A startup de São Paulo Washout levou o conceito de economia compartilhada para quem está de boa com a ideia de lavar roupas dos outros para ganhar uns trocados. A ideia é ser um Uber de lavadoras: você cuida da roupa suja de alguém, e o pagamento é rateado entre você e a Washout, que cuida da plataforma que une serviço e cliente.
Assim como em outros negócios de economia compartilhada, a ideia é ser lucrativo pra todos: tanto para quem está com sua máquina de lavar ociosa quanto para a empresa. O site não fornece valores, mas afirma que a remuneração pelo serviço equivale atualmente a 15 corridas de Uber ou 25 entregas no iFood.
“Eles recebem, em média, R$ 800. Depende da região e do quanto a pessoa quer trabalhar”, afirma Vittor Strausz, um dos fundadores, ao Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Já o cliente precisa fazer o pedido no site da empresa – eles ainda não contam com aplicativos. A forma de cobrança é curiosa: por quilo de roupa lavada.
A empresa surgiu no início de 2020 com três empreendedores: Strausz, Rafael Guaspari e Rafael Pereira, todos de São Paulo, com um investimento inicial foi de R$ 350 mil. Em março, conseguiram um aporte de R$ 5 milhões.
Ciberia // Canaltech