Superônibus futurista chinês que trafegaria sobre os carros é uma fraude

CV Youtube

-

Proposta inovadora ou simplesmente golpe? A polícia de Pequim, na China, prendeu 32 pessoas por arrecadarem ilegalmente fundos para o projeto do Ônibus de Trânsito Elevado – TEB, na sigla em inglês -, projeto de transporte de massa pensado para evitar congestionamentos ao trafegar sobre os carros.

A ideia atraiu grande atenção internacional quando foi apresentada na Exposição Internacional de Alta Tecnologia de Pequim em maio de 2016, onde visitantes puderam observar uma miniversão do invento em funcionamento.

A BBC Brasil chegou a noticiar a apresentação do protótipo em Pequim e um teste feito na cidade de Qinhuangdao em agosto de 2016.

Mas, poucos meses depois, cresceu a especulação de que tudo não passava de um esquema criminoso. O projeto foi cancelado em junho. A imprensa chinesa divulgou que a estação de testes do TEB em Qinhuangdao fora demolida.

A polícia prendeu 31 pessoas, entre elas, Bai Zhiming, diretor-executivo da TEB Technologies, empresa que estava à frente da iniciativa, e fundador da companhia de financiamento Huaying Kailai Asset Management.

Aos investidores, haviam sido oferecidos lucros de 12% sobre o capital que colocassem no negócio, mas, segundo a mídia chinesa, a oferta teria sido uma forma de atrair essas pessoas para que comprassem produtos financeiros da Huaying Kailai.

Na China, são comuns golpes em que sites oferecem grandes retornos para investimentos em novas empresas, uma área ignorada pelos bancos estatais do país. Em um comunicado, a polícia disse estar trabalhando para recuperar o dinheiro dos investidores do TEB.

O ceticismo quanto ao novo modelo de ônibus – um veículo elétrico mede 21 metros de comprimento por 7,6 metros de largura e 5 de altura, – começou a surgir quando, após os primeiros testes realizados em agosto de 2016, foram suspensos os testes subsequentes.

Muitos questionavam se o veículo poderia fazer curvas ou passar embaixo de pontes. Outros perguntavam como ele dobraria as esquinas ou se era suficientemente forte para suportar seu próprio peso e o dos passageiros. A expectativa era de que o “superônibus” pudesse levar até quatro vagões, permitindo o transporte de 1,2 mil passageiros.

Alguns observaram que o modelo usado nos primeiros testes foi o mesmo apresentado há seis anos, quando a ideia surgiu, o que apontava que não havia sido feito nenhum progresso técnico significativo nesse tempo.

Também não se sabia se o ônibus havia sido ou não aprovado pelas autoridades. O jornal Financial Times chegou a informar que o governo de Qinhuangdao, na Província de Hebei, no nordeste da China, onde estava sendo testado o TEB, disse que investiria US$ 1,5 milhão no projeto.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …