Ossos de porcos permitem decifrar enigma de Stonehenge

A análise de isótopos de ossos de centenas de porcos encontrados em torno de Stonehenge mostraram que foram levados de vários lugares do Reino Unido, o que faz pensar que o monumento era um “palco para festivais” no passado remoto.

“O mais interessante são os esforços que os participantes desses festivais tiveram que fazer para transportar os porcos para Stonehenge. Em princípio, nada os impedia de comprar a carne local, ao invés de transportar ao longo de centenas e milhares de quilômetros animais pouco adaptados a tais viagens. Isso indica a existência de algumas regras exigidas aos participantes de levarem seus próprios porcos“, comentou Richard Madgwick da Universidade de Cardiff, Reino Unido.

Três anos atrás, os geólogos analisaram a composição química das pedras que formam Stonehenge e chegaram à conclusão que elas foram trazidas para o sul do Reino Unido do oeste do País de Gales, afastado uns 500 quilômetros de Wiltshire.

Essa descoberta fez os cientistas pensar que Stonehenge poderia ter sido inicialmente construído no oeste do País de Gales e depois transportado pelos proprietários, que teriam terminado a construção da sua parte externa com pedras de arenito local. A teoria foi confirmada no ano passado depois da análise química dos ossos de supostos construtores do monumento.

Além das ossadas de construtores, os arqueólogos encontraram restos de centenas de porcos supostamente abatidos e consumidos durante as festas religiosas e culturais ocorridas em Stonehenge.

A origem galesa dos construtores do monumento fez os cientistas pensar que porcos poderiam ter sido levados ao condado de Wiltshire de outras regiões.

A análise de isótopos dos dentes e tecido ósseo de pessoas e animais permitiu determinar onde eles nasceram e moravam. A investigação mostrou que os porcos vieram de todas as partes do Reino Unido, inclusive da Escócia e de outras regiões do norte do país, afastadas milhares de quilômetros de Wiltshire.

A diversidade de origem é caraterística também de outro monumento neolítico localizado a dezenas de quilômetros de Stonehenge. Os cientistas afirmam que tais construções desempenharam um papel importante na vida de todos os moradores do Reino Unido, que as conheciam e honraram mesmo morando a milhares de quilômetros.

Os arqueólogos e historiadores ainda têm que esclarecer como os britânicos conseguiam transportar porcos vivos a distâncias tão grandes.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …