Tumores cancerígenos “sequestram” células sadias para fazer metástases

As células tumorais utilizam o movimento de células sadias para fazer metástases, algo desconhecido até agora, segundo um estudo publicano nesta segunda-feira pela revista “Nature Cell Biology”.

A pesquisa de uma equipe do Instituto de Bioengenharia da Catalunha (IBEC), liderado pelo cientista Xavier Trepat, define o mecanismo que utilizam as células cancerosas para escapar do tumor e se expandir a outras áreas do corpo através do “sequestro” de fibroblastos, células sadias que têm capacidade de movimento.

O tumor atrai os fibroblastos, que se ligam às células cancerígenas graças a duas proteínas que atuam como “ganchos”, e as arrastam para fora do tumor, explicou Trepat.

Embora a interação entre células sadias e tumorais já tenham sido objeto de estudo, esta é a primeira vez que se demonstra que os fibroblastos utilizam a força física para movimentar as células cancerígenas.

A interação entre as proteínas que atuam como gancho, a N-caderina e a E-caderina, não tinha sido descoberta até agora, e “a maioria dos cientistas pensava que não podiam se unir”, explicou Trepat.

“Identificamos este mecanismo em tumores muito diferentes, o que nos faz pensar que pode ser geral”, apontou o cientista, que explicou que suas pesquisas foram feitas em cânceres de pulmão e de pele.

A união entre as duas proteínas, que provoca o “sequestro” das células sadias, não parece se dar em nenhum outro processo fisiológico, portanto, tentar interrompê-la, não afetaria nenhuma outra função vital, segundo os pesquisadores.

O principal desafio de um tratamento baseado neste descobrimento seria evitar a união entre as proteínas sem destruí-las em si, já que são componentes básicos que, entre outras funções, “nos dão forma”, nas palavras de Trepat.

IBEC

Os pesquisadores Xavier Trepat e Anna Labernadie

Os pesquisadores Xavier Trepat e Anna Labernadie, do IBEC

O cientista se mostrou “otimista” com a possibilidade de desenvolver um tratamento que interrompa as metástases, já que é “o que mata o paciente”, embora tenha lembrado que “não há uma só causa” da expansão do tumor pelo corpo.

A equipe de Trepat trabalhou durante quatro anos nesta pesquisa, desenvolvida em parceria com a equipe do cientista britânico Erik Sahai no Francis Crick Institute.

Embora o estudo tenha sido finalizado há um ano, a revista “Nature Cell Biology” pediu mais dados que reafirmassem os resultados antes de publicar o artigo, o que os cientistas demoraram mais um ano para compilar.

Atualmente, um a cada dois homens e uma a cada três mulheres desenvolverá câncer, enquanto uma a cada cinco pessoas morrerão por causa desta doença, segundo dados expostos por Trepat.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …