P. Cuenca foi censurado por uma decisão judicial e terá sua conta do Twitter suspensa após o juiz da comarca de Campos dos Goytacazes (RJ), Ralph Machado Manhães Junior, acatar um pedido …

"Tesouro" espetacular de antigos artefatos de caça na Noruega é descoberto sob gelo derretido

Arqueólogos descobriram um “tesouro” de artefatos enquanto outra grande mancha de gelo derrete nas montanhas norueguesas, revelando um total de 68 flechas e muitos outros itens de um antigo local de caça de renas. As primeiras …