Stonehenge ganha túnel subterrâneo de R$ 12 bilhões para reduzir trânsito ao redor

Quem visita o monumento pré-histórico de Stonehenge muitas vezes vê interrompido pela algazarra de engarrafamentos, carros buzinando e o trânsito que costuma se dar ao redor desse Patrimônio Mundial da UNESCO de mais de 5 mil anos.

A fim de preservar o devido clima de mistério, mística e comoção que os visitantes procuram no local, respeitando as lendas e mitos sobre a construção do círculo concêntrico de pedras, o governo britânico aprovou a construção de um grande túnel subterrâneo nas proximidades de Stonehenge, a fim de reduzir a passagem de automóveis na estrada de pista única A303, que passa ao lado do monumento.

Com custo calculado de 1,7 bilhão de libras (equivalente a 12,11 bilhões de reais), a construção do túnel sob a terra ao redor de Stonehenge é a mais significativa parte de um grande plano de investimento em melhorias no sistema rodoviário britânico, a um custo total de 15 bilhões de libras por todo o país – equivalente a mais de 106 bilhões de reais.

“Essa é provavelmente a maior mudança para o ambiente ao redor do Stonehenge desde a Idade das Pedras, porque claramente, quando foi construído há 3 mil anos, não havia planos para que ficasse ao lado de uma rodovia de tráfego pesado”, afirmou Nick Clegg, vice-primeiro-ministro do Reino Unido.

A data para o início das obras ainda não foi estabelecida, mas estima-se que o túnel terá ao menos em torno de 5 quilômetros de extensão como uma das maiores obras rodoviárias da história do país.

A ideia é que a mudança acaba com a poluição sonora e visual provocada no local pelo trânsito intenso – não é incomum que de fato um grande engarrafamento se dê ao redor de Stonehenge.

“A Secretaria de Estado concorda que os benefícios da obra permitirão aos visitantes apreciar o círculo de pedras sem a distração visual e aural do tráfego intenso”, escreveu o Secretário de Transporte, Grant Shapps, quando da aprovação do orçamento.

Localizado no condado de Wiltshire, no sul da Inglaterra, o monumento consiste em um círculo de pedras, algumas empilhadas sobre outras, que chegam a ter 5 metros de altura e peso de 50 toneladas. Segundo arqueólogos, a construção de Stonehenge começou em cerca de 3 mil a.C., inicialmente como um local de enterros e rituais – outros usos, no entanto, foram se dando ao longo dos séculos.

Não há registros dos métodos de construção, e até hoje não é explicado o meio encontrado para o transporte e o posicionamento das pedra há 5 mil anos. Estima-se que ao longo de mais de 1.500 anos de mudanças no local, mais de 30 milhões de horas de trabalho tenham sido aplicadas na construção do monumento.

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