Trump cria “jornal” para combater as fake news: “estas, sim, foram as verdadeiras notícias”

Nos Estados Unidos, surgiram dois “noticiários” televisivos, “ao vivo da Trump Tower”, onde se contam “todas as conquistas do presidente”. Ou seja, o combate de Donald Trump às “fake news” se intensificou.

Que Donald Trump não gosta de fake news, todo mundo já sabe. Que quer combatê-las, já prometeu várias vezes. E tem cumprido, denunciando inúmeras vezes, todas as notícias que considera serem falsas, quer através do Twitter, quer em declarações públicas.

Agora, o presidente dos Estados Unidos leva essa luta mais longe. No domingo, em sua página oficial, foram exibidos dois noticiários televisivos, ao vivo da Trump Tower, onde se contam “todas as conquistas que o presidente fez esta semana“, que os cidadãos nunca chegaram a saber, devido a “todas as fake news que andam por aí”, denuncia Lara, nora de Trump e agora uma das apresentadoras do espaço de notícias.

O segundo momento de notícias sobre o presidente foi apresentado por Kayleigh McEnany. A ex-comentadora da CNN já tinha confirmado pelo Twitter que deixaria seu papel na estação de televisão, deixando todos imaginando qual seria o próximo “papel” que McEnany assumiria.

A dúvida está desfeita, sendo que esta é a segunda apresentadora do novo “programa televisivo” da página do Facebook de Trump: “News of The Week“.

O vídeo começa com as “conquistas econômicas” do presidente norte-americano, ao apresentar o relatório de emprego e as estatísticas de desemprego mais recentes. “O presidente Trump claramente orientou a economia na direção certa”, é ouvido no vídeo em dado momento.

Ainda no Twitter, a emissão, que já foi considerada um “balão de ensaio” para uma TV Trump, foi comparada aos dos meios de comunicação estatais em países como a Rússia, Síria ou Coreia do Norte, conhecidos pelos maus tratos a jornalistas independentes e restrições à liberdade de imprensa, segundo o Observador.

Evan McMullin, ex-agente da CIA, escreveu no Twitter que “este é o tipo de propaganda que vemos na Coreia do Norte. “Incapacita o povo de discernir a verdade e apontar responsabilidades”, afirmou.

O vídeo, que já conta com mais de um milhão de visualizações, foi filmado em frente a um pano de fundo com o logotipo da campanha de Trump e o nome do seu website. Além disso, uma mensagem no rodapé pede aos telespectadores que se inscrevam em futuras atualizações.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Oxigênio descoberto em Marte intriga cientistas da NASA

Padrão de comportamento do oxigênio recém-descoberto pelo rover Curiosity, da NASA, é tão diferente que os cientistas não conseguem desvendá-lo através dos processos químicos conhecidos pela ciência. A agência espacial norte-americana divulgou os resultados da análise …

O misterioso "Monstro Tully" acaba de ficar ainda mais esquisito

Um fóssil de 300 mil anos descoberto na década de 1950 no estado de Illinois (EUA) tem gerado muitas discussões entre cientistas. Batizado de Tullimonstrum, ou Monstro Tully, ele se parece com uma lesma. Mas …

Com asilo a Evo Morales, diplomacia mexicana dá passo à esquerda

México assume liderança esquerdista na América Latina ao receber o ex-presidente boliviano. Para analistas, medida desvia atenção de problemas internos, mas é jogo perigoso diante da dependência econômica dos EUA. A viagem de Evo Morales ao …

Incêndios florestais matam quatro pessoas e centenas de cangurus na Austrália

O número de vítimas pelos incêndios no leste da Austrália, onde 140 focos ainda continuam ativos, subiu para quatro nesta quinta-feira (14), com a descoberta de um cadáver perto da cidade de Kempsey, em Nova …

Holanda reduzirá limite de velocidade para combater poluição

O governo da Holanda reduzirá o limite máximo de velocidade nas rodovias do país como parte de uma série de medidas para combater as emissões de óxido de nitrogênio, geradas em grande parte por veículos …

A polêmica sobre campos de extermínio nazistas que opôs a Polônia ao Netflix

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, enviou uma carta ao Netflix insistindo em mudanças no documentário The Devil Next Door (o diabo ao lado), sobre campos de extermínio nazistas. Na carta enviada no domingo, 10, e …

O único problema de ser filho único é o estigma

Filhos únicos possuem uma péssima reputação. Quantas vezes você não observou algum pai ser criticado por escolher ter apenas um pimpolho? “Ele vai ficar mimado, muito sozinho, egoísta, etc. etc. etc”. É um senso comum. Parece, …

Epidemia mundial: Pneumonia mata uma criança de menos de 5 anos a cada 39 segundos

O Dia Mundial da Pneumonia é comemorado em 12 de novembro. A data foi proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, …

Senadora se declara presidente da Bolívia

A parlamentar oposicionista e segunda vice-presidente do Senado Jeanine Áñez declarou-se presidente da Bolívia nesta terça-feira (12). Ela também afirmou que o país terá novas eleições após a formação de uma nova comissão eleitoral. "De acordo …

Bolsonaro anuncia saída do PSL

Em meio à crise por disputa de poder na legenda, presidente afirma que pretende criar novo partido. Cerca de 30 parlamentares aliados de Bolsonaro devem seguir exemplo e deixar o PSL. O presidente Jair Bolsonaro anunciou …