Tweet de Trump de 5 meses atrás faz Coreia do Norte ameaçar ataque a Nova York

(dv) KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

A Coreia do Norte relembrou uma mensagem do presidente norte-americano Donald Trump, publicada há cinco meses no Twitter, para ameaçar um ataque contra a cidade de Nova York. Para Pyongyang, o ataque “deve ser provado na prática”.

“A Coreia do Norte está a cerca de 10.400 quilômetros de distância de Nova York. Mas isso não é uma distância longa para os nossos ataques hoje”, afirmou um artigo de opinião do jornal estatal norte-coreano Rodong Sinmun.

Intitulado “Política hostil dos EUA está condenada a ir à falência”, o artigo vai além e afirma que “os norte-americanos estão se sentindo desconfortáveis por esse ataque ser possível de comprovar na prática”.

“Isso acontece porque a política hostil deles vai terminar em futilidade quando a Coreia do Norte realizar o lançamento de um míssil intercontinental (ICBM) capaz de atingir precisamente qualquer parte do território dos EUA”.

O texto faz referência a um tweet postado por Trump em janeiro, no qual ele desdenha do anúncio de Pyongyang de que estaria nos “estágios finais” de desenvolver uma arma nuclear capaz de atingir partes dos EUA e que tal ataque “não vai acontecer”.

“Trump ficou nervoso no início deste ano quando soube do acesso final da Coreia do Norte a uma arma nuclear que pode chegar ao continente americano e disse que nunca acontecerá. Mas os testes estratégicos de armas realizados demonstraram claramente que o tempo de seu teste com um ICBM não está muito distante”, diz o texto.

Apenas em 2017 os norte-coreanos realizaram uma dezena de testes balísticos, o que segundo especialistas seria parte do trabalho de aperfeiçoamento da tecnologia que, Pyongyang espera, poderá levar o país a produzir o seu próprio míssil balístico intercontinental.

Os mísseis balísticos norte-coreanos conhecidos, capazes de transportar ogivas nucleares, têm um alcance de até 10 mil quilômetros, podendo atingir a maior parte dos países da Ásia, América do Norte e Europa.

(dr) RT

Alcance dos mísseis balísticos da Coreia do Norte

Alcance dos mísseis balísticos da Coreia do Norte

Os mísseis norte-coreanos são capazes de atingir todo o território do Japão, da Coreia do Sul, da Rússia e da China, e cobrem metade do território norte-americano.

A América do Sul é o único continente que está completamente fora do alcance das armas balísticas da Coreia do Norte.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Príncipe Andrew vira centro de escândalo sexual

O príncipe Andrew do Reino Unido comunicou nesta quarta-feira (20/11) que decidiu se afastar da vida pública após o agravamento da controvérsia em torno de seu envolvimento com o milionário americano Jeffrey Epstein, acusado de …

Brasil é o maior hub de fintech da América Latina

O Brasil é o maior país da América Latina — tanto em massa quanto em população — e ocupa uma posição influente no cenário global. Depois dos Estados Unidos, o Brasil lidera a lista do …

Entomólogo dos EUA acredita ter identificado fósseis de insetos em Marte

O entomólogo William Romoser, professor emérito da Universidade de Ohio (EUA), analisou fotos captadas por rovers da NASA em Marte e afirma ter achado nelas fósseis de insetos. Romoser analisou detalhadamente estruturas parecidas a abelhas, bem …

China se irrita com decisão americana sobre Hong Kong e convoca diplomata

Pequim convocou nesta quarta-feira (20) um diplomata do alto escalão dos Estados Unidos após a adoção na terça-feira (19), pelo Senado americano, de um texto que apoia os "direitos humanos e democracia" em Hong Kong. Os …

Porteiro que citou Bolsonaro no caso Marielle recua em novo depoimento

O porteiro que citou o presidente Jair Bolsonaro nas investigações sobre a morte da vereadora Marielle Franco e do motorista, Anderson Gomes, depôs nesta terça-feira (19/11) à Polícia Federal e recuou da versão que havia …

Anistia Internacional denuncia mais de 100 mortes em protestos no Irã

ONG relata uso de munição real contra manifestantes e diz que total de mortos pode ser ainda maior. Presidente e líder supremo dizem que país teve êxito ao lidar com distúrbios provocados por inimigos externos. A …

Áustria decide sobre polêmica do destino da casa onde nasceu Hitler

Por enquanto, parece ter se encerrado a polêmica sobre qual destino dar à residência onde nasceu Adolf Hitler. O edifício, que fica na Áustria, se tornará uma delegacia de polícia, segundo anunciou o governo austríaco …

Satélites Starlink já estão atrapalhando observações astronômicas

Em maio, Elon Musk garantiu que seus satélites Starlink não causariam impactos nas observações astronômicas — declaração dada pelo Twitter logo após o lançamento dos primeiros 60 satélites do projeto que visa pelo menos 12 …

As celebridades no esporte que adoram poker - 7 esportistas que jogam poker por lazer!

O poker está cada dia mais alcançando um status como esporte e poderá até mesmo se tornar um esporte olímpico. Desde 2009, o poker é considerado mundialmente como um esporte da mente pela International Mind Sports …

Tiro de PM causou morte da menina Ágatha no Rio, aponta inquérito

A Polícia Civil do Rio de Janeiro afirmou nesta terça-feira (19/11) que um cabo da Polícia Militar foi indiciado por homicídio doloso (quando há intenção de matar) pela morte de Ágatha Vitória Sales Félix, de …