Superônibus futurista chinês que trafegaria sobre os carros é uma fraude

CV Youtube

-

Proposta inovadora ou simplesmente golpe? A polícia de Pequim, na China, prendeu 32 pessoas por arrecadarem ilegalmente fundos para o projeto do Ônibus de Trânsito Elevado – TEB, na sigla em inglês -, projeto de transporte de massa pensado para evitar congestionamentos ao trafegar sobre os carros.

A ideia atraiu grande atenção internacional quando foi apresentada na Exposição Internacional de Alta Tecnologia de Pequim em maio de 2016, onde visitantes puderam observar uma miniversão do invento em funcionamento.

A BBC Brasil chegou a noticiar a apresentação do protótipo em Pequim e um teste feito na cidade de Qinhuangdao em agosto de 2016.

Mas, poucos meses depois, cresceu a especulação de que tudo não passava de um esquema criminoso. O projeto foi cancelado em junho. A imprensa chinesa divulgou que a estação de testes do TEB em Qinhuangdao fora demolida.

A polícia prendeu 31 pessoas, entre elas, Bai Zhiming, diretor-executivo da TEB Technologies, empresa que estava à frente da iniciativa, e fundador da companhia de financiamento Huaying Kailai Asset Management.

Aos investidores, haviam sido oferecidos lucros de 12% sobre o capital que colocassem no negócio, mas, segundo a mídia chinesa, a oferta teria sido uma forma de atrair essas pessoas para que comprassem produtos financeiros da Huaying Kailai.

Na China, são comuns golpes em que sites oferecem grandes retornos para investimentos em novas empresas, uma área ignorada pelos bancos estatais do país. Em um comunicado, a polícia disse estar trabalhando para recuperar o dinheiro dos investidores do TEB.

O ceticismo quanto ao novo modelo de ônibus – um veículo elétrico mede 21 metros de comprimento por 7,6 metros de largura e 5 de altura, – começou a surgir quando, após os primeiros testes realizados em agosto de 2016, foram suspensos os testes subsequentes.

Muitos questionavam se o veículo poderia fazer curvas ou passar embaixo de pontes. Outros perguntavam como ele dobraria as esquinas ou se era suficientemente forte para suportar seu próprio peso e o dos passageiros. A expectativa era de que o “superônibus” pudesse levar até quatro vagões, permitindo o transporte de 1,2 mil passageiros.

Alguns observaram que o modelo usado nos primeiros testes foi o mesmo apresentado há seis anos, quando a ideia surgiu, o que apontava que não havia sido feito nenhum progresso técnico significativo nesse tempo.

Também não se sabia se o ônibus havia sido ou não aprovado pelas autoridades. O jornal Financial Times chegou a informar que o governo de Qinhuangdao, na Província de Hebei, no nordeste da China, onde estava sendo testado o TEB, disse que investiria US$ 1,5 milhão no projeto.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …