Cientistas identificam proteínas cuja supressão poderia curar cânceres

Cientistas nos Estados Unidos descobriram duas proteínas em células cancerígenas cuja supressão e tratamento com quimioterapia poderia curar vários tipos de câncer, é o que revela um estudo publicado ontem na revista Nature.

A pesquisa, desenvolvida pelo Centro Médico do Hospital Infantil de Cincinnati, no estado de Ohio, conseguiu eliminar um tipo de leucemia humana em ratos graças a este novo tratamento, que combina o bloqueio das proteínas sinalizadoras c-Fos e Dusp1 e a quimioterapia, destacam seus responsáveis.

Os especialistas indicam que esta técnica permitirá enfrentar a leucemia mielóide aguda (AML, em inglês), alguns tipos de câncer de pulmão e de mama, e também a leucemia mielóide crônica (CML), entre outros.

“Acreditamos que nos próximos cinco anos nossos dados mudarão a forma como as pessoas abordam o desenvolvimento do câncer e o tratamento”, explicou o especialista responsável pela pesquisa, Mohammad Azam.

“Este estudo identifica um possível “calcanhar de aquiles” nos cânceres provocados pelas proteínas quinases, que queremos que seja uma cura, não apenas um tratamento”, afirmou o cientista.

Esse ponto fraco, segundo Azam, se localiza em um nódulo sinalizador que atua como uma via de quebra comum em células e que, aparentemente, contribui para gerar células cancerígenas tanto na leucemia como nos tumores sólidos.

Este nódulo se forma a partir das proteínas c-Fos e Dusp1, identificadas pelos especialistas através de uma análise global de expressão gênica de células de leucemia de ratos e de células de CML doadas por pacientes.

A leucemia mielóide crônica é um tipo de câncer do sangue provocado pela enzima tirosina quinase, que, por sua vez, se forma pela união dos genes BCR e ABL.

A análise de células humanas com CML revelou a existência de “níveis extremamente altos” de c-Fos e Dusp1 em “células BCR-ABL positivas resistentes à quimioterapia”.

A maioria dos tratamentos com quimioterapia funciona bloqueando as vias de acesso molecular afetadas por uma expressão gênica.

No caso da CML, o fármaco Imatinib suprime a tirosina quinase e consegue conter o câncer, apesar de seu benefício terapêutico ser apenas temporário e a leucemia retornar após o fim do tratamento.

Para superar este problema, Azam e seu grupo de especialistas demonstraram através de seus modelos de CML que a ação sobre a tirosina e sobre outros fatores de crescimento que favorecem a expansão celular aumentaram significativamente os níveis de c-Fos e Dusp1 nas células cancerígenas.

Ao trabalharem juntas, estas moléculas permitem a sobrevivência das células-tronco do câncer e mantêm à doença em estado residual.

Em consequência, as células dormentes permanecem inativas, mas prontas para reativar o câncer ao sofrerem mutações genéticas adicionais após um tratamento de quimioterapia inicialmente eficaz.

Segundo Azam, as proteínas Dusp1 e c-Fos permitem a sobrevivência das células-tronco cancerígenas ao elevar o limite tóxico necessário para acabar com elas, o que implica que o tratamento convencional com Imatinib não elimina as células-tronco cancerosas residuais.

Os profissionais não podem aumentar a dose deste fármaco porque, realmente, não atua sobre as duas proteínas responsáveis por regular o citado limite tóxico.

Em seus experimentos com ratos, Azam e sua equipe provaram diferentes tratamentos nos quais recorreram, primeiro, ao uso exclusivo do inibidor de tirosina Imatinib e, depois, ao de um inibidor de c-Fos e Dusp1.

Em última instância, os cientistas combinaram os dois tratamentos e depois de um mês administrando Imatinib e inibidores de c-Fos e Dusp1 eliminaram o CML em 90% dos ratos, que também não apresentavam rastros de células cancerígenas residuais.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …