Tradução errada pôs guia de turismo na prisão

Um guia de turismo de um parque na Tanzânia foi preso depois de traduzir de maneira errada os comentários de uma turista no país.

Em um vídeo que foi amplamente compartilhado nas redes sociais, é possível ver a turista falando inglês e elogiando o país africano, dizendo que os “tanzanianos são incrivelmente maravilhosos”.

Mas, na tradução, o guia diz algo completamente diferente disso – incluindo até uma crítica ou ironia ao povo. “Os tanzanianos reclamam muito da fome. Não é legal chorar e ficar reclamando da fome“, foi parte da tradução do guia, que não teve seu nome revelado.

Por conta disso, o homem acabou preso na última quinta-feira por ordem do ministro do Turismo, Jumanne Mshembe. As acusações contra ele não foram reveladas, mas segundo a polícia, a prisão aconteceu porque o guia colocou o ministro em uma situação ruim.

A Tanzânia se vende como “A Alma da África” e é popular entre os turistas pela beleza da natureza e por suas paisagens encantadoras.

O guia trabalha no Parque Nacional de Serengueti, no Noroeste do país. De acordo com o comandante regional da polícia, Philip Kalangi, o guia foi interrogado sobre o ocorrido.

Em uma parte do vídeo, divulgada por um jornal queniano, a turista disse:

“Olá, minha visita à Tanzânia está sendo linda, maravilhosa. As pessoas aqui são incrivelmente maravilhosas e amigas. A saudação é sempre ‘jambo’ (a palavra em suaíli que significa ‘olá’). Estou feliz de estar aqui. O lugar é simplesmente lindo. Os animais são maravilhosos.”
Tradução do guia: “Vocês, tanzanianos, reclamam muito sobre a fome. Todo dia vocês choram sobre a fome, mesmo tendo flores em casa. Por que vocês não fervem as flores e as bebem? Não é legal chorar ou reclamar sobre a fome.”

Turista: “A variedade de animais e pessoas que você vê é incrível, diferente de qualquer outro lugar. É simplesmente fantástico.”
Guia: “Vocês estão pedindo ao presidente para cozinhar para vocês. Vocês acham que o presidente é um cozinheiro? Podem fazer alguma coisa? Até ferver a roupa e comê-la.”

Turista: “Será uma experiência para lembrar a vida toda. É fantástico, lindo e incrível, simplesmente inesquecível!”
Guia: “Procurem o que fazer em todos os lugares do país. O presidente não pode sair da casa do governo para cozinhar para vocês. Vocês precisam cozinhar por si próprios.”

A correspondente da BBC, Lizzy Masigna, afirmou que ainda não está claro como ficará a situação do guia – nem quais as acusações que pesariam sobre ele.

Segundo ela, o ministro pode ter pensado que ele estava tirando sarro da turista ou imitando o presidente John Magufuli, já que algumas das palavras usadas por ele eram semelhantes às utilizadas no discurso do presidente em um comício no mês passado, quando Magufuli pediu às pessoas para que parassem de reclamar sobre a fome.

O presidente tanzaniano, aliás, que assumiu o posto há pouco mais de um ano, é ao mesmo tempo popular e polêmico no país. Logo no início de seu mandato, ele ficou famoso por “fiscalizar” de perto o trabalho de seus funcionários, aparecendo de surpresa nos gabinetes dos ministros e dando broncas em quem não estava trabalhando.

Depois, ganhou as manchetes por aparecer limpando o lixo das ruas no Dia da Independência da Tanzânia – ele havia cancelado as celebrações dizendo que o dinheiro que seria gasto com elas iria para cobrir despesas dos hospitais públicos.

Essa atitude impulsionou sua reputação entre africanos do Leste e gerou uma hashtag que se popularizou no Twitter, #WhatWouldMagufuliDo. A hashtag era usada principalmente para tirar sarro das políticas austeras do presidente, mas seu “estilo de liderança” agrada muitos.

Algumas medidas de Magufuli na Presidência, no entanto, também geraram polêmica – como ações consideradas “de censura” à mídia e de intimidação para seus adversários. Pelo menos 10 pessoas enfrentaram acusações por “insultar” o presidente nas mídias sociais, o que chamou a atenção de organizações de direitos humanos.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …