Surto de febre amarela pode ter relação com desequilíbrio causado por tragédia de Mariana

Corpo de Bombeiros / MG

Desde o início de 2017, casos de febre amarela voltaram a aparecer gradativamente na sociedade brasileira. A doença, que parecia superada, ganhou proporções maiores neste mês de janeiro, com casos em São Paulo, especialmente, assustando a população a provocando filas imensas nos postos de vacinação.

Há um ano, a bióloga Márcia Chame, do instituto de pesquisas Fiocruz, explicou que o fenômeno pode estar diretamente relacionado com a tragédia de Mariana, ocorrida em 2015. Na época, ninguém deu muita bola, mas agora parece valer a investigação.

O rompimento da Barragem do Fundão, controlada pela mineradora Samarco Mineração S.A., em conjunto com a Vale S.A. e a anglo-australiana BHP Billiton, provocou destruição na região pertencente ao estado de Minas Gerais.

A lama levou casas, deixou aos menos 25 pessoas desaparecidas e três mortos, além de provocar impactos até hoje incalculáveis no ecossistema da região.

A hipótese tem como ponto de partida o fato de os primeiros pacientes com sintomas da doença serem residentes de cidades na região próxima do Rio Doce, que foi invadido pelos dejetos da barragem e perdeu quase toda sua vida útil.

“Mudanças bruscas no ambiente provocam impacto na saúde dos animais, incluindo macacos. Com o estresse gerado pelos desastres e com a falta de alimentação adequada, eles se tornam mais suscetíveis a doenças, incluindo a febre amarela”, explicou Márcia ao Estadão.

Muito provavelmente, os macacos da região foram as primeiras vítimas do vírus. Diante do desastre, eles migraram para outras regiões, podendo ter sido a principal fonte de disseminação da doença.

Em 2018, a tragédia em Mariana completa 3 anos. Até hoje, as vítimas lutam para receberem indenizações das empresas responsáveis em processos que se arrastam na Justiça.

Mas, cuidado: os macacos não têm culpa nenhuma da transmissão do vírus. “Na verdade, os macacos, assim como os seres humanos, são vítimas da doença, que também pode matá-los, e não efetivos causadores, como muitos podem erroneamente pensar. Não há como vacinar os macacos que vivem em áreas de mata, contrariamente ao que ocorre com os humanos, que podem se vacinar”, conta Alexandre Rossi, zootecnia e cursa medicina veterinária, em texto publicado no Portal IG.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …