Trump passa informação secreta aos russos sem permissão de país aliado

Pete Marovich / POOL / EPA

-

O presidente dos EUA teria compartilhado informação altamente secreta sobre o Estado Islâmico (EI) com os dirigentes russos, no encontro da quarta-feira passada, na Casa Branca.

Segundo o Washington Post, o presidente americano teria revelado informação sensível sobre o EI sem autorização do aliado que a tinha fornecido.

De acordo com o Washington Post, Donald Trump revelou informação altamente secreta sobre o Estado Islâmico a Sergei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros russo, e Sergey Kislyak, embaixador russo nos EUA, durante a reunião realizada este mês.

Em causa está informação relacionada com a possibilidade de os extremistas utilizarem computadores portáteis para realizarem algum tipo de ataque terrorista em voos comerciais, escreveu o jornal norte-americano.

A informação foi passada por um país aliado dos EUA e seu conteúdo é altamente confidencial, tanto que outros parceiros não tiveram acesso a ela, segundo fontes citadas pelo Post.

Segundo o jornal, a Casa Branca informou logo a Agência Central de Inteligência (CIA) e a Agência Nacional de Segurança (NSA) para reduzirem o impacto das revelações, que podem afetar a capacidade de Washington e de seus aliados de detectar novas ameaças.

A Casa Branca negou a notícia. Segundo o general H. R. McMaster, conselheiro de Segurança Nacional, “o artigo é falso”. Ele assegura ainda que Trump não revelou “fontes, métodos ou operações militares” a Lavrov, apesar de o jornal não falar disso no artigo.

“Eu estava lá, não aconteceu”, insistiu McMaster que, no entanto, admitiu que Trump e Lavrov falaram sobre um “conjunto de ameaças comuns”, incluindo “ameaças à aviação comercial”.

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, também participou no encontro e, tal como McMaster, negou que se tenha falado sobre “fontes, métodos ou operações militares”.

Reações

Como seria de se esperar, os democratas não perderam tempo para se fazer ouvir.

Em um comunicado citado pelo The Guardian, o comitê nacional democrata escreveu que “a Rússia já não precisa de nos espiar para obter informação – basta perguntar ao presidente Trump e ele revela tudo, mesmo informação classificada que compromete a nossa segurança nacional e prejudica nossas relações com nossos aliados”.

No entanto, as críticas também chegam do lado republicano. O senador John McCain diz que, caso sejam verdade, as alegações são “perturbadoras”.

O senador republicano Bob Corker, citado pelo New York Times, também afirma que “a Casa Branca tem que fazer alguma coisa, o mais breve possível, para conseguir novamente o controle e ficar em ordem”.

A reunião com os enviados russos aconteceu um dia depois de o presidente ter demitido o diretor do FBI, James Comey, que liderava investigação a uma alegada coordenação da campanha eleitoral de Trump com o Kremlin.

Entretanto, o presidente dos EUA confirmou, através do Twitter, que compartilhou informação com a Rússia sobre terrorismo. “Como presidente, tenho todo o direito de o fazer”, escreveu inicialmente Trump. Em seguida, publicou outro tweet, explicando que só o fez porque quer que os russos “intensifiquem a luta contra o ISIS [EI] e o terrorismo”.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …