Ossos de porcos permitem decifrar enigma de Stonehenge

A análise de isótopos de ossos de centenas de porcos encontrados em torno de Stonehenge mostraram que foram levados de vários lugares do Reino Unido, o que faz pensar que o monumento era um “palco para festivais” no passado remoto.

“O mais interessante são os esforços que os participantes desses festivais tiveram que fazer para transportar os porcos para Stonehenge. Em princípio, nada os impedia de comprar a carne local, ao invés de transportar ao longo de centenas e milhares de quilômetros animais pouco adaptados a tais viagens. Isso indica a existência de algumas regras exigidas aos participantes de levarem seus próprios porcos“, comentou Richard Madgwick da Universidade de Cardiff, Reino Unido.

Três anos atrás, os geólogos analisaram a composição química das pedras que formam Stonehenge e chegaram à conclusão que elas foram trazidas para o sul do Reino Unido do oeste do País de Gales, afastado uns 500 quilômetros de Wiltshire.

Essa descoberta fez os cientistas pensar que Stonehenge poderia ter sido inicialmente construído no oeste do País de Gales e depois transportado pelos proprietários, que teriam terminado a construção da sua parte externa com pedras de arenito local. A teoria foi confirmada no ano passado depois da análise química dos ossos de supostos construtores do monumento.

Além das ossadas de construtores, os arqueólogos encontraram restos de centenas de porcos supostamente abatidos e consumidos durante as festas religiosas e culturais ocorridas em Stonehenge.

A origem galesa dos construtores do monumento fez os cientistas pensar que porcos poderiam ter sido levados ao condado de Wiltshire de outras regiões.

A análise de isótopos dos dentes e tecido ósseo de pessoas e animais permitiu determinar onde eles nasceram e moravam. A investigação mostrou que os porcos vieram de todas as partes do Reino Unido, inclusive da Escócia e de outras regiões do norte do país, afastadas milhares de quilômetros de Wiltshire.

A diversidade de origem é caraterística também de outro monumento neolítico localizado a dezenas de quilômetros de Stonehenge. Os cientistas afirmam que tais construções desempenharam um papel importante na vida de todos os moradores do Reino Unido, que as conheciam e honraram mesmo morando a milhares de quilômetros.

Os arqueólogos e historiadores ainda têm que esclarecer como os britânicos conseguiam transportar porcos vivos a distâncias tão grandes.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …