Pânico em Wall Street afunda índices com fortes perdas

Um movimento de pânico se apoderou dos investidores em Wall Street nesta terça-feira (6), onde o índice mais emblemático da praça financeira afundou, depois de vários meses de euforia na bolsa reivindicada pelo presidente norte-americano, Donald Trump.

O Dow Jones Industrial Average entrou em queda súbita na segunda parte da sessão e, em menos de uma hora, superou os patamares dos 500 e 1.500 pontos perdidos. No nível mínimo, chegou a cair mais de 10% em relação ao nível recorde que estabeleceu em 26 de janeiro.

Transmitida ao vivo pelas telas das televisões, a queda chamava em Nova York a atenção dos pedestres, constatou um jornalista da AFP. Depois de uma pequena recuperação no final da sessão, o Dow Jones acabou perdendo 4,61%.

O índice tecnológico Nasdaq, por sua vez, perdeu 3,78%, e o largo S&P 500, que representa as maiores 500 empresas cotadas nos EUA, cedeu 4,11%.

A correção ocorreu no dia em que Jerome Powell chegou à presidência do banco central norte-americano, em substituição de Janet Yellen. Mas há muito tempo que os observadores esperavam a correção, em particular depois de os índices somarem recordes atrás de recordes nos últimos meses.

O S&P 500 tinha registrado em janeiro seu melhor resultado desde 1997.

Trump costuma se parabenizar, nas suas mensagens no Twitter e em discursos, pelo desempenho da bolsa e tinha feito deste um argumento favorito para seduzir meios empresariais durante o mais recente Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

Nesta segunda-feira (5), a Casa Branca assegurou, em comunicado enviado à estação televisiva CNBC, que “ficava sempre inquieta quando o mercado perde valor“. Mas um porta-voz, divulgando “a flutuação dos mercados no curso prazo”, lembrou mais tarde que a economia dos EUA continuava “muito sólida” e “ia no bom sentido”.

A taxa de desemprego nos EUA é a mais baixa em 17 anos e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) foi de 2,3% em 2017.

Tínhamos perdido o hábito de ver os índices acelerar do lado negativo”, observou Art Hogan, da Wunderlich Securities, um analista veterano da praça nova-iorquina. Esboçada na semana passada, a queda foi desencadeada por um aumento do nervosismo dos investidores com a subida das taxas de juros.

O anúncio de uma subida significativa dos salários em janeiro nos EUA intensificou, na sexta-feira, os receios de inflação e de o banco central norte-americano subir suas taxas de juros de referência mais rapidamente do que previsto.

A taxa de juros para a dívida pública para 10 anos subiu hoje até os 2,88%, o nível mais alto desde 2014.

A evolução encarece o custo dos empréstimos tanto para as empresas como para os investidores e oferece aos corretores uma colocação mais remuneradora e menos arriscada que as ações.

“Durante vários anos, o mercado das ações era um pouco o único destino” para os investidores que desejavam rendimentos mais elevados que as ações, mas elas “estão um pouco sobreavaliadas”, estimou Jack Ablin, da Cresset Wealth Advisors.

“Agora, a questão é saber se os investidores que têm aproveitado todos os movimentos de baixa nos últimos meses para fazerem compras a bom preço vão voltar a aparecer, ou se vão se manter retraídos”, disse J. J. Kinahan, especialista de mercado na plataforma de corretagem TD Ameritrade.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …