Steve Jobs dizia acreditar na eficiência do trabalho remoto já em 1990

Matthew Yohe / Wikimedia

Steve Jobs mostra o iPhone 4. Esteve para não haver iPhone 1.

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus e, consequentemente o isolamento social, muitas pessoas conseguem continuar trabalhando normalmente de forma remota.

Mesmo dentro de casa, felizmente, algumas empresas conseguem manter o contato com seus funcionários graças aos diversos aplicativos de conversa que possibilitam essa interação, além de outras ferramentas para bate-papos em vídeos, ideais para reuniões.

Mas nem sempre o trabalho remoto acontece como uma prioridade dentro de uma empresa, sendo apenas uma opção para casos extremos. Algumas, por outro lado, preferem trabalhar dessa forma há algum tempo e já descobriram ser uma ótima possibilidade. Não é de hoje, no entanto, que o home-office começou a ser observado como uma tendência. Steve Jobs, fundador da Apple, falou sobre o assunto há 30 anos.

Em uma entrevista com o jornalista Jon Erlichman, Jobs, que faleceu em 2011, conversou sobre como a tecnologia pode transformar a forma em que trabalhamos. “Estamos descobrindo que podemos reorganizar as nossas companhias de forma eletrônica e rapidamente, e esse é o único tipo de organização que pode começar a acompanhar as mudanças das condições de trabalho”, disse Jobs.

O fundador da Apple contou ainda na entrevista que, na época, estava observando as empresas crescerem de forma muito rápida a cada ano, e que muitos fatores não poderiam acompanhar tudo isso. “Não podemos ter alguém trabalhando para um novo chefe toda semana. Também não podemos mudar nossa organização geográfica rapidamente. Não podemos mover pessoas pelo país toda semana. Mas podemos mudar uma organização eletrônica assim”, disse o executivo.

Jobs também contou ao repórter que a mudança já estava acontecendo com os computadores, que podiam se conectar um ao outro através de redes sofisticadas e ótimas interfaces de usuário, e que isso tornaria possível a criação de grupos de pessoas que estão executando um trabalho em comum. “Essas pessoas poderiam trabalhar juntos de maneira eficiente independente de onde estão geograficamente”, pontuou.

Na época da declaração, em 1990, somente 0,5% dos computadores de todo o mundo estavam conectados na internet, mas Jobs conseguiu usar a sua visão de modernidade e prever como funcionariam os locais de trabalho.

Hoje, existem diversas empresas que trabalham com colaboradores de forma remota e eles não precisam estar na mesma cidade, estado ou, até mesmo, país e continente.

//

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Líbano inicia luto nacional e recebe ajuda internacional

Diversos países enviam suprimentos médicos a Beirute. Presidente da França chega ao Líbano para avaliar situação. Megaexplosão deixou ao menos 137 mortos, incluindo diplomata alemão, e mais de 5 mil feridos. Beirute amanheceu nesta quinta-feira (06/08) …

StarShip finalmente levanta voo: a nave que um dia levará cem humanos para Marte e Lua

A SpaceX fez um lançamento de teste com sucesso do seu gigantesco protótipo do StarShip SN5 em Boca Chica, Texas (EUA), a uma altura planejada de 150 metros. A massiva torre de aço inoxidável flutuou no …

EUA conduzem lançamento de teste do míssil balístico Minuteman III

O projétil não tinha ogiva de combate, mas era equipado com três veículos recuperáveis que foram submetidos a testes. Militares dos EUA lançaram na manhã desta terça-feira (4) um míssil balístico Minuteman III a partir da …

Beirute soma mais de 100 mortos e 4000 feridos após explosões

O Líbano vive nesta quarta-feira (5) um dia de luto nacional, após as explosões na região portuária de Beirute, na tarde de ontem. A tragédia soma pelo menos 100 mortos, 4.000 feridos e 300.000 …

Mensagem na areia salva marinheiros desaparecidos no Oceano Pacífico

Trio de marinheiros que havia se desviado de rota e ficado sem combustível foi localizado numa pequena ilha da Micronésia após três dias. Aeronaves avistaram sinal gigante de SOS escrito na areia da praia. Três homens …

Problemas cardíacos duradouros se apresentam em 78% dos pacientes de coronavírus

O entusiastas do retorno da economia para a normalidade defendem suas opiniões geralmente com base no fato da maioria dos pacientes exibirem sintomas leves ou sequer ter qualquer sintoma de coronavírus, comparando negligentemente o Covid-19 …

Governo britânico vai pagar parte da conta de consumo em pubs e restaurantes

Incentivos não vão faltar para quem estava com saudades de frequentar bares, pubs e restaurantes no Reino Unido. Durante o mês de agosto, o governo britânico vai bancar parte da conta de quem sair …

Cientistas revelam origem de estranhos meteoritos encontrados na Terra

Uma equipe de cientistas norte-americanos teoriza que alguns dos meteoritos, que não se encaixam nas duas categorias principais, têm uma origem até hoje desconhecida por astrônomos. Um grupo significante de meteoritos, que existem hoje na Terra, …

Twitter pode ser multado em US$ 250 milhões por abuso de dados dos usuários

O Twitter confessou que, possivelmente, será multado em até US$ 250 milhões pela Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, no original em inglês) por ter desrespeitado um acordo firmado em 2011 com a agência …

OMS afirma que não há solução milagrosa para lutar contra Covid-19

A Organização Mundial de Saúde avisou na segunda-feira que não há, nem haverá uma solução milagre contra a pandemis de Covid-19, não obstante a corrida que se verifica actualmente de forma a descobrir uma vacina …