Tweet de Trump de 5 meses atrás faz Coreia do Norte ameaçar ataque a Nova York

(dv) KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

A Coreia do Norte relembrou uma mensagem do presidente norte-americano Donald Trump, publicada há cinco meses no Twitter, para ameaçar um ataque contra a cidade de Nova York. Para Pyongyang, o ataque “deve ser provado na prática”.

“A Coreia do Norte está a cerca de 10.400 quilômetros de distância de Nova York. Mas isso não é uma distância longa para os nossos ataques hoje”, afirmou um artigo de opinião do jornal estatal norte-coreano Rodong Sinmun.

Intitulado “Política hostil dos EUA está condenada a ir à falência”, o artigo vai além e afirma que “os norte-americanos estão se sentindo desconfortáveis por esse ataque ser possível de comprovar na prática”.

“Isso acontece porque a política hostil deles vai terminar em futilidade quando a Coreia do Norte realizar o lançamento de um míssil intercontinental (ICBM) capaz de atingir precisamente qualquer parte do território dos EUA”.

O texto faz referência a um tweet postado por Trump em janeiro, no qual ele desdenha do anúncio de Pyongyang de que estaria nos “estágios finais” de desenvolver uma arma nuclear capaz de atingir partes dos EUA e que tal ataque “não vai acontecer”.

“Trump ficou nervoso no início deste ano quando soube do acesso final da Coreia do Norte a uma arma nuclear que pode chegar ao continente americano e disse que nunca acontecerá. Mas os testes estratégicos de armas realizados demonstraram claramente que o tempo de seu teste com um ICBM não está muito distante”, diz o texto.

Apenas em 2017 os norte-coreanos realizaram uma dezena de testes balísticos, o que segundo especialistas seria parte do trabalho de aperfeiçoamento da tecnologia que, Pyongyang espera, poderá levar o país a produzir o seu próprio míssil balístico intercontinental.

Os mísseis balísticos norte-coreanos conhecidos, capazes de transportar ogivas nucleares, têm um alcance de até 10 mil quilômetros, podendo atingir a maior parte dos países da Ásia, América do Norte e Europa.

(dr) RT

Alcance dos mísseis balísticos da Coreia do Norte

Alcance dos mísseis balísticos da Coreia do Norte

Os mísseis norte-coreanos são capazes de atingir todo o território do Japão, da Coreia do Sul, da Rússia e da China, e cobrem metade do território norte-americano.

A América do Sul é o único continente que está completamente fora do alcance das armas balísticas da Coreia do Norte.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Novos hábitos devem fazer parte da vida das sociedades no pós-pandemia, dizem especialistas

Enquanto a vacina que poderá conter a disseminação do novo coronavírus não sai, o mundo seguirá lavando as mãos. exaustivamente, abusando do álcool gel (ou de desinfetantes poderosos), caprichando na limpeza de tudo o …

Coroas de buracos negros supermassivos podem ser fonte de "partículas fantasmas"

Nas profundezas do gelo antártico, estão enterrados mais de 5.000 sensores de luz, que fazem parte do Observatório IceCube, um detector de neutrinos. Em 2018, este observatório recebeu a atenção da comunidade científica de todo …

Partícula exótica nunca vista antes é descoberta no CERN

Cientistas trabalhando no Grande Colisor de Hádrons (LHC) observaram uma partícula exótica composta de quatro quarks charm. Essa é provavelmente a primeira descoberta de uma classe de partículas jamais observada pelos físicos. O quark é uma …

Lava Jato denuncia José Serra por lavagem de dinheiro

Ministério Público Federal acusa senador de ter recebido pagamentos indevidos da Odebrecht através de contas no exterior. Verônica Serra, filha do político, também é denunciada. A força-tarefa da Operação Lava-Jato em São Paulo denunciou nesta sexta-feira …

'Morra quem morrer', diz prefeito na Bahia ao decretar reabertura do comércio

O prefeito da cidade de Itabuna (BH), Fernando Gomes, declarou em vídeo divulgado nas redes sociais que autorizará reabertura de estabelecimentos comerciais em 9 de julho. Ao anunciar a implementação do decreto que autorizará reabertura do …

Édouard Philippe, premiê francês, pede demissão e deixa cargo após três anos

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou sua demissão nesta sexta-feira (3) ao presidente Emmanuel Macron, que aceitou o pedido. O anúncio foi feito nesta manhã pela assessoria do palácio do Eliseu, a sede da …

Crânio achado em tumba submarina revela aparência de homem da Idade da Pedra

Oscar Nilsson, um artista forense sueco, reconstruiu virtualmente a aparência de um homem da Idade da Pedra, cujo crânio sem mandíbula foi encontrado em uma estaca dentro de uma tumba submarina de aproximadamente oito mil …

Alemanha quer eliminar extremismo de direita de tropa de elite

Com reforma, Ministério da Defesa alemão pretende "apertar o botão de reset" no KSK, unidade de elite das Forças Armadas abalada por escândalos sobre envolvimento de seus membros com extremismo de direita. A ministra alemã da …

Putin, presidente "eterno"? Para mais de 75% dos russos, a resposta é sim

Vladimir Putin, presidente "vitalício"? Essa é uma das apostas da votação que termina hoje na Rússia, e que vem sendo apoiada por cerca de 73,55% dos eleitores, que até agora votaram “SIM” neste referendo. Se …

Funcionários da Tesla são demitidos por ficarem em casa

Quando a fábrica da Tesla na Califórnia (EUA) reabriu em meados de maio, o CEO, Elon Musk, tranquilizou os trabalhadores dizendo que não precisariam ir à fábrica se "se sentissem desconfortáveis". No entanto, apesar do comunicado, …