“Basta atravessar a rua para achar um trabalho”, diz Macron a jovem desempregado

oecd / Flickr

O presidente francês, Emmanuel Macron

O presidente francês Emmanuel Macron provocou um grande debate nas redes sociais neste domingo (16) após seu diálogo com um jovem desempregado no Palácio do Eliseu, durante as visitas propostas na Jornada Europeia do Patrimônio.

Diante da reclamação quanto à dificuldade em encontrar um emprego, o chefe de Estado disse que se ele “atravessar a rua, encontra um trabalho”.

“Tenho 25 anos e, apesar de mandar currículos, nada acontece”, disse ao presidente o jovem que quer ser um horticultor e estava de visita no Palácio do Eliseu.

“Se você estiver preparado e motivado, há empregos nos hotéis, nos bares, nos restaurantes, na construção, não existe um só lugar em que não estejam procurando pessoas. Eu atravesso a rua e posso achar um trabalho para você”, respondeu Macron.

O jovem disse, por sua vez, que não via problema em mudar de área, mas que independentemente disso ele não obtinha resposta dos empregadores. Macron retrucou que bastava ir às ruas com muitos comércios, como no bairro parisiense de Montparnasse, para achar “pelo menos um que está recrutando nesse momento”.

Os internautas responderam ao debate de forma crítica, acusando o presidente de desconhecer a realidade dos desempregados. Desde sua eleição, Macron é acusado por uma parte da sociedade francesa de ter um discurso elitista.

Christophe Castaner, secretário de Estado das Relações com o Parlamento e diretor geral do partido A República em Marcha, aprovou a resposta do presidente ao jovem desempregado.

“O presidente está mentindo? Se formos a Montparnasse, não vamos encontrar muitas ofertas de emprego? Prefiro um presidente que diz a verdade do que um que fica calado”, disse Castaner, além de denunciar “o ódio e o desprezo” nas redes sociais.

Os hotéis e restaurantes na França se encontram atualmente com uma escassez de mão-de-obra. Em agosto, Roland Héguy, presidente da principal organização da área da hotelaria, afirmou que havia “100.000 vagas” a serem preenchidas.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …