“Basta atravessar a rua para achar um trabalho”, diz Macron a jovem desempregado

oecd / Flickr

O presidente francês, Emmanuel Macron

O presidente francês Emmanuel Macron provocou um grande debate nas redes sociais neste domingo (16) após seu diálogo com um jovem desempregado no Palácio do Eliseu, durante as visitas propostas na Jornada Europeia do Patrimônio.

Diante da reclamação quanto à dificuldade em encontrar um emprego, o chefe de Estado disse que se ele “atravessar a rua, encontra um trabalho”.

“Tenho 25 anos e, apesar de mandar currículos, nada acontece”, disse ao presidente o jovem que quer ser um horticultor e estava de visita no Palácio do Eliseu.

“Se você estiver preparado e motivado, há empregos nos hotéis, nos bares, nos restaurantes, na construção, não existe um só lugar em que não estejam procurando pessoas. Eu atravesso a rua e posso achar um trabalho para você”, respondeu Macron.

O jovem disse, por sua vez, que não via problema em mudar de área, mas que independentemente disso ele não obtinha resposta dos empregadores. Macron retrucou que bastava ir às ruas com muitos comércios, como no bairro parisiense de Montparnasse, para achar “pelo menos um que está recrutando nesse momento”.

Os internautas responderam ao debate de forma crítica, acusando o presidente de desconhecer a realidade dos desempregados. Desde sua eleição, Macron é acusado por uma parte da sociedade francesa de ter um discurso elitista.

Christophe Castaner, secretário de Estado das Relações com o Parlamento e diretor geral do partido A República em Marcha, aprovou a resposta do presidente ao jovem desempregado.

“O presidente está mentindo? Se formos a Montparnasse, não vamos encontrar muitas ofertas de emprego? Prefiro um presidente que diz a verdade do que um que fica calado”, disse Castaner, além de denunciar “o ódio e o desprezo” nas redes sociais.

Os hotéis e restaurantes na França se encontram atualmente com uma escassez de mão-de-obra. Em agosto, Roland Héguy, presidente da principal organização da área da hotelaria, afirmou que havia “100.000 vagas” a serem preenchidas.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …

Filho interrompe ao vivo de repórter para pedir biscoitos

Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu filho, que fez um pedido bastante singelo para a mãe: ele queria alguns biscoitos. O vídeo foi …

Encontrados metais em crateras da Lua que podem dar pistas sobre sua formação

A hipótese mais aceita sobre a formação da Lua diz que ela surgiu após a colisão entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia. O suposto evento é chamado de “hipótese …

Coronavírus empurra Cuba de volta à crise

Apesar de a covid-19 estar sob controle no país, os problemas econômicos têm se agravado, e a já difícil situação de abastecimento se torna mais crítica. Segundo semestre deve ser ainda pior na ilha caribenha. Cuba …

Boicote ao Facebook: como a debandada de grandes anunciantes pode afetar sobrevivência da rede social

Boicotes podem ser extremamente eficazes: é o que o Facebook está descobrindo. No final do século 18, o movimento abolicionista encorajou o povo britânico a ficar longe de bens produzidos pelos escravos. Funcionou. Cerca de 300 …