Pedras azuis de Stonehenge datam de 3000 a.C.

As conhecidas como “pedras azuis” que formam o monumento megalítico de Stonehenge, na Inglaterra, datam do ano 3000 a.C., é o que revela um estudo elaborado pela University College London (UCL) publicado nesta terça-feira na revista especializada “Antiquity”.

Durante a pesquisa, foram realizadas escavações em duas pedreiras do País de Gales, de onde já se sabia que provêm as pedras azuis, que proporcionaram novas evidências de que sua extração aconteceu há 5 mil anos.

Essas 42 pedras são as menores que formam o famoso monumento de Stonehenge e são chamadas assim por terem sido construídas com blocos de arenito de tom azulado.

Os geólogos já sabiam que as pedras azuis provêm das colinas de Preseli, em Pembrokeshire, no oeste do País de Gales. Porém, este novo estudo indica as situações exatas de duas dessas pedreiras e revela quando e como foram extraídas as rochas.

Nas escavações, que duraram oito anos, participaram especialistas da UCL e arqueólogos de várias instituições de todo o Reino Unido, como a Universidade de Bournemouth, a Universidade de Southampton, a Universidade das Terras Altas e Ilhas e pesquisadores do Museu Nacional do País de Gales.

O professor de Arqueologia da UCL, Mike Parker Pearson, que liderou o estudo, disse que o mais “emocionante” desta descoberta é que ela traz a possibilidade de “solucionar o grande mistério de Stonehenge: por que suas pedras vieram de tão longe?”.

“Todos os monumentos neolíticos restantes na Europa foram construídos com megálitos trazidos de não mais que 10 milhas de distância, aproximadamente 16 quilômetros”, afirmou o professor.

Pearson acrescentou que o objetivo agora é “descobrir o que havia de tão especial nas colinas de Preseli há 5 mil anos, e se havia círculos de pedra importantes ali, construídos antes que as pedras azuis fossem levadas para Stonehenge”.

A maior pedreira de onde foram extraídas as rochas se encontra a quase 180 milhas (cerca de 290 quilômetros) de Stonehenge, na afloração de Carn Goedog, na encosta norte das colinas de Preseli.

Stonehenge é um dos monumentos megalíticos mais famosos do mundo, que foi construído no Período Neolítico há entre 4 mil e 5 mil anos perto da cidade de Amesbury, no condado inglês de Wiltshire, e ainda hoje está repleto de incógnitas que os arqueólogos tentam solucionar.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Venezuela pede investigação do aeroporto de Lisboa em caso de tráfico de drogas

Polícia prendeu duas pessoas em Caracas, envolvidas em envio quinzenal de drogas para Portugal. Segundo autoridades venezuelanas, o transporte era feito em voos da TAP e o aeroporto de Lisboa foi acusado de cumplicidade. O Ministério …

Alemanha reforça medidas de segurança contra extrema direita após atentado

Após o choque do ataque racista em Hanau e pressionado por todos os lados a reagir, o governo alemão anunciou nesta sexta-feira (21) um fortalecimento da vigilância policial, especialmente em torno das mesquitas, diante de …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta nos arredores de Berlim

O Tribunal Administrativo Superior de Berlim-Brandemburgo, na Alemanha, autorizou nesta quinta-feira (20/02) a fabricante americana de carros elétricos Tesla a continuar derrubando uma floresta nos arredores de Berlim para a construção de sua primeira fábrica …

McDonald’s lança vela perfumada com ingredientes de hambúrguer

Quando você pensa que o McDonald’s já esgotou a sua cota de criatividade, eis que o marketing da franquia de restaurantes surge com as velas perfumadas com ingredientes de hambúrguer. Criadas para comemorar os 50 anos …

Câmara oculta no túmulo de Tutancâmon poderia abrigar rainha Nefertiti, revelam cientistas

Uma equipe de arqueólogos afirma ter encontrado evidências da existência de uma câmara oculta por atrás das paredes da famosa tumba de Tutancâmon, no Vale dos Reis, Egito. Essa câmara, segundo cientistas, poderia ser a …

Donald Trump critica Oscar por ter escolhido Parasita como Melhor Filme

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não ficou nada satisfeito com a escolha de Parasita, longa sul-coreano, como vencedor do Oscar de Melhor Filme. O político disparou contra a Academia, que escolheu a produção de …

Vídeo viral de menino que sofre bullying gera onda de comoção e apoio global

Pessoas de todo o mundo se uniram em apoio a um menino australiano de nove anos depois que um vídeo mostrando sua profunda angústia por ter sofrido bullying viralizou nas redes sociais. Yarraka Bayle postou o …

Inteligência dos EUA diz que Rússia atua por reeleição de Trump

Oficiais alertam parlamentares de que Moscou vem interferindo para ajudar campanha eleitoral do presidente americano. Mídia afirma que Trump substituiu diretor de Inteligência Nacional após se irritar com a revelação. Oficiais de inteligência dos EUA alertaram …

Levantamento aponta que Brasil tem 300 mil bruxos e bruxas

De acordo com a União Wicca do Brasil (UWB), há cerca de 300 mil bruxos e bruxas no país. O Rio de Janeiro é o estado campeão em número de praticantes, somando 40 mil adeptos …

Após ser baleado, senador Cid Gomes deixa UTI de hospital no Ceará

O senador Cid Gomes (PDT-CE) saiu da UTI após ser baleado durante manifestação de policiais em Sobral, no Ceará. Cid Gomes recebeu alta para a enfermaria, onde deve seguir internado, mas sem risco de vida, segundo …