STF quer saber quem retirou documentos da CPI dos Correios

micheltemer / Flickr

Senador Delcídio do Amaral e (vice) presidente Michel Temer

Senador Delcídio do Amaral e (vice) presidente Michel Temer

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes determinou que a Polícia Federal investigue vídeos que mostrariam a retirada de documentos da CPI Mista dos Correios, transportados para o arquivo do Senado em maio deste ano.

A medida faz parte da investigação sobre o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e presidente nacional do partido acusado de inúmeras ganhos ilícitos na delação feita pelo senador cassado Delcídio do Amaral (sem partido-MT).

O objetivo da investigação determinada pelo STF à PF é identificar os servidores que transportaram os documentos até o arquivo do Senado. Segundo depoimento de Delcídio à Justiça, Aécio teria participado de uma maquiagem em dados sobre o Banco Rural enviados à CPI dos Correios em 2005.

A estratégia, ainda segundo o senador cassado, era ocultar a existência de um mensalão mineiro durante os trabalhos da CPI, que investigava o mensalão do PT. À época, Delcídio era presidente da CPI.

Para a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), o Brasil vive dias difíceis em um momento de restrição da democracia e de um atentado profundo ao estado de direito.

“Afirmo isso com muita convicção e me valendo de declarações até de membros do poder judiciário. O ministro Lewandowski, que até então era presidente do STF e que dirigiu a sessão de julgamento da presidente Dilma, veio a público, logo após o episódio e disse que houve um tropeço da democracia.”

A parlamentar comemora a decisão de Gilmar Mendes, mas diz que há uma tendenciosidade muito forte por parte de alguns membros do poder judiciário que seguem com muita agilidade em alguns processos, mas com muita morosidade em outros.

“Se o ministro Gilmar Mendes determina que seja feita uma perícia na mexida de documentos de uma CPI a mando de um senador isso é fundamental agora. O que eu questiono é: por que não foi feito isso antes? E importante esse tipo de ação para que as investigações possam seguir.”

Nesta terça-feira, em Tóquio, o presidente Michel Temer minimizou denúncias da Odebrecht contra o ministro Geddel Vieira Lima, da Secretaria de Governo; Moreira Franco, secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos: e Romero Jucá, presidente do PMDB.

Segundo Temer, “se a cada momento que alguém mencionar o nome de alguém isso passa a dificultar o governo, fica difícil”.

Para a senadora Vanessa, a fala do presidente revela dois pesos e duas medidas.

“Tiraram uma presidente da República, e uma das questões que levantaram era que era um governo completamente desgovernado, responsável por toda a corrupção. E isso contra uma presidente que nunca teve seu nome citado em denúncia nenhuma, o que não acontece com esse atual presidente, cujo nome aparece em várias citações e delações. É óbvio que ele tem que utilizar esse caminho. Se ele disser e agir agora como agia na época da Dilma, não só ele vai ter que demitir todos os seus ministros, mas ele vai ter que sair também.”

A senadora lembrou também que, entre as manchetes dos jornais desta terça-feira, está a que cita o ministro dos Esportes, Leonardo Picciani, suspeito de lavagem de dinheiro simulando venda superfaturada de gado a uma empreiteira envolvida na Lava Jato.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …