A justiça novaiorquina definiu que a publicação de tweets em outras páginas, blogs e sites podem ser consideradas violação dos direitos autorais.
A responsável pela polêmica decisão é a juíza Katherine B. Forrest, que proferiu sua decisão na última quinta-feira (15).
Tradicionalmente, os tribunais definem como infração de direitos autorais quando o conteúdo intelectual ou artístico é hospedado em uma página sem a devida autorização ou menção de créditos, mas é a primeira vez que conteúdo reproduzido através de links de redes sociais é considerado ilegal.
Segundo o que foi informado por jornalistas que tiveram acesso aos autos de Forrest, há uma descrição do processo de incorporação de tweets e imagens. A discussão começou após Justin Goldman fotografar Tom Brady, marido de Gisele Bündchen e jogador da NFL, e postar a imagem no Snapchat Story.
Diversos usuários das redes sociais tuitaram a fotografia de Justin Goldman e muitos sites de notícia incorporaram aqueles tweets para ilustrar matérias jornalísticas sobre Brady, enfurecendo Goldman o suficiente para que o fotógrafo entrasse com a ação.
Ainda cabem apelações da decisão da juíza, mas o caso pode mudar para sempre a forma como compartilhamos conteúdo nas redes sociais – e uma só foto de uma celebridade pode ter quebrado a internet para sempre.
// CanalTech / The Outline
Muitos tem a ideia de que se caiu na rede é peixe e já vão pegando, copiando, compartilhando, etc. No caso desse jogador ele tem condições de entrar com recursos pra corrigir uma situação, mas muitos outros tem seus projetos copiados sem poder pedir uma restituição. Quem desenvolve, escreve e publica na web tem que ter esse cuidado de não estar violando os direitos autorais. Postar coisas sem autorização. Tem coisas que parecem ser sem importância, mas que podem dar muito pano pra manga.