Submarino soviético naufragado em 1989 causou “Chernobyl do Ártico”

Cientistas identificaram um vazamento de radiação no naufrágio de um submarino nuclear russo Komsomolets, que afundou nas águas do mar Ártico na Noruega em 1989.

Uma equipe de cientistas noruegueses identificou um vazamento de radiação no naufrágio de um submarino nuclear russo Komsomolets, que naufragou nas águas do mar Ártico, junto à Ilha dos Ursos, na Noruega, em 1989.

O submarino da era soviética afundou após um incêndio a bordo, do qual resultou a perda de vida de 42 dos 69 tripulantes a bordo. Descansando a uma profundidade de 1,7 km, o reator nuclear do submarino e duas ogivas nucleares ainda estão a bordo.

Os cientistas registraram recentemente radiação no local do naufrágio, com um valor 100.000 vezes o nível normal para o mar da Noruega.

“Várias amostras tomadas e em torno de um duto de ventilação do submarino naufragado continham em níveis muito mais elevados de césio radioativo do que normalmente se encontraria no mar da Noruega”, explicou o Instituto de Pesquisa Marinha da Noruega em um comunicado.

O instituto disse que as descobertas foram encontrados de cerca de 100 Becquerel (Bq) por litro, em oposição a cerca de 0,001 Bq por litro em outras partes do mar norueguês. O nível mais alto medido em uma amostra no local do naufrágio foi 800.000 vezes maior que o normal, de acordo com os pesquisadores. No entanto, os cientistas notaram que outras amostras do mesmo duto não continham níveis elevados de radiação.

“Pegamos amostras de água de dentro desse duto, em particular porque os russos documentaram vazamentos aqui tanto nos anos 90 quanto mais recentemente, em 2007”, disse a líder da expedição, Hilde Elise Heldal, em um comunicado. “Então não ficamos surpresos em encontrar níveis altos aqui.”

Heldal disse que os níveis de radiação não são perigosamente altos, citando o limite permitido para o césio radioativo nos alimentos.

“Após o acidente de Chernobyl em 1986, as autoridades norueguesas fixaram esse limite para 600 Bq por kg”, explicou ela. “Os níveis que detectamos estavam claramente acima do normal nos oceanos, mas não eram alarmantes.”

“O que descobrimos durante a nossa pesquisa tem muito pouco impacto nos peixes e frutos do mar noruegueses. Em geral, os níveis de césio no mar da Noruega são muito baixos, e como o naufrágio é tão profundo, a poluição causada pelo Komsomolets é rapidamente diluída”, explicou Heldal.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …